Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03643
Acrónimo :
03643
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular de tipo metodológico visa aproximar o estudante à investigação científica, sensibilizando-o para temas relevantes e atuais no campo da economia política. Apresenta também aos estudantes os dados qualitativos e quantitativos disponíveis para a investigação científica. Espera-se que os estudantes beneficiem do contacto com investigadores nacionais e internacionais no contexto de eventos científicos organizados ao longo do ano académico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar temas económicos recentes e potenciais áreas de investigação no domínio da economia política 2. Compreender as especificidades da investigação em economia política 3. Selecionar referências bibliográficas e principais revistas científicas 4. Analisar criticamente um artigo científico 5. Compreender a natureza específica de um artigo científico 6. Distinguir fontes de dados de acordo com o tema em estudo 7. Compreender as principais diferenças entre o estudo de caso e os métodos quantitativos 8. Conceber uma proposta de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Componentes de um artigo científico 2. Investigação e exploração de trabalhos científicos no domínio da economia política 3. Investigação e exploração de outras referências sobre economia política dentro de um quadro multidisciplinar 4. Exploração de bases de dados qualitativas e quantitativas nacionais e europeias 5. Metodologias de investigação: métodos quantitativos e de estudo de casos, e mistos 6. Conceber uma proposta de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


LO1 ? SO2: Pesquisa e exploração de artigos científicos no campo da economia política; S03: Pesquisa e exploração de outras referências sobre economia política dentro de um quadro multidisciplinar LO2 - S02: Pesquisa e exploração de trabalhos científicos no campo da economia política; S03: Pesquisa e exploração de outras referências sobre economia política dentro de um quadro multidisciplinar LO3 - S02: Pesquisa e exploração de trabalhos científicos no domínio da economia política; S03: Pesquisa e exploração de outras referências sobre economia política num quadro multidisciplinar; SO4: Exploração de bases de dados qualitativas e quantitativas nacionais e europeia LO4 - S01: Componentes de um artigo científico LO5 - S01: Componentes de um artigo científico LO6 - SO4: Exploração de bases de dados qualitativas e quantitativas nacionais e europeias L07: SO5: Metodologias de investigação: métodos quantitativos e de estudo de casos, e mistos LO8: SO6: Conceber uma proposta de pesquisa

Avaliação / Assessment


Avaliação em curso: 1 exercício escrito sobre um artigo científico (50%) e 1 relatório individual ou de grupo (50%). O estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores em qualquer destes dois instrumentos de avaliação. Para obter aprovação na UC, o estudante deve obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores. Exame final: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas expositivas para compreender a natureza da investigação em economia política, artigos científicos, revistas e fontes de dados 2. Aulas participativas com o objetivo de explorar tópicos de investigação, exame de artigos científicos e exercícios para a conceção de tópicos específicos 3. Aulas ativas para a conceção de uma proposta de investigação 4. O auto-estudo está relacionado com o trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A introdução à investigação científica e as especificidades da investigação na economia política representam a particularidade mais relevante desta unidade. Provou ser uma unidade útil para estudantes provenientes do primeiro ciclo do ensino superior, bem como para profissionais que têm pouco ou nenhum contacto com o meio académico. Os métodos de ensino assentam num processo interativo entre professor e aluno. Tendo isto em conta, os métodos de ensino sobrepõem-se durante as aulas. Para além das aulas expositivas que visam todos os resultados de aprendizagem, as aulas participativas utilizam exemplos práticos para apoiar os estudantes a alcançar o LO1 e o LO2. Uma mistura de aulas expositivas e participativas deverá alcançar o LO3 através da leitura e exame de diferentes componentes de um artigo científico. Para tal, os alunos devem empenhar-se num trabalho autónomo para estarem preparados para a discussão em sala de aula. LO5 e LO6 envolvem aulas expositivas que tentam esclarecer opções metodológicas para conceber uma proposta de investigação. LO6 e LO7, que visam a distinção das fontes de dados, impõem a exposição detalhada dos principais dados qualitativos e quantitativos sobre temas de economia política. Tenta sensibilizar os estudantes para as dificuldades de tempo, recursos e disponibilidade decorrentes de exercícios dedicados à recolha de dados. O LO8 envolve o auto-estudo, incluindo o programa do curso e todos os resultados de aprendizagem. Os estudantes devem ser capazes de conceber um projeto de investigação.

Observações / Observations


As aulas, pelo menos as iniciais, serão lecionadas online devido à situação pandémica.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[A bibliografia básica é também composta pelos textos que suportam os projectos de investigação apresentados nas aulas] White, L.(2005) Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, Vol. 67, No. 4 (Nov., 2005), pp. 791-798. Punch, K.F. (2006) Developing Effective Research Proposals, London, Sage, 2nd Edition. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L. (2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Mukhopadhyay, S.& Gupta, R.K. (2014)Survey of qualitative research methodology in strategy research and implication for Indian researchers, Vision 18(2):109-123. McNabb, D. E. (2015). Research methods for political science: Quantitative and qualitative methods. Routledge. Lee, F. & Cronin, B. (Ed.). (2016). Handbook of research methods and applications in heterodox economics. Edward Elgar Publishing. Jo, T. H., Chester, L., & D'Ippoliti, C. (Eds.). (2018). The Routledge Handbook of Heterodox Economics. London: Routledge. Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. Bryman, A (2012). Social Research Methods Oxford 4th Edition (or earlier editions) University Press, Oxford

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16