Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03646
Acrónimo :
03646
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Apresentação da metodologia de estudo de caso a estudantes de mestrado na área da Economia Política. 2. Aprender a utilizar a metodologia de estudo de caso no âmbito de projetos de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender as características distintivas da metodologia de estudo de caso e as potencialidades da sua utilização na área da Economia Política. OA2. Conhecer as várias técnicas que podem ser utilizadas para levar a cabo um estudo de caso na área da Economia Política. OA3. Identificar qual a técnica mais adequada para diferentes questões de investigação. OA4. Saber desenvolver um projeto de pesquisa utilizando uma das técnicas apresentadas na UC (estudos de caso individuais; análise comparada de estudos de caso; process tracing; método de congruência; análise histórico-comparativa; e análise comparada qualitativa).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à metodologia de estudo de caso 2. Estudos de caso individuais 3. Análise comparada de estudos de caso 4. Estudos de caso longitudinais: process tracing e método de congruência 5. Análise Histórico-Comparativa 6. Análise Comparada Qualitativa (QCA)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC é a seguinte: OA1 - P1 OA2 - P2; P3; P4; P5; P6 OA3 - P2; P3; P4; P5; P6 OA4 - P2; P3; P4; P5; P6

Avaliação / Assessment


A avaliação será feita em 4 momentos obrigatórios : 1. Participação ativa em aula (10%) 2. Apresentação de grupo em aula da componente metodológica de um artigo de investigação (10%); 3. Ensaio individual sobre o artigo apresentado (30%); 4. Projeto de pesquisa individual (apenas componente metodológica) (50%); - Note-se que se alguma das notas nas diferentes tarefas for inferior a 9,5, o aluno é automaticamente reprovado. Exame final: teste escrito 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas com discussão em sala de aula; procura de informação na internet e em biblioteca; escrita de um ensaio académico; preparação de um projeto individual (apenas componente metodológica) e interação com o professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas expositivas seguidas de debate em sala de aula permitem transmitir e discutir os conceitos, teorias e técnicas relevantes (OA1; OA2; OA3). O ensaio individual permite aos alunos aprofundar a análise de temáticas específicas (OA1). A preparação de um projeto de investigação individual permite que os alunos utilizem uma das técnicas apresentadas na UC (OA4).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Geddes, B. (2003) Paradigms and Sandcastles, Ann Arbor: University of Michigan Press. George, A. and Bennett, A. (2005) Case Studies and Theory Development in the Social Sciences, MIT Press. Gerring, J. (2006) Case Study Research: Principles and Practices, Cambridge: Cambridge University Press. Goertz, G. and Mahoney, J. (2012) A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences, Princeton: Princeton University Press. Lange, M. (2013) Comparative-Historical Methods, London: Sage. Ragin, C. (1987) The Comparative Method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies, Berkley: University of California Press. Rioux, B. and Ragin, C. (2009) Configurational Comparative Methods, SAGE Schneider, C. and Wagemann, C. (2012) Set-Theoretic Methods for the Social Sciences: A guide to Qualitative Comparative Analysis, Cambridge: Cambridge University Press. Rohlfing, Ingo (2012) Case Studies and Causal Inference. An Integrative Framework. London: Palgrave MacMillan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Beach, D. and Pedersen, R., Process Tracing Methods: Foundations and Guidelines, 2013, Beach, D. and Pedersen, R, (2013) Process Tracing Methods: Foundations and Guidelines, Ann Arbor: The University of Michigan Press., Bennett, A. and Checkel, J. (eds.) (2015) Process-tracing: from metaphor to analytical tool, Cambridge: Cambridge University Press Brady, H.E. and Collier, D. (eds.) (2010) Rethinking Social Inquiry: Diverse tools, shared standards, Lanham: Rowman and Littlefield Publishers Carvalho, T. (2022) Contesting Austerity. Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015). Amsterdam: Amsterdam University Press. Gerring, J. (2012) Social Science Methodology: A unified framework, Cambridge: Cambridge University Press. Goertz, G. (2005) Social Science Concepts: A user?s guide, Princeton: Princeton University Press Goertz, G. (2017) Multimethod Research, Causal Mechanisms, and Case Studies: An integrated approach, Princeton: Princeton University Press Hall, P. (2008) Systematic process analysis: when and how to use it?, European Political Science, 7(3): 304-317. Hancké, B. (2009) Intelligent Research Design: A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford: Oxford University Press. Mahoney, J. and Rueschemeyer, D. (eds) (2003) Comparative Historical Analysis in the Social Sciences, Cambridge: Cambridge University Press. Mahoney, J. and Thelen, K. (2015) Advances in Comparative-historical Analysis, Cambridge: Cambridge University Press. Marques, P. and Salavisa, I. (2017). ?Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis?. Socio-Economic Review, 15(1): 135-160 Ragin, C. and Zaret, D. (1983) Theory and method in comparative research: Two strategies, Social Forces, 61(3), 731-754. Ragin, C. (1997) Turning the Tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research, Comparative Social Research, 16: 27-42. Ragin, C. (2000) Fuzzy Set Social Science, University of Chicago. Ragin, C. (2006) ?Set relations in social research: Evaluating their consistency and coverage?, Political Analysis, 14(3), 291-310. Ragin, C. (2008) Redesigning Social Inquiry. Fuzzy Sets and Beyond. Chicago: Chicago University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16