Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de uma visão panorâmica sobre a sustentabilidade, incluindo as diversas dimensões do conceito. Pretende-se reforçar a sua preparação para atuar enquanto cidadãos informados e ativos, contribuindo assim para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ISCTE-IUL e no mundo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender os desafios que a humanidade enfrenta e as oportunidades que estão implícitas numa perspetiva de sustentabilidade OA2 - Analisar as principais dimensões da sustentabilidade e as relações entre elas OA3 - Conhecer boas práticas e ser capaz de tomar decisões à luz dos seus contributos para os ODS
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. O que é sustentabilidade? a. Evolução do conceito b. Estado atual do conhecimento c. Visão sistémica e interdisciplinaridade P2. Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias: a abordagem dos ODS das Nações Unidas como orientação para 2030 P3. O contributo dos cidadãos através das suas ações pessoais e da sua participação nas instituições
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explica: OA1 - P1 OA2 - P1, P2 OA3 - P2, P3
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: consistirá na participação nas discussões presenciais e/ou online se for o caso (50%) e respetivos trabalhos e de um trabalho final (50% da nota). Época de exames: um trabalho final a definir (100%). – Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final comtemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para se alcançarem os resultados de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - vídeos e textos expositivos (online) MEA2 - discussões (online) MEA3 - casos de estudo (online)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explica: OA1 - todas as MEA OA2 - MEA1 OA3 - MEA2, MEA3
Observações / Observations
O curso poderá decorrer online, com eventual presença dos alunos em sala de aula, se possível, em turnos específicos. As docentes podem solicitar avaliação oral em situações onde tal seja considerado necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Portney, K. (2015), Sustainability, MIT Press Essential Knowledge series Sachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University Press Thiele, L. P. (2013) Sustainability: Key Concepts, John Wiley & Sons Getting started with the Sustainable Development Goals, UN Sustainable Development Solutions Network, https://sdg.guide/ https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16