Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de uma visão panorâmica sobre a sustentabilidade, incluindo as diversas dimensões do conceito. Pretende-se reforçar a sua preparação para atuar enquanto cidadãos informados e ativos, contribuindo assim para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ISCTE-IUL e no mundo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
(OA1) O/A estudante deverá ser capaz de identificar os principais desafios globais da humanidade: mudanças climáticas, desigualdade, escassez de recursos, perda de biodiversidade, poluição e crescimento populacional. Compreender a sua evolução e como as ações humanas influenciam e que oportunidades surgem desses desafios. (OA2) O/A estudante deverá entender as 3 dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e económica. Preservação dos ecossistemas, uso sustentável dos recursos, proteção da biodiversidade, promoção da igualdade, justiça social, acesso à educação e saúde, e o bem-estar geral. Sistemas económicos resilientes, inclusivos e que promovem a prosperidade sem degradar o meio ambiente. (OA3) Pretende-se que o/a estudante conheça os ODS2030 e compreensão de seus objetivos, metas e indicadores, através do estudo e análise de boas práticas em sustentabilidade que têm sido implementadas por empresas, governos e organizações não-governamentais ao redor do mundo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. O que é sustentabilidade? a. Evolução do conceito b. Estado atual do conhecimento c. Visão sistémica e interdisciplinaridade P2. Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias: a abordagem dos ODS das Nações Unidas como orientação para 2030 P3. O contributo dos cidadãos através das suas ações pessoais e da sua participação nas instituições
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explica: Os objetivos de aprendizagem (OA) e o programa da unidade curricular são coerentes e complementares. OA1 e OA2 são abordados no P1, que explora a evolução do conceito de sustentabilidade, seu estado atual e a visão sistémica e interdisciplinar, permitindo aos estudantes identificar e compreender os desafios globais e as dimensões da sustentabilidade. OA3 é tratado em P2 e P3, que apresentam os ODS2030 e destacam a importância das ações pessoais e da participação nas instituições, promovendo uma compreensão profunda das práticas de sustentabilidade implementadas globalmente. Assim, os conteúdos programáticos garantem a aquisição dos conhecimentos e competências propostas nos OA.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre consistirá na presença em 80% das aulas - (5%) Nas participação em discussões presenciais (20%) Trabalho autónomo (individual e em grupo) - (25%) Trabalho final (50%). Avaliação final por exame (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de um trabalho. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%). – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas;
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para se alcançarem os resultados de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Vídeos e textos : Esta metodologia permite que os estudantes tenham acesso a uma variedade de materiais didáticos que abrangem desde palestras gravadas e documentários a artigos científicos e relatórios. A flexibilidade do formato facilita o estudo autónomo, possibilitando a revisão e a consulta dos conteúdos conforme a necessidade. Os vídeos proporcionarão uma compreensão visual e dinâmica dos conceitos, enquanto os textos expositivos oferecerão uma análise detalhada e aprofundada dos temas abordados. MEA2 - Discussões: As discussões nas em sessões presenciais, são fundamentais para promover o pensamento crítico e a troca de ideias. Elas permitem que os estudantes expressem suas opiniões, questionem informações e desenvolvam suas capacidades argumentativas. A interação entre os participantes enriquece o processo de aprendizagem, incentivando a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, as discussões proporcionam um espaço para refletir sobre os desafios globais e as práticas de sustentabilidade, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. MEA3 - Casos de estudo: A análise de casos de estudo é uma metodologia prática que aproxima os estudantes da realidade. Através de exemplos concretos de empresas, governos e ONGs que implementaram práticas sustentáveis, os estudantes podem compreender melhor os desafios e oportunidades no campo da sustentabilidade. Esta abordagem facilita a aplicação teórica dos conceitos aprendidos, promovendo a capacidade de resolução de problemas e a tomada de decisões informadas. Os casos de estudo também ajudam a identificar boas práticas e a adaptar estratégias eficazes para diferentes contextos. Estas metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) são integradas de forma a garantir que os estudantes alcancem os resultados de aprendizagem definidos, proporcionando uma experiência educativa rica, interativa e contextualizada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - todas as MEA OA2 - MEA1 OA3 - MEA2, MEA3 As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) são interligadas de forma coerente com os objetivos de aprendizagem (OA). MEA1 (vídeos e textos expositivos) facilita a compreensão dos principais desafios globais (OA1) e das dimensões da sustentabilidade (OA2), oferecendo conteúdos visuais e analíticos. MEA2 (discussões) promove a reflexão crítica e a troca de ideias, essenciais para entender as interações humanas com o meio ambiente (OA1) e as dimensões social e económica da sustentabilidade (OA2). MEA3 (casos de estudo) permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, ajudando a entender os ODS2030 (OA3) através da análise de boas práticas de sustentabilidade implementadas globalmente. Assim, as MEA garantem a aquisição e aplicação dos conhecimentos e competências delineados nos OA.
Observações / Observations
Professors can ask students to participate in oral examinations if it is deemed necessary.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ferreira, José. (2021). Desenvolvimento Sustentável: apontamentos sobre o conceito. 10.51324/80277711. Portney, K. (2015), Sustainability, MIT Press Essential Knowledge series Sachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University Press Thiele, L. P. (2013) Sustainability: Key Concepts, John Wiley & Sons Getting started with the Sustainable Development Goals, UN Sustainable Development Solutions Network, https://sdg.guide/ https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30