Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03665
Acrónimo :
03665
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
100.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
121.0h/sem
Trabalho Autónomo :
29.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


O Estágio tem como objetivos: 1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado; 2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são: OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado; OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado; OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico; OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Temática e problema de estágio 2. Plano de estágio 3. Quadro teórico e metodológico 4. Metodologia de investigação-ação colaborativa 5. Avaliação 6. Relatório

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a que o estágio possibilite uma experiência de desenvolvimento socioprofissional dos estudantes. Assim, o conteúdo programático 1 corresponde aos objetivos 1 e 2; os conteúdos programáticos 2 e 3 correspondem aos objetivos 3 e 4.

Avaliação / Assessment


Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos: a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento); b) Enquadramento do local do estágio; c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas) d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado e) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem assentam na articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O relatório de estágio contempla os aspetos fundamentais a considerar na relação entre o estagiário e a instituição. No final do estágio, a entidade de acolhimento deverá responder a um pequeno questionário em que avalia as práticas profissionais e a aprendizagem do estagiário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dada a natureza desta Unidade Curricular, o desenvolvimento de competências profissionais e de investigação em instituições de âmbito diverso realiza-se através da articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. É fundamental assegurar uma boa articulação entre os orientadores externo e interno, de modo a que o estágio proporcione o desenvolvimento de competências profissionais e a aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante o mestrado.

Observações / Observations


1. O estágio é formalizado através de um protocolo estabelecido entre o ISCTE-IUL e a instituição de acolhimento; 2. O estágio rege-se por regulamento próprio. 3. Os candidatos identificarão as suas opções de estágio e serão, sempre que possível, distribuídos pelas suas preferências; 4. É da responsabilidade da UC a angariação de estágios para os alunos inscritos, mas estes poderão obter o seu estágio por iniciativa própria. 5. A UC pode criar sinergias com a linha de mobilidade KA1 do programa Erasmus+ para a realização de estágios.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. - Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books - Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO - Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press - Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan - Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16