Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
O Estágio tem como objetivos: 1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado; 2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são: OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado; OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado; OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico; OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Temática e problema de estágio 2. Plano de estágio 3. Quadro teórico e metodológico 4. Metodologia de investigação-ação colaborativa 5. Avaliação 6. Relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a que o estágio possibilite uma experiência de desenvolvimento socioprofissional dos estudantes. Assim, o conteúdo programático 1 corresponde aos objetivos 1 e 2; os conteúdos programáticos 2 e 3 correspondem aos objetivos 3 e 4.
Avaliação / Assessment
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos: a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento); b) Enquadramento do local do estágio; c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas) d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado e) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem assentam na articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O relatório de estágio contempla os aspetos fundamentais a considerar na relação entre o estagiário e a instituição. No final do estágio, a entidade de acolhimento deverá responder a um pequeno questionário em que avalia as práticas profissionais e a aprendizagem do estagiário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Dada a natureza desta Unidade Curricular, o desenvolvimento de competências profissionais e de investigação em instituições de âmbito diverso realiza-se através da articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. É fundamental assegurar uma boa articulação entre os orientadores externo e interno, de modo a que o estágio proporcione o desenvolvimento de competências profissionais e a aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante o mestrado.
Observações / Observations
1. O estágio é formalizado através de um protocolo estabelecido entre o ISCTE-IUL e a instituição de acolhimento; 2. O estágio rege-se por regulamento próprio. 3. Os candidatos identificarão as suas opções de estágio e serão, sempre que possível, distribuídos pelas suas preferências; 4. É da responsabilidade da UC a angariação de estágios para os alunos inscritos, mas estes poderão obter o seu estágio por iniciativa própria. 5. A UC pode criar sinergias com a linha de mobilidade KA1 do programa Erasmus+ para a realização de estágios.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. - Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books - Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO - Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press - Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan - Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16