Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03666
Acrónimo :
03666
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
280.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo geral a aquisição de competências avançadas do ponto de vista conceptual, operatório, de interpretação e análise, como determinantes na investigação científica na área das políticas públicas de educação e das instituições escolares. Espera-se que os alunos possam analisar tais políticas de forma contextualizada, identificando e reconhecendo processos de mudança dos sistemas de educação e suas instituições. Tais objetivos têm ganhos analíticos quando se desenvolve uma perspetiva de educação comparada entre países. Um outro objetivo é interpretar as políticas de educação no âmbito da sua ação e níveis de análise - global, nacional, local e nas unidades organizacionais (nomeadamente, as escolas).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes devem adquirir competências nas seguintes vertentes: 1. identificar os quadros teóricos centrais da análise políticas públicas, com especial atenção para as de educação. Conhecer a relação entre os diferentes níveis de decisão e de ação política; 2. identificar as características fundamentais da estrutura e funcionamento dos sistemas educativos, em termos europeus e globais; e as políticas primordiais que os enformam; 3. identificar as características primordiais do modelo escolar e de governança, à luz da evolução das políticas educativas e da reforma do modelo do Estado; 4. adquirir capacidades de recolha, seleção e interpretação de informação na área das políticas de educação. A pesquisa, a recolha e o processamento de informação empírica são instrumentos de investigação essenciais a desenvolver nesta UC. 5. aplicar as competências e aprendizagens na análise de casos concretos, nomeadamente aqueles que possam estar relacionados com o seu tema de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Nesta UC serão discutidos e desenvolvidos os seguintes pontos programáticos: 1. A conceção, implementação e regulação de políticas educativas: conceitos, abordagens e debates 2. As origens do modelo escolar e o desenvolvimento de modelos de governança 3. O Estado e a construção dos sistemas de educação e formação: instituições e atores 4. As Políticas de educação: eixos de análise e discussão: a. Globalização e europeização b. Obrigatoriedade, expansão e universalidade c. Administração e regulação do sistema de educação d. Políticas compensatórias e de intervenção nas desigualdades educativas e sociais 5. A análise das políticas educativas: debates e contributos teórico-metodológicos (síntese)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos para as aprendizagens sobre as conceções e modos de produção das políticas de educação e sua evolução são trabalhados transversalmente no programa, embora reforçadamente no ponto 1 e 2. A promoção da interpretação das políticas de educação nos seus vários níveis de análise tem em conta processos de globalização e europeização das políticas (ponto 4.a). Tais políticas são, também, consideradas à luz da reforma do estado (mais evidente no ponto 3) e dos seus modelos de regulação (dimensão analítica presente nos pontos 4b e 4c). No tratamento dos vários conteúdos é dado ênfase aos diferentes níveis de decisão, tipos de ação e ciclos políticos. A capacidade de analisar informação será também estimulada transversalmente em todos os pontos do programa, embora mais sistematizada no ponto final (o 5).

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC tem os seguintes elementos e ponderações: 1) apresentação de um texto de pesquisa e análise (15 min, 30%) e discussão dos textos apresentados. 2) elaboração de um ensaio individual escrito com a extensão máxima de 10 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico-práticas. O desenvolvimento de quadros teóricos e analíticos das políticas e instituições educativas é o objetivo desta combinação. Para a obtenção de bons resultados é fundamental a presença e a participação nas aulas. O trabalho escrito visa a promoção da capacidade de análise, síntese, objetividade e reflexão crítica. Este exercício deve beneficiar de momentos tutoriais e orientação por parte do docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem para a aquisição de competências de interpretação conceptual, análise, leitura crítica e competências operatórias no campo da investigação científica na área das políticas públicas e, em particular, das políticas públicas de educação baseiase sobretudo em aulas teóricas, espaços tutoriais, leitura cuidada e crítica da bibliografia e realização de um trabalho individual escrito. Associam-se a estes instrumentos a participação ativa dos alunos nas aulas (teórico-práticas), permitindo a discussão de temas especializados, e potencializando a experiência rica e diversificada que normalmente carateriza estes alunos. Este exercício permite normalmente alargar a capacidade de análise das políticas para além das circunstâncias profissionais e organizacionais dos alunos. A coerência do processo será sustentada pela apresentação de políticas educativas através de investigação. presente em textos, permitindo desenvolver capacidades discursivas, de comunicação e de debate sobre conteúdos complexos e resultados científicos. O desenvolvimento de análise, num registo académico (trabalho individual), sobre políticas educativas, permite o exercício de um discurso escrito mais rigoroso e fundamentado nos procedimentos da prática científica.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16