Sumários

Administração e regulação do sistema de educação (cont.)

25 Novembro 2024, 18:00 Susana da Cruz Martins


A avaliação do sistema, das escolas e dos atores escolares.

A avaliação das aprendizagens para a regulação do sistema:

- definição de resultados das aprendizagens e desempenho dos alunos;

- condições favoráveis para aprendizagem (resultados);

- qualidade da educação vista pelo desempenho dos alunos.

Instrumentos políticos de aferição do desempenho dos estudantes e instrumentos políticos para a melhoria do ensino e aprendizagem

Apresentação de um texto em grupo tendo por referência o tema dominante da aula.

As políticas para a expansão e universalidade da escolaridade (cont.). Introdução às políticas de regulação (introdução)

18 Novembro 2024, 18:00 Susana da Cruz Martins


Escolarização na Europa e políticas para a expansão e universalidade em Portugal.

Nesta aula foram apresentados 2 texto e debatidos pelo grupo de turma, sob o tema da autonomia e regulação das escolas.

As políticas para a expansão e universalidade da escolaridade

11 Novembro 2024, 18:00 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula anterior.

Nesta aula foi apresentado um texto em grupo e debatidos pelo grupo de turma  .

Escolaridade obrigatória: construção histórica e comparação entre países.

Escolarização na Europa e políticas para a expansão e universalidade em Portugal.

Conceção, implementação e a prática das políticas educativas (cont.). Globalização e europeização na educação (introdução)

4 Novembro 2024, 18:00 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula anterior, em relação aos seguintes pontos:

As políticas educativas e os macro atores.

As políticas educativas em contextos das práticas.

Modelos mundiais e sociedades nacionais. Globalização e europeização: entendimentos na análise das políticas de educação.


Conceção, implementação e a prática das políticas educativas: instituições e atores

28 Outubro 2024, 18:00 Susana da Cruz Martins


Teoria do ciclo de Políticas e contextos do processo de formulação de uma política.

As políticas educativas e os macro atores.

As políticas educativas em contextos das práticas.

Apresentação de um texto (sobre os atores escolas e as políticas educativas) por parte de um grupo de trabalho e com uma curta sessão de debate.