Sumários
Administração e regulação do sistema de educação (cont.)
25 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
A avaliação do sistema, das escolas e dos atores escolares.
A avaliação das aprendizagens para a regulação do sistema:
- definição de resultados das aprendizagens e desempenho dos
alunos;
- condições favoráveis para aprendizagem (resultados);
- qualidade da educação vista pelo desempenho dos alunos.
Instrumentos políticos de aferição do desempenho dos
estudantes e instrumentos políticos para a melhoria do ensino e aprendizagem
Apresentação de um texto em grupo tendo por referência o tema dominante da aula.
As políticas para a expansão e universalidade da escolaridade (cont.). Introdução às políticas de regulação (introdução)
18 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Escolarização na Europa e políticas para a expansão e universalidade em Portugal.
Nesta aula foram apresentados 2 texto e debatidos pelo grupo de turma, sob o tema da autonomia e regulação das escolas.
As políticas para a expansão e universalidade da escolaridade
11 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Continuação da aula anterior.
Nesta aula foi apresentado um texto em grupo e debatidos pelo grupo de turma .
Escolaridade obrigatória: construção histórica e comparação
entre países.
Escolarização na Europa e políticas para a expansão e
universalidade em Portugal.
Conceção, implementação e a prática das políticas educativas (cont.). Globalização e europeização na educação (introdução)
4 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Continuação da aula anterior, em relação aos seguintes
pontos:
As políticas educativas e os macro atores.
As políticas educativas em contextos das práticas.
Modelos mundiais e sociedades nacionais. Globalização e europeização: entendimentos na análise das políticas de educação.
Conceção, implementação e a prática das políticas educativas: instituições e atores
28 Outubro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Teoria do ciclo de Políticas e contextos do processo de formulação de uma política.
As políticas educativas e os macro atores.
As políticas educativas em contextos das práticas.
Apresentação de um texto (sobre os atores escolas e as políticas educativas) por parte de um grupo de trabalho e com uma curta sessão de debate.