Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03669
Acrónimo :
03669
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
4.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
423.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento das competências necessárias à conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação com o objetivo de elaborar uma tese de doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) Desenvolver competências para conceber um projeto de tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar; b) Elaborar uma proposta de tese que contribua para o avanço do conhecimento sobre Administração e Gestão Escolar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa terá os seguintes pontos: 1- O que é um projeto de investigação em Administração e Gestão Escolar? 2 ? As componentes de um projeto de investigação. A relação entre teoria, estratégias metodológicas e investigação empírica. 3 - Os tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Casos exemplares. 4 - Os problemas da operacionalização: familiaridade, distanciamento e interferência. 5 - A explicação em ciências sociais 6 - Os princípios éticos do trabalho científico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos expressam o percurso que os formandos deverão percorrer para adquirirem os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento de um projeto de tese devidamente fundamentado teoricamente e suportado por uma estratégia de investigação coerente. Tomarão assim contacto com um conjunto de referências teóricas e empíricas as quais constituirão elemento de base para o debate sobre o percurso de elaboração de um projeto de investigação conducente à elaboração de uma tese de doutoramento.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular faz-se através do trabalho pessoal de consulta e pesquisa autónoma da bibliografia orientado para a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento. Esse processo inclui a apresentação de três papers intermédios, a sua apresentação conjunta e debate em aula e um projeto final escrito segundo o modelo FCT. A avaliação incide sobre: a) a participação e apresentação do conjunto de documentos para a definição do projeto de desenvolvimento da tese de doutoramento (25%); b) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento (75%), apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, seminários e orientação tutorial, e através do trabalho pessoal de consulta e pesquisa autónoma da bibliografia orientado para a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito segundo modelo FCT e a sua apresentação e debate nas sessões do seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objetivo operacionalizar os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular devendo para isso integrar os instrumentos apropriados. Tendo esta unidade curricular como objetivo a elaboração de um projeto de tese é essencial que os alunos sejam capazes de dominar os instrumentos teórico-metodológicos necessários. Para isso deverão empenhar-se num processo de formação que implica uma forte autonomia de pesquisa individual e participação nos processos coletivos de aprendizagem, nomeadamente através de um posicionamento crítico informado.

Observações / Observations


N.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, Judith (1997) Como realizar uma projeto de investigação, Gradiva, Lisboa Becker, HS (1998), Tricks of the Trade, The U. Chicago Press, Chicago Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford UP Costa, AF (1986), A pesquisa de terreno em sociologia, em Silva, AS & Pinto, JM (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011), Designing and Conducting Mixed Methods Research, London, Sage Blaikie, Norman (2005) Designing Social Research. the logic of anticipation, Cambridge, Polity Press White, Patrick (2009) Developing Research Questions_ A Guide For Social Scientists, New York, Palgrave Olk, Harald (2003) ?How to write a research proposal? http://ic.daad.de/accra/download/How_to_write_a_research_proposal.pdf Pires, Rui P. (2015), Modos de explicação, Sociologia Problemas e Práticas, 78 Yin, Robert (2008), Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods) Fourth Edition, Sage: Los Angeles.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16