Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03675
Acrónimo :
03675
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência de Dados

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos as potencialidades das tecnologias de armazenamento e consulta de informação. Pretende-se que os alunos armazenem e manipulem grandes quantidades de dados recorrendo a tecnologias tradicionais (bases de dados relacionais/SQL) e, essencialmente, a tecnologias mais recentes e menos estruturadas (NoSql/Json). Os alunos deverão também utilizar ferramentas específicas para extracção e disponibilização de informação normalmente utilizadas no contexto organizacional (por exemplo, Data Warehouse).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1 Manipular Bases de Dados NoSQL recorrendo a JSON; 2 Implementar soluções de armazenamento de dados em suporte distribuído e tolerantes a falhas; 3 Transferência de dados entre Bases de Dados; ; 4 Desenvolver aptidões sociais (soft skills), nomeadamente Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Colaboração e Observação Crítica (atingido através da forma como a uc é avaliada).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Revisão de Bases de Dados Relacionais e Interrogações Avançadas (agregadas) SQL em Mysql; 2. Introdução às Bases de Dados No SQL e Implementação de Bases de Dados em MongoDB; 3. Mapeamento entre Bases de Dados Relacionais e Bases de Dados suportadas em Documentos; 4. Extracção de Dados recorrendo a JSON; 5. Redundância e Distribuição de Dados para gerir tolerância a falhas e grandes volumes de informação; 6. Migração de dados entre diferentes sistemas de armazenamento;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O1 - P2, P4, os pontos 1 e 4 (BD Não relacional) são diretamente direccionadas para o objectivo, que é exactamente BD Não Relacional O2 - P5 o pontos 5 (Tolerância a falhas) é diretamente direccionadas para o objectivo, que é exactamente Tolerância a falhas O3 - P3, P6 A transferência de dados (O3) pode ser implementada pelo mapeamento entre json e relacional O4 - O trabalho em grupo potencia necessariamente o trabalho em equipe e colaboração e , o facto de o enunciado ser propositadamente aberto fomenta o treino de resolução de problemas.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é feita através de teste escrito (nota mínima 7.5 valores), 60% da nota e um trabalho de grupo, 40% da nota. Alternativamente existe a avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A exposição dos conceitos fundamentais é efectuada em parte (cerca de um terço) das aulas teórico/ práticas. As restantes aulas teórico-práticas são utilizadas para dois objectivos: discutir com os alunos as soluções a que eles chegaram na resolução dos problemas que lhes foram colocados, e, dar apoio laboratorial à programação utilizando as ferramentas computacionais. Os estudantes de cada grupo farão apresentações regulares do trabalho em curso,.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


2019,Andreas Meier , Michael Kaufmann SQL & NoSQL Databases Models, Languages, Consistency Options and Architectures for Big Data Management, Springer MongoDb Homepage[Text Wrapping Break]Golfarelli, M., Rizzi, S., Data Warehouse Design: Modern Principles and Methodologies, McGraw-Hill Osborne Media; 1st Edition, May 26, 2009. Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II); Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II); NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-11