Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03689
Acrónimo :
03689
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existe.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise de dados financeiros usadas em business analytics com recurso a casos de estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e aplicar os conceitos e as técnicas de análise financeira, com vista ao suporte da tomada de decisão e criação de vantagem competitiva; OA2. Identificar fatores críticos do negócio; OA3. Aplicar diferentes metodologias na análise das variáveis críticas do negócio; OA4. Analisar a viabilidade de oportunidades de crescimento; OA5. Desenvolver modelos de análise de sensibilidade e de cenários.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Análise Financeira e Criação de Valor; - Análise dos resultados; - Indicadores e rácios económico/financeiros - Análise do equilíbrio financeiro. CP2. Análise histórica; - Análise visual; - Identificação dos fatores críticos; - Análise do comportamento esperado das variáveis chave. CP3. Análise de Investimentos Reais; - Estimação dos cash flows; - A decisão de investimento; - Análise de sensibilidade e cenários.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1, 4, 5 CP2 -> OA 2, 3, 4, 5 CP3 -> OA 1, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 50%. b) Trabalho de grupo com ponderação de 50%. A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho serão remetidos para exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas decorrem no laboratório de informática. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas,apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas,análise de casos. ME3. Ativas, realização de trabalho de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3, 4 ME2 -> OA 1, 3, 4, 5 ME3 -> OA 4, 5 ME4 -> OA 2, 3, 5 ME5 -> OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., (2013), "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 1ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-713-4. Artigos científicos indicados pelo docente. Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brooks, Chris (2002), "Introductory Econometrics for Finance", Cambridge University Press Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2009. Fundamentals of Corporate Finance Standard Edition, 9ª Edição, McGraw-Hill. Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16