Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03689
Acrónimo :
03689
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existe.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise de dados financeiros usadas em business analytics com recurso a casos de estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e aplicar os conceitos e as técnicas de análise financeira, com vista ao suporte da tomada de decisão e criação de vantagem competitiva; OA2. Identificar fatores críticos do negócio; OA3. Aplicar diferentes metodologias na análise das variáveis críticas do negócio; OA4. Analisar a viabilidade de oportunidades de crescimento; OA5. Desenvolver modelos de análise de sensibilidade e de cenários.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Análise Financeira e Criação de Valor; - Análise dos resultados; - Indicadores e rácios económico/financeiros - Análise do equilíbrio financeiro. CP2. Análise histórica; - Análise visual; - Identificação dos fatores críticos; - Análise do comportamento esperado das variáveis chave. CP3. Análise de Investimentos Reais; - Estimação dos cash flows; - A decisão de investimento; - Análise de sensibilidade e cenários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1, 4, 5 CP2 -> OA 2, 3, 4, 5 CP3 -> OA 1, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 50%. b) Trabalho de grupo com ponderação de 50%. A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho serão remetidos para exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas decorrem no laboratório de informática. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas,apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas,análise de casos. ME3. Ativas, realização de trabalho de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3, 4 ME2 -> OA 1, 3, 4, 5 ME3 -> OA 4, 5 ME4 -> OA 2, 3, 5 ME5 -> OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., (2013), "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 1ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-713-4. Artigos científicos indicados pelo docente. Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brooks, Chris (2002), "Introductory Econometrics for Finance", Cambridge University Press Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2009. Fundamentals of Corporate Finance Standard Edition, 9ª Edição, McGraw-Hill. Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16