Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Electrónica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de teoria de circuitos. Conhecimentos na área de laboratório de teoria de circuitos.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular " Circuitos e Sistemas Electrónicos " tem como objectivos gerais a formação do aluno de maneira a dominar um conjunto de conceitos básicos no domínio da electrónica analógica e aplicações. A disciplina permite aos alunos da licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) de reunir conhecimentos realizando ligações entre os conceitos matemáticos, a aplicação prática das leis de física, realização de projecto, implementação e a análise de circuitos e sistemas electrónicas e alcançar pratica na utilização de circuitos electrónicas e aplicações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá estar apto a: 1. Conhecer a evolução da electrónica analógica desde seu início até o presente incluindo aspectos teóricos e práticos; 2. Conhecer os dispositivos básicos de electrónica analógica tendo também capacidades na interpretação do funcionamento dos dispositivos electrónicos estudados como também os principais tipos de aplicações que implicam a utilização destes dispositivos; 3. Desenvolver circuitos com função específica utilizando dispositivos electrónicos de tipo analógico; 4. Realizar a atividade de projecto ligado a utilização de dispositivos electrónicos s em circuitos e sistemas electrónicos com diferentes funcionalidades; 5. Saber realizar a medição das características dos circuitos e sistemas incluindo a detecção de falhas de funcionamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- Semicondutores: Junção PN: Diodos, Características, Diodos especiais; Circuitos com díodos e aplicações; - Transístores: o transístor de junção bipolar (TJB), características; circuitos com TJBs; o transístor de efeito de campo (FET): características; circuitos com FETs, transístor MOS, aplicações. - Amplificadores operacionais (AMPOPs): características, sistemas e aplicações. - Osciladores: anel, relaxação, cristal. Oscilador controlado por tensão (VCO). Divisores de frequência. Malhas de captura de fase (PLLs). Sintetizadores de frequência. - Filtros Analógicos: definições, classificação e especificação dos filtros. Filtros analógicos passivos e activos: projecto, implementação, análise e aplicações. - Circuito Electrónicos para Sensores. - Aplicação dos Circuitos e das Sistemas Electrónicos para telecomunicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: -Semicondutores: Junção PN: Diodos, Características, Diodos especiais; Circuitos com díodos e aplicações; OA1,OA2 -Transístores:o transístor de junção bipolar (TJB), características;circuitos com TJBs; o transístor de efeito de campo (FET):características; circuitos com FETs, transístor MOS,aplicações.OA2,OA4,OA5 -Amplificadores operacionais (AMPOPs): características, sistemas e aplicações OA3, OA4. -Osciladores: anel, relaxação, cristal. Oscilador controlado por tensão (VCO).Divisores de frequência. Malhas de captura de fase (PLLs).Sintetizadores de frequência.OA3,OA4 -Filtros Analógicos: definições, classificação e especificação dos filtros. Filtros analógicos passivos e activos: projecto, implementação, análise e aplicações.OA3,OA4,OA5 -Circuito Electrónicos para Sensores.OA3,OA4,OA5 -Aplicação dos Circuitos e das Sistemas Eletrónicos para telecomunicações.OA2, OA3
Avaliação / Assessment
Avaliação durante o semestre: 40% - Laboratório + Relatório de laboratório (realizado por grupos de 3-4 pessoas), 60% Prova escrita, A realização da prova escrita (teste) será realizada na data marcada na 1a época de exames. Nota mínima no laboratório: 8 Nota mínima da prova escrita: 8 No caso da avaliação durante o semestre são recomendados: Frequência laboratório 100%, Frequência aulas teóricas e teórico pratica mínimo 50%. Serão criadas as condições para recuperar as aulas de laboratório em falta caso que o aluno tem justificação para as faltas registradas nas aulas de laboratório. Exame: 80% componente teórico pratica e exercícios 20% questões relacionados com o laboratório a realização do exame será marcada na 1a época, 2a época e época especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudo individual, baseado na bibliografia recomendada, será orientado e apoiado através de aulas teórico-práticas e sessões laboratoriais. Será utilizado um simulador de circuito elétrico para testar diversos circuitos. Ao mesmo tempo, a aprendizagem activa inclui a concepção de filtros activos com recurso a software específico, seguida da implementação e validação de filtros activos no contexto de uma aplicação específica. Durante as sessões laboratoriais, os alunos terão a oportunidade de simular vários circuitos que foram estudados nas aulas, bem como de os implementar e testar experimentalmente. Adicionalmente é considerada uma seleção gratuita de um último laboratório e melhoria do guia incluindo requisitos particulares para cada grupo de alunos (3-4 alunos).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Considerando a presente UC de grande importância para formação dos alunos na área de electrónica analógica, circuitos e circuitos electrónicos também a necessidade de desenvolver ao nível de alunos aptitudes praticas e de resolução de problemas no domínio de análise e de desenvolvimento de aplicações de circuitos e sistemas electrónicas foi considerada a realização de um número de cinco trabalhos de laboratórios com carácter obrigatório sendo nessas aulas aplicadas os conhecimentos obtidas durante as aulas teóricas e teórico-práticas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thomas L Floyd, David M. Buchla, , Electronics Fundamentals: Circuits, Devices & Applications, Pearson Ed. , 2021 Charles Platt, Make: Electronics: Learning by Discovery: A hands-on primer for the new electronics enthusiast Paperback, 2021; Suman Lata Tripathi; Parvej Ahmad Alvi; Umashankar Subramaniam, Electrical and Electronic Devices, Circuits, and Materials: Technological Challenges and Solutions, Wiley Semiconductors, 2021. Octavian Postolache - Circuitos e Sistemas Electrónicos - teorico practicios, exercícios e guia de laboratorio ISCTE-IUL 2023 Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith , Microelectronic Circuits - 5th. Edition, Oxford Univ. Press; 1997.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
David Johns, Ken Martin, Analog Integrated Circuit Design, John Wiley & Sons, 1996. Jacob Millman, Arvin Grabel , Microelectronics Microelectronics (Electronics and Electronic Circuits), McGraw-Hill, 1987 Kimmo Karvinen and Tero Karvinen , Getting Started with Sensors: Measure the World with Electronics, Arduino, and Raspberry Pi, ISBN-13: 978-1449367084, ED Softcover, 2014. Donald A. Neaman , Microelectronics, Circuit Analysis and Design, McGraw-Hill, 2008 Acácio Manuel Raposo Amaral, Electrónica Analógica ? Princípios, Análise e Projectos, Edições Silabo, 2017 Prof. Manuel Medeiros Silva Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, Ed. Fund. Calouste Gulbenkian, 2015 Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microelectronic Circuits Oxford Series in Electrical Engineering, 4th, 5th or 6th edition A. C. Baptista, C- F. Fernandes, J. T. Pereira, J. J. Paisana, Fundamentos de Electrónica, Editora LIDEL. 2013
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01