Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03717
Acrónimo :
03717
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular pretende consolidar conhecimentos necessários ao desenvolvimento de repositórios de informação de suporte a sistemas de informação distribuídos, nomeadamente lidar com o registo de dados distribuídos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Implementar soluções de armazenamento de dados em suporte distribuído e tolerantes a falhas; O2. Manipulação e extracção de informação de bases de dados não estruturadas; O3. Desenvolver aptidões sociais e interpessoais (soft skills), nomeadamente Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Colaboração e Observação Crítica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução às Bases de Dados Não Relacionais; P2. Redundância para gerir tolerância a falhas; P3. Distribuição de Dados para gerir grandes volumes de informação; P4. Introdução ao MongoDB; P5. Extracção de dados no MongoDB; P6. Sistemas distribuídos avançados, blockchain.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O1: P2, P3, P6 O2: P4, P5 O3: Método de avaliação

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Projeto em grupo focada em desenvolvimento de ferramenta (45%): documento, slides, demonstração oral e discussão: primeira fase (Backend: 20%); segunda fase (FrontEnd: 25%); - Teste escrito individual (45%): final do semestre durante o período letivo; - Participação nas aulas (5%); - Assiduidade mínima a 16 das aulas lecionadas (5%). A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final. Apenas os mestrandos que não obtenham nota positiva nesta avaliação periódica podem ir a exame final escrito (100%), 1ª época, 2ª época e época especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem é essencialmente suportado pelas metodologias de resolução de problemas (problem solving). São colocados problemas (desafios) aos alunos e estes tentam encontrar soluções e discuti-las com o docente. Mas também existirão algumas aulas teóricas complementares.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de analisar e implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics, and Comparison, A B M Moniruzzaman, Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191) Distributed storage systems: https://www.sciencedirect.com/topics/computer-science/distributed-storage-system MongoDB Homepage: https://www.mongodb.com/ void, SQL tutorials: https://www.w3schools.com/sql/, 2000, online, https://www.sqltutorial.org/ https://www.tutorialspoint.com/sql/index.htm https://www.javatpoint.com/sql-tutorial NoSQL tutorials: https://www.mygreatlearning.com/no-sql/tutorials https://www.guru99.com/nosql-tutorial.html https://www.youtube.com/watch?v=xh4gy1lbL2k https://www.javatpoint.com/nosql-databases Blockchain tutorials: https://www.tutorialspoint.com/blockchain/index.htm https://www.javatpoint.com/blockchain-tutorial https://www.guru99.com/blockchain-tutorial.html

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16