Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03724
Acrónimo :
03724
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de conhecimentos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: modelação conceptual, desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem SQL.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1. Desenvolver mecanismos de Abstração; OA2. Desenvolver estruturação de informação; OA3. Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente linguagens de pesquisa de informação; OA4. Implementar uma solução de aplicação dos conceitos aprendidos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1 - Linguagem UML, Diagrama de Classes CP2 - Modelo relacional 1. Desenho de esquemas relacionais 2. Relações e chaves primárias 3. Chaves estrangeiras e regras de integridade 4. Otimizações e índices 5. Transposição de um modelo conceptual para um modelo relacional CP3 - Linguagem SQL 1. Querys Simples; 2. Funções de Agregação 3. SubQuerys; CP4 - Automatismos SQL 1. Triggers 2. Stored Procedures e Funções CP5 - Transações e concorrência CP6 – Introdução ao PHP/MySQL

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1: CP1 - Os mecanismos de abstração são exercitados com a linguagem UML. Trata-se de uma linguagem com um elevado grau de abstração. OA2: CP1 e CP2 - Utiliza-se o diagrama de classes e o modelo relacional como forma de estruturação de informação. OA3: CP2, CP3 e CP4 - Utilização de SQL permite aos alunos aprenderem a fazer pesquisas e análises de dados nas bases de dados relacionais. OA4: CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6 - Estes conteúdos são fundamentais para a implementação de uma aplicação.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Projeto em grupo, com ponderação de 40% em duas entregas faseadas; - Teste individual escrito, com ponderação de 50% a realizar na data da 1ª época; e - Quatro testes intercalares online, com ponderação de 10% a realizar ao longo do semestre. Condicionante para aprovação: nota mínima de 8,00 valores (em 20), sem arredondamento para o projeto e para o teste. Caso o aluno reprove ou não atinja a nota mínima no teste individual escrito, pode recorrer à data da 2ª época para repetir a realização desta componente de avaliação. Para as componentes de projeto e testes intercalares online não haverá possibilidade de novas entregas ou repetições. Alunos que pretendam fazer melhoria de nota poderão fazer o exame, a realizar na data da 2ª época. Nenhuma das restantes componentes é suscetível de melhoria. Avaliação por exame: - Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria (100%). Realiza exame final – na 1ª época, 2ª época ou época especial (segundo as regras do conselho pedagógico) quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): As Aulas Expositivas são fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pois esta UC requer a aprendizagem de conceitos teóricos, pelo que todas as semanas existe uma aula teórica-prática (TP) abrangendo todos os OA. Nas aulas práticas em laboratório (PL) utilizam-se Aulas Participativas e Aulas Ativas, que são fundamentais para atingir os objetivos OA1 (Desenvolver mecanismos de Abstração) , OA2 (Desenvolver estruturação de informação) e OA3 (Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente linguagens de pesquisa de informação). O Trabalho Autónomo é transversal a todos os AO.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-474-4. - Gouveia, Feliz (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações, 2ª Edição Aumentada, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-901-7. - Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9. - Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-126-797-9. - Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes (2002). Database Management Systems, 3rd Edition, McGraw-Hill, ISBN 978-007-246-563-1. - Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4. - Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9. - Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8. - Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3. - McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8. - Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1. - Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29