Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03724
Acrónimo :
03724
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1. Desenvolver mecanismos de Abstração; OA2. Desenvolver estruturação de informação; OA3. Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente linguagens de pesquisa de informação; OA4. Implementar uma solução de aplicação dos conceitos aprendidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem SQL.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Desenho de esquemas relacionais CP2 - Linguagem UML, Diagrama de Classes CP3 - Modelo relacional 1. Relações e chaves primárias 2. Chaves estrangeiras e regras de integridade 3. Otimizações e índices 4. Transações e concorrência CP4 - Transposição de um modelo conceptual para um modelo relacional CP5 - Linguagem SQL 1. Querys Simples; 2. Funções de Agregação 3. SubQuerys; 4. Triggers, Stored Procedures e Funções CP6 – Introdução ao PHP/MySQL

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1 - CP2 - Os mecanismos de abstração são exaustivamente exercitados com a linguagem UML. Trata-se de uma linguagem com um elevado grau de abstração. OA2 - CP1 + CP2 + CP3 + CP4 - Utiliza-se o diagrama de classes e o modelo relacional como forma de estruturação de informação. OA3 - CP5 - Utilização de SQL permite aos alunos aprenderem a fazer pesquisas e análises de dados nas bases de dados relacionais. OA4 - CP3 + CP4 + CP5 +CP6 - Estes conteúdos são fundamentais para a implementação de uma aplicação.

Avaliação / Assessment


I. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA NORMAL Dado o carácter eminentemente prático desta UC a sua avaliação consiste obrigatoriamente na realização das seguintes componentes: - Projeto em grupo, com ponderação de 40% em duas entregas faseadas; - Teste individual escrito, com ponderação de 50% a realizar em data de época normal; e - Quatro testes intercalares online, com ponderação de 10% - a realizar ao longo do semestre. Condicionante para aprovação: nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento para o projeto e para o teste. Caso o aluno reprove ou não atinja a nota mínima no teste individual escrito, pode recorrer à data da época de recurso para repetir a realização desta componente de avaliação. Para as componentes de projeto e testes intercalares online não haverá possibilidade de novas entregas ou repetições. Em situações excecionais de falta de comparência na data da época normal para a realização do teste individual escrito, poderá o aluno recorrer à data da época de recurso para realizar a prova. Estes casos serão sujeitos a comprovação e aceitação prévia junto dos serviços. Alunos que pretendam fazer melhoria de nota poderão melhorar o teste individual escrito, a realizar em data da época de recurso. Nenhuma das restantes componentes é suscetível de melhoria. II. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA ESPECIAL Os estudantes que reúnam condições para se submeterem a Época Especial, terão as seguintes componentes de avaliação: - Projeto individual ou em grupo, com ponderação de 50% - a entregar na data oficial da avaliação de Época Especial; - Teste individual escrito, com ponderação de 50% - a realizar em data de Época especial O projeto terá a mesma estrutura do projeto realizado em época normal, no entanto difere a temática, que será proposta pelos alunos ao docente para aprovação. As exigências de dimensão do projeto serão proporcionais ao número de alunos do grupo. A dimensão máxima do grupo, as métricas relacionadas com a dimensão e os deadlines serão publicadas em enunciado próprio disponibilizado na plataforma de e-learning. Também os estudantes que recorrerem a Época Especial têm a condicionante para aprovação de nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento, em cada uma das componentes de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: OA1, OA2, OA3 3. Aulas Ativas: OA1, OA2, OA3 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ramos, Pedro, Desenhar Bases de Dados com UML. Conceitos e Exercícios Comentados - 2ª Edição, Edições Sílabo, 2012, 978-972-618-474-4, Gouveia, Feliz, Bases de Dados: Fundamentos e Aplicações - 2ª Edição Aumentada, FCA, 2021, 978-972-722-901-7, Damas, Luís, SQL - Structured Query Language - 14ª Edição, FCA, 2017, 978-972-722-829-4,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes, Database Management Systems - 3rd Edition, McGrawHill, 2002, 978-007-246-563-1, Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar, The Unified Modeling Language User Guide - 2nd Edition, Addison-Wesley, 2005, 978-032-126-797-9, Alturas, Bráulio, Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, 2022, 978-989-561-265-9,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16