Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03734
Acrónimo :
03734
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pre-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Análise de Dados Multivariada abrange os temas de Análise de Variância e o teste não-paramétrico kruskal-Wallis, Análise das Componentes Principais, Análise de Clusters e regressão (linear múltipla, probit e logit binário). Pretende-se que, ao longo do período lectivo, sejam desenvolvidas as seguintes competências: i) Resolução prática de problemas ii) Capacidade de trabalhar em grupo iii) Capacidade de comunicação oral e escrita

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos após frequentarem esta UC saibam: OA1. Explorar os dados, analisar os pressupostos do modelo a aplicar, avaliar a qualidade do modelo aplicado, proceder à inferência estatística e interpretar os dados; OA2. Reconhecer a singularidade de cada modelo estatístico e as relações de complementaridade com outros modelos incluídos na UC, com vista à sua melhor interpretação; OA3. Homogeneizar casos e variáveis, uniformizar escalas e criar índices; OA4. Aplicar o software SPSS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Anova a um fator; Kruskal-Wallis. 2. Análise das Componentes Principais: exploração e adequação dos dados; componentes a reter; qualidade do modelo; representação, interpretação das componentes retidas e construção de índices. 3. Análise de Clusters: selecção de variáveis; identificação de outliers; método hierárquico; método não hierárquico K-Means; Two-step clustering; validação dos resultados. 4. Regressão: regressão linear múltipla com/sem efeitos de interação; probit e logit binário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Modelos Lineares e não lineares: OA1, OA2 2. Análise das Componentes Principais e fatorial:OA3 3. Análise de Clusters:OA4

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Nota = Trabalho de grupo (50%) + Frequência (50%). Cada uma das componentes de avaliação tem nota mínima de 8,5 valores e a aprovação na UC requer uma nota final mínima de 10 valores. Exame: Nota = Exame teórico (60%) + Exame prático em laboratório (40%) Cada uma das componentes de avaliação tem nota mínima de 8,5 valores e a aprovação na UC requer uma nota final mínima de 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em laboratório.Metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2 Participativas: análise e resolução de exercícios práticos 3 Ativas: realização de trabalhos individuais/grupo 4 Trabalho Autónomo: Fora das aulas 5 Aulas em laboratório

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. Dada a natureza desta UC, cada uma das metodologias descritas será aplicada aos objetivos OA1 a OA4. Com as sessões em laboratório os alunos aprendem a utilizar o software adotado. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Frequência e exame: OA1, OA2, OA3, OA4 - Trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3, OA4 - Participação dos alunos em aula através da realização em aula de um conjunto de Exercícios

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics. ReportNumber Lda. Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., & Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis. Seventh Edition. Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wooldridge, J. (2019), Introductory Econometrics ? A Modern Approach. Seventh Edition. South-Western, Cengage Learning. Laureano, R. (2020), Testes de Hipóteses e Regressão ? O meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo. Field, Andy (2012), Discovering statistics using R London: Sage

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16