Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa: OA1: proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre gestão de recursos humanos e de equipas . OA2: Conhecer e aplicar um conjunto de metodologias de análise do trabalho e de intervenção para a gestão de pessoas e desenvolvimento de equipas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) são compatíveis com as metodologias de ensino: O OA1, que visa descrever e contrastar teorias e práticas de gestão de recursos humanos, é compatível com a metodologia expositiva (1), através da apresentação de quadros teóricos de referência. Essa abordagem fornece a base conceitual necessária para o entendimento das diferentes práticas de RH. O OA2, que se foca em utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir em problemas de gestão de equipas, está em harmonia com as metodologias participativas (2) e ativas (3). A resolução de exercícios práticos, a discussão de casos reais e a realização de trabalhos em grupo permitem que os alunos apliquem na prática as teorias e técnicas abordadas, desenvolvendo competências de diagnóstico e intervenção. Por fim, o autoestudo (4) complementa o processo, permitindo ao aluno consolidar o conhecimento adquirido de forma autónoma, favorecendo a internalização dos conteúdos e o alcance dos OA propostos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Gestão de recursos humanos, sua evolução e importância. 2. Modelos e Processos de Gestão de Recursos Humanos:Gestão integrada, gestão estratégica, planeamento de RH, recrutamento e seleção, gestão do desempenho e desenvolvimento de pessoas. 3. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho e de projeto. 4. Fatores de eficácia, liderança, confiança, comunicação, tomada de decisão e negociação em equipa 5. Exercícios e/ou estudos de caso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos apresentados estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. O primeiro objetivo (OA1), que visa descrever e contrastar teorias e práticas de gestão de recursos humanos, é coerente com os conteúdos que abordam a evolução da gestão de RH e os diferentes modelos e processos de gestão (Conteúdos 1 e 2). Isso proporciona a base teórica necessária para a análise comparativa de práticas de RH. O segundo objetivo (OA2), que envolve o uso de métodos e técnicas para diagnosticar e intervir em problemas de gestão de equipas, é suportado pelos conteúdos 3 e 4, que tratam da gestão e desenvolvimento de equipas e dos fatores que influenciam sua eficácia, como liderança, comunicação e tomada de decisão. Dessa forma, os conteúdos programáticos fornecem as ferramentas e conhecimentos necessários para alcançar ambos os objetivos de aprendizagem, assegurando a coerência entre teoria e prática.
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo (40%) b) avaliação final individual (60%). A aprovação implica nota mínima de 8 valores em cada uma das provas e classificação final mínima 10 valores (escala de 0 a 20). 2) Avaliação final: teste escrito ou outra prova de avaliação (100%), com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise, síntese, pesquisa, e crítica. As aulas em regime presencial, a distancia ou misto, terão as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos, discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação propostas são coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA). O OA1, que visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos principais conceitos e modelos teóricos sobre gestão de recursos humanos e de equipas, é suportado pela metodologia expositiva (1), através da apresentação dos quadros teóricos de referência. Esta abordagem assegura a transmissão dos conceitos e teorias necessários para a compreensão inicial dos temas. O OA2, que pretende apresentar metodologias de análise e intervenção para o desenvolvimento do trabalho, é reforçado pelas metodologias participativas (2) e ativas (3). A análise de casos práticos e a realização de trabalhos de grupo e individuais permitem que os alunos apliquem na prática as metodologias de diagnóstico e intervenção. O autoestudo (4) oferece espaço para a consolidação autónoma dos conhecimentos. Quanto à avaliação, o trabalho de grupo (40%) é coerente com a abordagem participativa e ativa, permitindo a aplicação colaborativa das metodologias. A avaliação final individual (60%) garante a verificação do conhecimento teórico e prático adquirido, alinhando-se com ambos os OA.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvenção. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. Ree, G., French, R. (2022) Strategic People Management and Development: Theory and Practice 6th edition, Kpogan Page London. Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ceri-Booms, M., Cur?eu, P.L., Oerlemans, L.A.G. (2017). Task and person-focused leadership behaviors and team performance: A meta-analysis. Human Resource Management Review, 27, 178?192. Kozlowski , S.W.J., Mark, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Northhouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th Ed). Thousand Oaks: Sage. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Simões, E. (2015). Gerir conflitos. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-12