Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre gestão de recursos humanos no âmbito das equipas de projeto. Pretende-se igualmente apresentar um conjunto de metodologias de análise e de implementação dos sistemas de gestão de recursos humanos no contexto destas equipas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 -Descrever e contrastar teorias e práticas de gestão de recursos humanos. OA2 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com a gestão das equipas de projeto
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Gestão de recursos humanos, sua evolução e importância. 2. Modelos e Processos de Gestão de Recursos Humanos:Gestão integrada, gestão estratégica, planeamento de RH, recrutamento e seleção, gestão do desempenho e desenvolvimento de pessoas. 3. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho e de projeto. 4. Fatores de eficácia, liderança, confiança, comunicação, tomada de decisão e negociação em equipa 5. Exercícios e/ou estudos de caso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos 1, 2, 3, 4 e 5 do programa OA2 - ponto 2, 3, 4, e 5 do programa
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: a) Trabalho de grupo (40%) b) avaliação final individual (60%). A aprovação implica nota mínima de 8 valores em cada uma das provas; classificação final mínima 10 valores (escala de 0 a 20). 2) Avaliação final: teste escrito ou outra prova de avaliação (100%), com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise, síntese, pesquisa, e crítica. As aulas em regime presencial, a distancia ou misto, terão as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos, discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. |
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - Transversal a todos os OA MEA3 - Transversal a todos os OA MEA4 ? Transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. Duarte, A., NAscimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. Ferreira, J. M. C., Neves, J., Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora. Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ceri-Booms, M., Cur?eu, P.L., Oerlemans, L.A.G. (2017). Task and person-focused leadership behaviors and team performance: A meta-analysis. Human Resource Management Review, 27, 178?192. Kozlowski , S.W.J., Mark, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Northhouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th Ed). Thousand Oaks: Sage. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27, 574-587. Simões, E. (2015). Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo. Simões, E. (2015). Gerir conflitos. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo. Zaccaro, S.J., Rittman, A.L., & Marks, M.A. (2001). Team Leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451- 483.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16