Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Noções de Álgebra, conhecimentos básicos de Informática e Sistemas de Numeração Binário e Hexa, uso e conversões entre kB, MB, GB, TB
Objetivos Gerais / Objectives
Apreensão dos conceitos e práticas: . associados à aquisição, codificação e compressão de imagens digitais conforme a origem / forma e o destino / aplicação; . associados aos processos de Interacção na formulação de um objecto protótipo, seja o referido objecto uma realidade concretizável em 3D ou a formulação de um Web site para promoção / divulgação / venda de produto, serviço, empresa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: adquirir e compreender fundamentos de Interação humano-máquina através de textos/papers selecionados, correlacionados com o miniProjeto a desenvolver; OA2: desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação OA3: ser capaz de criar um protótipo com concretização prática (CNC ou impressão 3D para um objeto 3D criado/concebido de raiz, App ou Web page se se tratar de protótipo App/Web).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Factores humanos, psicologia e design de sistemas interactivos; O computador, dispositivos de entrada de texto, dispositivos de posição e selecção, output, processamento; imagens digitais, codificação e compressão CP2: Técnicas de interacção, paradigmas de interacção, design e layout de ecrãs, percepção de cor e implicações, o uso de cor no design de interacção H-C CP3: Análise de tarefas e interacção H-C CP4: Estilos de diálogo; semântica; análise de diálogo e design CP5: Protótipos low-fidelity (lo-fi); protótipos lo-fi versus hi-fi CP6: Usabilidade CP7: Modelos de utilizador CP8: Técnicas de avaliação; avaliação heurística CP9: Multimédia e web design; imagem e vídeo digital para Web e multimédia, e o design de interacção H-C CP10: CAD e modelação 3D em SolidEdge; CNC e impressão 3D
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos teóricos e teorico-práticos encontram-se associados ao OA1 e ao OA2: - o OA1 refere “adquirir e compreender fundamentos de Interação humano-máquina através de textos/papers selecionados, correlacionados com o miniProjeto a desenvolver;” - o OA2 refere “desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação”. Os conteúdos programáticos mais orientados para um carácter de prototipagem encontram-se associados ao OA3 que refere “ser capaz de criar um protótipo com concretização prática (CNC ou impressão 3D para um objeto 3D criado/concebido de raiz, App ou Web page se se tratar de protótipo App/Web).”
Avaliação / Assessment
Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Teste escrito 1 (35%); Teste escrito 2 (35%); Teste escrito 3 ou miniProjeto (30%); Teste escrito 3 realizado em simultâneo com Exame 1 no período de avaliação; Exames e Testes escritos são individuais e o miniProjeto é em grupo; o miniProjeio pode estar sujeito a discussão oral, caso os docentes considerem necessário; Testes escritos têm nota mínima de 8 valores; miniProjeto não tem nota mínima; os 30% da nota do Teste escrito 3 ou miniProjeto são aplicados ao máximo dos dois.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
EA1: aulas teóricas, teórico-prática, expositivas e de exercícios; EA2: acompanhamento semanal de miniProjeto; EA3: apresentações práticas interactivas baseadas em aulas vídeo para e-learning e b-learning produzidos e realizados pelo professor; teoria e prática, com exemplos e aplicações para geração, codificação e compressão optimizada de imagens e vídeos digitais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a exercitação prática e a aplicação de conhecimentos, implicando trabalho autónomo por parte do estudante. No miniProjeto os estudantes têm a possibilidade de praticar de forma pragmática os conhecimentos adquiridos. Em termos de correlação temos: OA1: EA1; apresentação no contexto da definição de miniProjeto; OA2: EA1, EA2, acompanhamento semanal de miniProjeto; OA3: EA3, análise de protótipo nas suas diferentes vertentes, integrado no acompanhamento de miniProjeto.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Pedro Faria Lopes, Material Teórico-Prático de leccionação de IID ? Imagem e Interacção Digitais, ISCTE-IUL, ano de publicação A Dix, J Finlay, G Abowd, R Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd ed., Prentice Hall, ISBN: 0-13-046109-1, 2004 C Lewis, J Rieman, TASK-CENTERED USER INTERFACE DESIGN, A Practical Introduction, shareware, 1994. M Retting, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of the ACM, April 1994, Vol.37, No.4, pp 21-27 PF Lopes, Computer Aided Design, creating 3D with Solid Edge (6 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 C Myhill, Get Your Product Used in Anger! (Before Assuming You Understand its Requirements), interactions, may+june 2003 L MIGNONNEAU, C SOMMERER, Designing emotional, metaphoric, natural and intuitive interfaces for interactive art, edutainment and mobile communications, Computers & Graphics 29 (2005) 837-851 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Me
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Jenny Preece, Ivonne Rogers, Helen Sharp, Interaction Design: beyond human-computer interaction, John Wiley & Sons, ISBN 0-471-49278-7, 2002 PF. Lopes, J. Reis, F. Santos, S. Eloy, A. Paio, V. Rato, at all, Shaping emergent cities for all, SIGraDi 2011, XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital, 16-18 de Novembro 2011, Santa Fé, Argentina, pp. 106-108. ISBN: 978-987-657-679-6
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24