Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final, os Estudantes deverão estar aptos a: OA1 -Compreender fundamentos da GOs e GCA; OA2 -Caracterizar e identificar produtos/serviços que satisfaçam os consumidores, bem como os seus processos associados; OA3 -Compreender impacto na vantagem competitiva das Operações (Ops) e Cadeia de Abastecimento (CA); OA4 -Aplicar técnicas de controlo aos recursos requeridos nas Ops/CAs. As aulas TPs e o estudo autónomo permitem cumprir o programa, como se segue: a UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes CPs, permitindo a componente expositiva das aulas TPs abranger todos os OAi; a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, através de estudos de caso, trabalhos de grupo, resolução de problemas é a componente das TPs que permite de uma forma activa e experimental abordar os OA2-OA4; o estudo autónomo aborda os quadros teóricos, a pré-preparação de textos e casos para debater e esclarecer CPs (OA1-OA4)e resolver problemas (OA4) durante o contacto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à Gestão das Operações CP2: Desempenho e Estratégia das Operações CP3: Desenvolvimento de novos produtos e serviços CP4: Gestão da cadeia de abastecimento CP5: Design do processo CP6: Organização do espaço e dos fluxos CP7: Planeamento agregado CP8: Gestão de Materiais CP9: Sistemas de Informação e ERPs
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A compreensão dos fundamentos da GOs e GCA (OA1) necessita de uma primeira abordagem introdutória (CP1) sendo depois consolidada nos restantes conteúdos programáticos (CP2-CP9). Para selecionarem os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua estruturação (OA2), os estudantes terão como primeira base de abordagem os conteúdos programáticos CP3, CP4, CP5 e CP6. Para compreenderem o impacto na vantagem competitiva das Operações (Ops) e Cadeia de Abastecimento (CA) (OA3), os estudantes basear-se-ão nos CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6. A aplicação de técnicas de controlo aos recursos das Ops/CAs (OA4) para garantir a sua disponibilidade na quantidade e com as especificidades adequadas é primeiramente suportada nos CP7, CP8 e CP9.
Avaliação / Assessment
i) OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre (*) a) Trabalho de Grupo: apresentação, ppt com notas (50%); Apresentação com participação de todos os Estudantes; entrega dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas. b) Teste escrito individual (50%) com consulta limitada, i.e. uma folha A3 manuscrita, frente e verso. Na avaliação ao longo do semestre os Estudantes devem ter, no mínimo, 8 valores em cada um dos componentes de avaliação (a) e b)). A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20, obtidos por média ponderada. Os Estudantes deverão cumprir as metas de assiduidade da Escola para obter aprovação nesta modalidade. ii) OPÇÃO 2 - Exame final escrito (100%), com consulta limitada, i.e. duas folhas A4 manuscritas, frente e verso. Classificação mínima para aprovação: 10 valores em 20 (*) (*) Nota: Estudantes com resultados iguais ou superiores a 17 valores, em qualquer das opções, poderão ser convocados para uma prova oral.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas participadas. Apresentação dos quadros teóricos de referência pelo docente, esclarecendo questões emergentes; considerar intervenções dos estudantes na apresentação dos quadros teóricos de referência devidas a preparação prévia dos textos de suporte e outras leituras pertinentes: OA1 (CPi), OA2 (CPi), OA3 (CPi), OA4 (CPi) - Metodologias activas e experimentais participadas. Análise e resolução de exercícios numéricos de aplicação e discussão de mini-casos de estudo e de situações qualitativas: OA4 (CP2-CP9) - Metodologias activas e experimentais participadas. Resolução, apresentação e debate de um estudo de caso em grupo, na sala de aula: OA2-OA3 (CP2-CP9). - Metodologias interrogativas participadas. Seminário em que há exposição e debate por um especialista convidado: OA2-OA4 (CP2-CP9). - Estudo autónomo: OAi.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson. Schroeder, R. and Goldstein, S. (2020). Operations Management in the Supply Chain: Decisions & Cases. International Edition, 8th Edition, McGraw-Hill Education, USA. Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Chopra, S., & Sodhi, M. S. (2004). Managing risk to avoid supply-chain breakdown. MIT Sloan management review, 46(1), 53-61. Christopher, M. (2000). The agile supply chain_ competing in volatile markets. Industrial marketing management, 29(1), 37-44. Georgios, L., Kerstin, S., & Theofylaktos, A. (2019). Internet of things in the context of industry 4.0: An overview, International Journal of Entrepreneurial Knowledge, 1(7), 4-19. Lee, H. L. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California management review, 44(3), 105-119. Manuj, I., & Mentzer, J. T. (2008). Global supply chain risk management strategies. International journal of physical distribution & logistics management, 38(3), 192-223. Mosterman, P. J., & Zander, J. (2016). Industry 4.0 as a cyber-physical system study. Software & Systems Modeling, 15, 17-29. Naylor, J. B., Naim, M. M., Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain, Engineering Costs and Production Economics, 62, 107-118. Nazarenko, A. A., & Camarinha-Matos, L. M. (2017, May). Towards collaborative cyber-physical systems. In 2017 International Young Engineers Forum (YEF-ECE) (pp. 12-17). IEEE. Ouabouch, L., & Amri, M. (2013). Analysing supply chain risk factors: A probability-impact matrix applied to pharmaceutical industry. Journal of Logistics Management, 2(2), 35-40. Wollschlaeger, M., Sauter, T., & Jasperneite, J. (2017). The future of industrial communication: Automation networks in the era of the internet of things and industry 4.0. IEEE industrial electronics magazine, 11(1), 17-27.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05