Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03745
Acrónimo :
03745
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sendo uma UC introdutória no domínio da Gestão de Operações não possui pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial; OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Introdução CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e estratégia das operações. CP3: Estrutura e âmbito das Operações II - Design da Operação CP4: Design do processo. CP5: Organização do espaço e dos fluxos III - Planeamento e controlo CP6: Gestão da capacidade CP7: Gestão de materiais CP8: Gestão da Cadeia de Abastecimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão organizados em três partes, cada uma correspondendo a um dos objectivos de aprendizagem (OAs). Assim: • Para os estudantes atingirem o OA1 (Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa), os estudantes explorarão os conteúdos programáticos 1, 2 e 3. • Para atingirem o OA2 (Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial, os estudantes terão como base os conteúdos programáticos 4 e 5. • Para atingirem o OA3 (Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores), os estudantes serão expostos aos conteúdos programáticos 6 a 8.

Avaliação / Assessment


i) OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre (*) a) Trabalho de Grupo: apresentação, ppt com notas (50%); Apresentação com participação de todos os Estudantes; entrega dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas. b) Teste escrito individual (50%) com consulta limitada, i.e. uma folha A3 manuscrita, frente e verso. Na avaliação ao longo do semestre os Estudantes devem ter, no mínimo, 8 valores em cada um dos componentes de avaliação (a) e b)). A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20, obtidos por média ponderada. Os Estudantes deverão cumprir as metas de assiduidade da Escola para obter aprovação nesta modalidade. ii) OPÇÃO 2 - Exame final escrito (100%), com consulta limitada, i.e. duas folhas A4 manuscritas, frente e verso. Classificação mínima para aprovação: 10 valores em 20 (*) (*) Nota: Estudantes com resultados iguais ou superiores a 17 valores, em qualquer das opções, poderão ser convocados para uma prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a várias metodologias de ensino aprendizagem. A UC está organizada em torno de aulas teórico-práticas para cada uma das turmas. Na componente teórica, recorrer-se-á sobretudo a metodologias expositivas, quer de conteúdos quer de exemplos. Na componente prática, os temas serão aplicados em casos e/ou exercícios, com debate em aula. Todos os temas abordados requerem que os estudantes efectuem a leitura antecipada dos capítulos do livro de referência que estão indicados para cada um deles. O trabalho autónimo inclui a resolução de exercícios extra disponibilizados que o estudante, caso pretenda, poderá analisar com o docente. Esta UC dispõe de horário de atendimento semanal, por turma. Nos dias que precedem os momentos de avaliação existirão sessões adicionais de esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA 1 + 2 + 3: todos os temas da UC serão abordados na exposição teórica para se explorar os conceitos fundamentais, essenciais à boa compreensão dos temas. 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA 2 + 3: todos os CP serão alvo de abordagem em expressões práticas participativas, seja através de exercícios, de casos de estudo. 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA 1 + 2 + 3: todos os CP serão alvo de abordagem em expressões práticas participativas, seja através de exercícios, ou de casos de estudo. 4. Auto-estudo: OA 1 + 2 + 3: todos os conteúdos programáticos e assim todos os OA serão avaliados no teste intercalar e/ou no teste final, requerendo estudo autónomo por parte dos estudantes.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC e o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson. Schroeder, R. and Goldstein, S. (2020). Operations Management in the Supply Chain: Decisions & Cases. International Edition, 8th Edition, McGraw-Hill Education, USA. Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Chopra, S., & Sodhi, M. S. (2004). Managing risk to avoid supply-chain breakdown. MIT Sloan management review, 46(1), 53-61. Christopher, M. (2000). The agile supply chain_ competing in volatile markets. Industrial marketing management, 29(1), 37-44. Georgios, L., Kerstin, S., & Theofylaktos, A. (2019). Internet of things in the context of industry 4.0: An overview, International Journal of Entrepreneurial Knowledge, 1(7), 4-19. Lee, H. L. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California management review, 44(3), 105-119. Manuj, I., & Mentzer, J. T. (2008). Global supply chain risk management strategies. International journal of physical distribution & logistics management, 38(3), 192-223. Mosterman, P. J., & Zander, J. (2016). Industry 4.0 as a cyber-physical system study. Software & Systems Modeling, 15, 17-29. Naylor, J. B., Naim, M. M., Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain, Engineering Costs and Production Economics, 62, 107-118. Nazarenko, A. A., & Camarinha-Matos, L. M. (2017, May). Towards collaborative cyber-physical systems. In 2017 International Young Engineers Forum (YEF-ECE) (pp. 12-17). IEEE. Ouabouch, L., & Amri, M. (2013). Analysing supply chain risk factors: A probability-impact matrix applied to pharmaceutical industry. Journal of Logistics Management, 2(2), 35-40. Wollschlaeger, M., Sauter, T., & Jasperneite, J. (2017). The future of industrial communication: Automation networks in the era of the internet of things and industry 4.0. IEEE industrial electronics magazine, 11(1), 17-27.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-26