Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03748
Acrónimo :
03748
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: 1. Compreender o que é um Sistema de Informação e qual o impacto do mesmo no atual contexto de negócio; 2. Perceber a relação existente entre os Sistemas de Informação, as Organizações, a Gestão e a Estratégia; 3. Compreender qual a estrutura de Sistemas e de Tecnologia de Informação que suporta os Sistemas de Informação modernos; 4. Conhecer aplicações-chave e sistemas de informação desta era digital; 5. Perceber os conceitos de Gestão de Informação e de Gestão do Conhecimento; 6. Conceber Sistemas de Informação e perceber o seu impacto em termos de Organização, Gestão e Tecnologia; 7. Organizar a gestão de projetos em Sistemas de Informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular (UC) de Gestão de Sistemas de Informação (GSI) pretende promover o conhecimento, o planeamento, o desenvolvimento e a exploração de Sistemas de Informação, em diferentes perspetivas, permitindo a cada aluno ter o “seu percurso” no conteúdo programático. Desta forma cada aluno terá obtido um conjunto de conhecimentos diferenciado, suportado no Programa e capaz de suportar os objetivos de aprendizagem a seguir identificados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Gestão e Gestão de SIs na Empresa a. Gerir a organização e gerir os Sistemas e Tecnologias de Informação (STI) b. Preocupações dos Gestores de STIs c. Impacto dos STIs nas Organizações II. Planeamento de Sistemas e Tecnologias de Informação a. Estratégia de STI nas Organizações b. Visão de Negócio pelos STIs c. Alinhar estratégia de STIs com a estratégia de Negócio III. Desenvolver Sistemas e Tecnologias de Informação a. Conceito de Arquitetura em STI b. Frameworks e Modelos de Referência para STI c. Gestão de Informação e Gestão do Conhecimento IV. Explorar Sistemas e Tecnologias de Informação a. Gestão de Projetos b. Telecomunicações, a Internet e tecnologias wireless c. Segurança de SI

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: Conhecer a Gestão de SIs na Gestão da Empresa OA.2: Pensar o Planeamento de Sistemas e Tecnologias de Informação OA.3: Organizar o Desenvolver de Sistemas e Tecnologias de Informação OA.4: Explorar Sistemas e Tecnologias de Informação

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua: 1. Trabalho de Grupo – 70% da nota final Apresentação em sala 20% (nota mín 9,5 val.) Relatório Final – submissão em Moodle 50% (nota mín 9,5 val.) 2. Trabalho Individual – 30% da nota final Resumo de capítulo em formato de investigação 20% (nota mín 9,5 val.) Nota: uma entrega por aluno (de um dos quatro capítulos) – submissão em Moodle de pdf de suporte Intervenção em sala por pitch de 5minutos 10% (nota mín 9,5 val.) Nota: um pitch por aluno – submissão em Moodle de pdf de suporte Avaliação por Exame: Exame 1ª Época, 2ª Época, e Época Especial (alternativa às anteriores) Prova Escrita (50%) + Relatório de Caso (50%) – enunciado a fornecer pelo professor e a submeter em Moodle

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais MEA.3: Participativas, com análise de casos e aplicação de conceitos MEA.4: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo e individual

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as MEA)s e os respectivos OAs: OA.1: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA.4 OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA.4 OA.3: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA.4 OA.4: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA.4

Observações / Observations


Nenhuma.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bach, S. O. (2001). A Gestão dos Sistemas de Informação, Centro Atlântico. Laudon, K., & Laudon, J. (2021). Management Information Systems: managing the digital firm (17th Edition). Pearson Education. Santos, A. J. R. (2008). Gestão Estratégica: conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Elia, S., Giuffrida, M., Mariani, M. M., & Bresciani, S. (2021). Resources and digital export: An RBV perspective on the role of digital technologies and capabilities in cross-border e-commerce. Journal of Business Research, 132, 158?169. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.04.010 Saberi, S., Kouhizadeh, M., Sarkis, J., & Shen, L. (2019). Blockchain technology and its relationships to sustainable supply chain management. International Journal of Production Research, 57(7), 2117?2135. https://doi.org/10.1080/00207543.2018.1533261

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16