Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Telecomunicações
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta disciplina não tem pré-requisitos formais em termos de aprovação em cadeiras anteriores. Contudo, é aconselhável que os estudantes tenham sólidos conhecimentos de cálculo diferencial e integral, assim como cálculo com números complexos.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo da UC é fornecer uma introdução às ferramentas e às técnicas de análise de sinais e sistemas, tanto em tempo contínuo como em tempo discreto. São apresentadas as ferramentas fundamentais para a compreensão da transmissão de sinais em sistemas de telecomunicações. As ferramentas apresentadas nesta UC serão também fundamentais em UCs mais avançadas que tratam do processamento de sinais multimédia (imagem, vídeo, som).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Caracterizar e manipular sinais contínuos, no domínio do tempo; OA2. Caracterizar e manipular sinais discretos, no domínio do tempo; OA3. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas respostas impulsivas, para tempo contínuo; OA4. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas respostas impulsivas, para tempo discreto; OA5. Determinar e manipular os espectros de sinais contínuos periódicos e aperiódicos a partir das suas expressões no domínio do tempo; OA6. Determinar e manipular os espectros de sinais discretos periódicos e aperiódicos a partir das suas expressões no domínio do tempo; OA7. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo, no domínio da frequência, através das suas funções de transferência, para tempo contínuo; OA8. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo, no domínio da frequência, através das suas funções de transferência, para tempo discreto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Sinais de tempo contínuo e de tempo discreto - tempo contínuo e tempo discreto, sinais elementares, operações sobre sinais, classificação de sinais, energia e potência, propriedades de simetria. 2. Análise temporal de sistemas de tempo contínuo - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações diferenciais, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade. 3. Análise temporal de sistemas de tempo discreto - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações às diferenças, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade. 4. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo contínuo - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência. 5. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo discreto - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (AO) realiza-se da seguinte forma: 1. Sinais de tempo contínuo e de tempo discreto: OA1, OA2 2. Análise temporal de sistemas de tempo contínuo: OA3 3. Análise temporal de sistemas de tempo discreto: OA4 4. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo contínuo: OA5, OA7 5. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo discreto: OA6, OA8
Avaliação / Assessment
A avaliação pode ser efectuada ao longo do semestre ou apenas por exame: A - Avaliação ao longo do semestre: A avaliação é feita por 2 testes escritos, um efectuado durante o período lectivo e o outro na data do exame de 1ª época. Cada teste conta 50% para a nota final. A nota mínima em cada teste é 8 valores (i.e., 7.5). B - Avaliação por exame: A avaliação é feita por um exame final (em 1ª época ou em 2ª época ou em época especial) com um peso de 100% na nota final. Nota mínima: 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta disciplina inclui aulas teóricas, onde a matéria teórica é apresentada, e aulas teórico-práticas, usadas para consolidar os conhecimentos adquiridos através do estudo de exemplos e exercícios práticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objectivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA) são as seguintes: - Aulas teóricas: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8; - Aulas teórico-práticas: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino e os objectivos de aprendizagem. A relação entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é a seguinte: - Testes escritos: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8; - Exame final: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8.
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE-IUL, onde também serão publicados os resultados da avaliação. A assiduidade não é contabilizada para a avaliação desta disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oktay Alkin, Signals and Systems: A MATLAB Integrated Approach, 2017, O. Alkin, Signals and Systems: A MATLAB Integrated Approach, CRC Press, 2017., http://www.signalsandsystems.org/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alan V. Oppenheim, Alan S. Willlsky, Signals and Systems, 2nd Ed., 2013, A. V. Oppenheim, A. S. Willlsky, Signals and Systems, 2nd Ed., Pearson, 2013., https://www.pearson.com/en-us/subject-catalog/p/signals-and-systems/P200000003155/9780138229429 Bhagwandas P. Lathi, Roger A. Green, Linear Systems and Signals, 3rd Ed., 2022, B. P. Lathi, R. A. Green, Linear Systems and Signals, 3rd Ed., Oxford University Press, 2022., https://global.oup.com/academic/product/linear-systems-and-signals-9780190200190?q=Linear%20Systems%20and%20Signals&lang=en&cc=pt Matthew N. O. Sadiku, Warsame H. Ali, Signals and Systems: A Primer with MATLAB, 2015, M. N. O. Sadiku, W. H. Ali, Signals and Systems: A Primer with MATLAB, CRC Press, 2015., https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.1201/b19285/signals-systems-matthew-sadiku-warsame-hassan-ali
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24