Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03756
Acrónimo :
03756
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos da capacidade de desenhar e desenvolver aplicações de Business Intelligence (BI) no contexto de um programa de Data Warehouse. Apresentar aos alunos os fundamentos do desenho e desenvolvimento dos diferentes tipos de aplicações de Business Intellgence: exploração ad hoc, reports standards, aplicações analíticas, dashboards e scorecards, e BI operacional. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de desenhar e criticar diferentes aplicações de BI para o apoio à decisão a nível operacional, tático e estratégico. Os alunos devem igualmente ser capazes de implementar aplicações de BI para a tomada de decisão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os princípios fundamentais de desenho dos diferentes tipos de aplicações de Business Intelligence para a tomada de decisão baseada em dados OA2. Desenhar reports standard para a tomada de decisão. OA3. Desenhar dashboards e scorecards para a tomada de decisão. OA4. Definir indicadores de desempenho com diferentes níveis de agregação OA5. Conhecer e aplicar os princípios fundamentais de visualização de dados para sistemas de Business Intelligence e de apoio à decisão. OA6. Comparar e criticar diferentes interfaces de Business Intelligence.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Ciclo analítico para a tomada de decisão baseada em dados CP2. Tipos de aplicações de Business Intelligence CP3. Metodologias de desenho e desenvolvimento de aplicações de BI CP4. Desenho e desenvolvimento de reports standard CP5. Desenho de indicadores de desempenho (incluindo KPI) CP6. Desenho e desenvolvimento de dashboards e scorecards CP7. Princípios de visualização de dados aplicados ao desenho de interfaces de Business Intelligence

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC através das seguintes dependências: OA1: CP1, 2, 3, 4, 6 OA2: CP2, 3, 4, 7 OA3: CP2, 3, 6, 7 OA4: CP3, 5 OA5: CP7 OA6: CP2, 3, 4, 6, 7

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Teste individual (frequência): 20% - Trabalho prático (em grupo): 80% Nota mínima 10 em todas as componentes. Grupos de 3 a 4 elementos. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota. Para os alunos do MSIAD, os grupos de trabalho devem ser os mesmos da UC de Sistemas de Informação Analíticos I. As orais para a discussão dos trabalhos práticos serão realizadas via Zoom, numa data a combinar com cada grupo. Todas as orais têm que estar concluídas antes da data do teste (frequência), em janeiro (1ª época de avaliação). Passam a ser avaliados por exame em 1ª época (contando 100% da nota) os alunos que não cumprirem a nota mínima do trabalho de grupo. O exame de 2ª época constitui sempre 100% da nota e pode ser realizado: - por quem em 1ª época não obteve nota positiva ou não foi avaliado; - para melhoria de nota (requer inscrição na secretaria)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Experimentais com exploração de diferentes ferramentas de software para o desenvolvimento de aplicações de BI ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas são expositivas e servem para a apresentação dos conceitos fundamentais das diferentes áreas abordadas na UC. As aulas Teórico/práticas (TP) são participativas, promovendo-se a discussão e debate sobre diferentes casos de estudo. As aulas TP são também experimentais, permitindo a exploração de diferentes técnicas e ferramentas para o desenho e desenvolvimento de aplicações de BI. É fundamental que os alunos realizem o trabalho autónomo ao longo do semestre, em particular a leitura da bibliografia recomendada antes das aulas teóricas. O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: ME1: OA1, 2, 3, 4, 5 ME2: OA2, 3, 5 ME3: OA1, 2, 3, 5, 6 ME4: todos os OA Os grupos de trabalho são de 3 a 4 elementos. Não há possibilidade de realização de trabalhos práticos individuais.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Cardoso,E. (2020) Business Intelligence e a gestão de performance: sebenta de SIAD II - Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd - Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders. - Wexler, S., Shaffer, J., and Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards: Visualizing Your Data Using Real-World Business Scenarios. Wiley - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker (2008) The Data Warehouse Lifecycle Toolkit - practical techniques for building data warehouse and business intelligence systems, 2nd ed. John Wiley & Sons, USA

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) - R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press - R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, 2009 - Eckerson, W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, monitoring and managing your business. John Wiley & Sons. - Caldeira, J. (2010). Dashboards: Comunicar eficazmente a informação de gestão. Edições Almedina. - Ware, Colin (2004) Information Visualization: Perception for Design, 2nd Ed, Morgan Kauffman - Few, S. (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O?Reilly. - Larson. B. (2016) Microsoft SQL Server 2016 Reporting Services, 5th Edition. McGraw-Hill Education - Person, R. (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc - Borner, K., and Polley, D. (2014) Visual Insights: a practical guide to making sense of data. MIT Press - Corr, L., Stagnitto, J. (2011) Agile Data Warehouse Design - Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press, UK. - Adamson, C. (2010) Star Schema: the complete reference. McGraw-Hill, USA - Powell, B. (2018) Mastering Microsoft Power BI: Expert techniques for effective data analytics and business intelligence. Packt Publishing

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16