Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É desejável alguns conhecimentos prévios sobre Multimédia Digital e noções de Álgebra
Objetivos Gerais / Objectives
Apreensão dos conceitos e práticas associados à definição de tema e jogabilidade, plano de trabalho, ciclo de desenvolvimento e testes, criação de imagens, áudio, vídeo, animação para o conteúdo do projecto, integração, validação, avaliação, testes (in)formais, em função dos objectivos e do público-alvo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar, e expor criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Título,storyline/sinopse,guião,storyboard,etapas de produção,gestão do processo de design e de versões,congelamento de versão final,gestão de expectativas do cliente face ao projecto CP2.Tipos de jogos,níveis etários,público-alvo,tipos de jogadores CP3.Ambientes de desenvolvimento de jogos;jogo integrado versus integração de jogos CP4.Análise funcional do jogo,interface e interacção, tempo e pontuação,níveis de dificuldade CP5.Definição,planificação e validação de conteúdo CP6.Design gráfico,som,imagem, vídeo,animação,texto;mapa de navegação e interacção;programação com Low cost-Low fidelity CP7.Planificação dos testes;teste exaustivo e bateria de testes;público de teste e rotatividade;gestão de grupo alvo de testes;métricas e controlo de qualidade,avaliação,validação CP8.Estudo de casos,jogos seleccionados de trabalhos de avaliação realizados em anos anteriores;projectos referência,projectos didácticos e de gamificação CP9.Critérios para recolha e escrita de artigo científico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2 OA2: CP9, CP1 a 8 OA3: CP1-8 OA4: CP9
Avaliação / Assessment
Avaliação Contínua, conforme as regras do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), com componente de Projecto em Grupo e Avaliação Individual por Teste. Criação de Projecto em Grupo (70% da Nota Final) através de desenvolvimento faseado de Projecto, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. O Projecto é entregue na data do Estado de Projecto EP12 (definido no e-learning) ou na data de Estado de Projecto EP15 (a definir com Delegado de Turma). Avaliação Individual com Teste escrito (30% da Nota Final). Conforme definido no RGACC, a Avaliação Contínua exige uma assiduidade mínima, ?não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas?: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças em cada aula. Pela natureza da UC com Avaliação Contínua de Projecto semanal, não há avaliação por Exames, nem Exame 1 / Exame 2, nem Época Especial. A Avaliação Contínua implica obrigatoriamente estar integrado em Grupo de Projecto até à 2ª semana de aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: apresentação/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1: EA1, EA2 OA2: EA3, apresentação individual, avaliação individual; OA3: EA1, EA2, EA3, EA4 OA4: EA1, EA3, EA4
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 PF Lopes, Design and Production of Digital Games, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16