Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03758
Acrónimo :
03758
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Multimédia, Visão e Computação Gráfica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É desejável alguns conhecimentos prévios sobre Multimédia Digital e noções de Álgebra

Objetivos Gerais / Objectives


Apreensão dos conceitos e práticas associados à definição de tema e jogabilidade, plano de trabalho, ciclo de desenvolvimento e testes, criação de imagens, áudio, vídeo, animação para o conteúdo do projecto, integração, validação, avaliação, testes (in)formais, em função dos objectivos e do público-alvo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Título,storyline/sinopse,guião,storyboard,etapas de produção,gestão do processo de design e de versões,congelamento de versão final,gestão de expectativas do cliente face ao projecto CP2.Tipos de jogos,níveis etários,público-alvo,tipos de jogadores CP3.Ambientes de desenvolvimento de jogos;jogo integrado versus integração de jogos CP4.Análise funcional do jogo,interface e interacção, tempo e pontuação,níveis de dificuldade CP5.Definição,planificação e validação de conteúdo CP6.Design gráfico,som,imagem, vídeo,animação,texto;mapa de navegação e interacção;programação com Low cost-Low fidelity CP7.Planificação dos testes;teste exaustivo e bateria de testes;público de teste e rotatividade;gestão de grupo alvo de testes;métricas e controlo de qualidade,avaliação,validação CP8.Estudo de casos,jogos seleccionados de trabalhos de avaliação realizados em anos anteriores;projectos referência,projectos didácticos e de gamificação CP9.Critérios para recolha e escrita de artigo científico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos, teorico-práticos e de projecto encontram-se associados ao OA1 e ao OA3: - o OA1 refere “Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar”; - o OA3 refere “criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final”. Os conteúdos programáticos associados à pesquisa/escrita de relatório de projecto em formato de paper estão associados ao OA2 e ao OA4: - o OA2 refere “Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido”; - o OA4 refere "escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico"

Avaliação / Assessment


Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, – ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Projeto em Grupo (80% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (20% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final da Avaliação ao longo do semestre tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. O Projeto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projeto, acompanhado, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica obrigatoriamente estar integrado num grupo para realizar o Projeto em Grupo até à 2ª semana de aulas. A não integração em Grupo implica realizar a avaliação da UC por Exame. O Projeto em Grupo finalizado é entregue no último dia de aulas do semestre. A Avaliação Individual por Teste ocorre na mesma data do Exame 1 / 1ª Época. A nota do Projeto em Grupo não serve para MN Melhoria de Nota. A MN Melhoria de Nota realiza-se apenas por Exame de 2ª Época caso o aluno tenha passado em 1ª Época. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica uma assiduidade mínima às aulas, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Caso um aluno não cumpra a assiduidade mínima às aulas passa automaticamente para Avaliação por Exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: análise/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a aplicação de conhecimentos em contexto de desenvolvimento do projecto de grupo, implicando trabalho autónomo por parte dos estudantes. O acompanhamento e avaliação semanal dos projectos, grupo a grupo, permite optimizar a curva de aprendizagem dos estudantes, identificando-se eventuais componentes de desenvolvimento que possam ser críticas para o projecto, criando uma dinâmica de progressão de trabalho de grupo para a concretização final do projecto. Em termos de correlação temos: OA1: EA1, EA2, EA4; exemplos/aprendizagem na especificação de projecto, especificação do projecto de avaliação; acompanhamento semanal OA2: EA3, EA4; exemplos de artigos científicos, critérios, análise de papers recolhidos, acompanhamento semanal OA3: EA1, EA2, EA4; adequação do conteúdo ao público alvo, feedback aos processos de interacção, navegação, jogabilidade, os testes informais e formais, análise dos resultados dos testes, ajustes com análise de custos/benefícios, acompanhamento semanal OA4: EA1, EA3, EA4; feedback à escrita do relatório em formato de paper, acompanhamento semanal

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 PF Lopes, Design and Production of Digital Games, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16