Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03758
Acrónimo :
03758
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Multimédia, Visão e Computação Gráfica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É desejável alguns conhecimentos prévios sobre Multimédia Digital e noções de Álgebra

Objetivos Gerais / Objectives


Apreensão dos conceitos e práticas associados à definição de tema e jogabilidade, plano de trabalho, ciclo de desenvolvimento e testes, criação de imagens, áudio, vídeo, animação para o conteúdo do projecto, integração, validação, avaliação, testes (in)formais, em função dos objectivos e do público-alvo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Título,storyline/sinopse,guião,storyboard,etapas de produção,gestão do processo de design e de versões,congelamento de versão final,gestão de expectativas do cliente face ao projecto CP2.Tipos de jogos,níveis etários,público-alvo,tipos de jogadores CP3.Ambientes de desenvolvimento de jogos;jogo integrado versus integração de jogos CP4.Análise funcional do jogo,interface e interacção, tempo e pontuação,níveis de dificuldade CP5.Definição,planificação e validação de conteúdo CP6.Design gráfico,som,imagem, vídeo,animação,texto;mapa de navegação e interacção;programação com Low cost-Low fidelity CP7.Planificação dos testes;teste exaustivo e bateria de testes;público de teste e rotatividade;gestão de grupo alvo de testes;métricas e controlo de qualidade,avaliação,validação CP8.Estudo de casos,jogos seleccionados de trabalhos de avaliação realizados em anos anteriores;projectos referência,projectos didácticos e de gamificação CP9.Critérios para recolha e escrita de artigo científico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos, teorico-práticos e de projecto encontram-se associados ao OA1 e ao OA3: - o OA1 refere “Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar”; - o OA3 refere “criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final”. Os conteúdos programáticos associados à pesquisa/escrita de relatório de projecto em formato de paper estão associados ao OA2 e ao OA4: - o OA2 refere “Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido”; - o OA4 refere "escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico"

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre com componente de Projecto em Grupo (70% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (30% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. A componente de Projecto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projecto, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. O Projecto finalizado é entregue na data do Estado de Projecto EP12 (definido no e-learning como o último dia de aulas do semestre) ou, por opção do Grupo de Projecto, na data de Estado de Projecto Extra, data a definir com Delegado de Turma para o período da 2ª Época. A avaliação semanal implica uma assiduidade às aulas mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Pela natureza da UC com Avaliação de Projecto semanal, não há avaliação por Exames, nem Exame 1, nem Exame 2. A Avaliação semanal implica obrigatoriamente estar integrado em Grupo de Projecto até à 2ª semana de aulas. Época Especial EE: - Nota final composta por Projecto Especial, 70% da Nota Final, sem nota mínima, e Teste Escrito individual na data da EE, 30% da Nota Final, com nota mínima de 9.5 valores (nota inferior a 9.5 valores no Teste Escrito individual implica reprovar na UC). - Projecto Especial: Projecto de avaliação individual com características, entregáveis, métricas/critérios de avaliação e nível de dificuldade/esforço idênticos ao Projecto de avaliação de 1a Época, com enunciado que pode ser diferente do Projecto de 1a Época; para realizar o Projecto Especial da EE o estudante solicita o enunciado por email dois meses e meio antes do início da EE; o Projecto Especial é sujeito a Oral presencial numa data a definir no período da EE, sendo a entrega realizada obrigatoriamente antes da data da Oral; para os alunos que tenham obtido nota no Projecto de avaliação realizado ao longo do semestre em 1a Época, a nota pode ser atribuída directamente ao Projecto Especial da EE.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: análise/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a aplicação de conhecimentos em contexto de desenvolvimento do projecto de grupo, implicando trabalho autónomo por parte dos estudantes. O acompanhamento e avaliação semanal dos projectos, grupo a grupo, permite optimizar a curva de aprendizagem dos estudantes, identificando-se eventuais componentes de desenvolvimento que possam ser críticas para o projecto, criando uma dinâmica de progressão de trabalho de grupo para a concretização final do projecto. Em termos de correlação temos: OA1: EA1, EA2, EA4; exemplos/aprendizagem na especificação de projecto, especificação do projecto de avaliação; acompanhamento semanal OA2: EA3, EA4; exemplos de artigos científicos, critérios, análise de papers recolhidos, acompanhamento semanal OA3: EA1, EA2, EA4; adequação do conteúdo ao público alvo, feedback aos processos de interacção, navegação, jogabilidade, os testes informais e formais, análise dos resultados dos testes, ajustes com análise de custos/benefícios, acompanhamento semanal OA4: EA1, EA3, EA4; feedback à escrita do relatório em formato de paper, acompanhamento semanal

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 PF Lopes, Design and Production of Digital Games, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30