Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03763
Acrónimo :
03763
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Multimédia, Visão e Computação Gráfica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Por se tratar de um curso de um Mestrado em Engenharia Informática, pressupõe-se que todos os alunos sabem programar.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver uma abordagem criativa para o design de conteúdos digitais embebidos e adaptados pelo contexto de uso e concretizado através da utilização de tecnologia pessoal, ubíqua, multimédia e multimodal, em articulação com os princípios de visualização de informação. Aplicar esta abordagem a projetos inovadores e / ou industriais de desenho de interfaces com visualização de informação, usando ferramentas e tecnologias contemporâneas e considerando a usabilidade e a experiência do utilizador.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Investigar as necessidades dos utilizadores e as implicações da modalidade e da conduta social para interação e experiência. OA2: Analisar a interação multimodal, grupos de utilizadores, suas comunicações, atividades e contextos de uso em relação à multimédia. OA3: Desenhar diferentes modalidades de input, multimédia de output e o conteúdo interativo para atrair uma audiência. OA4: Criar e refletir sobre a prática de design crítico. OA5: Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados para uma comunicação eficaz. OA6: Desenhar interfaces analíticas para sistemas de business intelligence e de apoio à decisão OA7: Saber comparar e criticar diferentes interfaces analíticas. OA8: Implementar interações pessoa-máquina inovadoras adaptadas a diferentes contextos OA9: Saber analisar e quantificar a usabilidade de interfaces e a experiência do utilizador.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução aos contextos de interação em interfaces pessoa-máquina Experiência, relação e comunicação com o utilizador Análise das necessidades dos utilizadores CP2: Desenho de Experiências de utilizador Design participativo Desenhar Experiências Móveis e Ambientes Inteligentes Desenhar para vários canais Desenhar para a participação Uso criativo do storyboard CP3: Os desafios da visualização de informação nas interfaces pessoa-máquina Num contexto alargado de comunicação de informação No contexto dos sistemas de Business Intelligence e apoio à decisão CP4: Princípios fundamentais de visualização de dados CP5: Desenho de interfaces analíticas para a tomada de decisão Reporting Dashboards CP6: Conceitos chave de storytelling CP7: Prototipagem de interfaces de pessoa-máquina CP8: Avaliação da usabilidade e experiência do utilizador avaliação formativa; avaliação da interação móvel heurísticas de usabilidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA.) da UC através das seguintes dependências OA1- Investigar as necessidades dos utilizadores: CP1, CP3 OA2- Analisar a interação multimodal, grupos de utilizadores: CP1, CP2, CP3 OA3- Desenhar diferentes modalidades de input, multimédia de output e conteúdo interativo: CP1, CP2, CP6 OA4- Criar e refletir sobre a prática de design crítico: CP3, CP7 OA5- Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados: CP4 OA6- Desenhar interfaces analíticas para sistemas de business intelligence e de apoio à decisão: CP5 (princípios teóricos), CP6 (técnicas de storytelling) OA7- Saber comparar e criticar diferentes interfaces analíticas: CP3, CP4, CP5, CP6 OA8- Implementar interações pessoa-máquina inovadoras adaptadas a diferentes contextos: CP7

Avaliação / Assessment


O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame (para 100% da nota). Dado o carácter prático desta UC, recomenda-se o método de avaliação ao longo do semestre que inclui o desenvolvimento de um trabalho prático. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Projeto (em grupo) (45%): inclui a entrega de um relatório, protótipo final e vídeo. - Apresentação e discussão do projeto (45%), com nota individual. - Exercício de visualização de dados (em grupo): 10% Critérios de elegibilidade para a avaliação ao longo do semestre: assiduidade às aulas mínima de 60% (30% user experience e 30% data visualisation). Nota mínima de 10 em todas as componentes. Os grupos de trabalho são de 3 a 4 elementos. Dado o elevado número de alunos, não há possibilidade de realização de projetos individuais. O projeto tem duas entregas parciais vinculativas para continuar em avaliação ao longo do semestre. A primeira entrega (tipicamente na semana 7) contempla a versão inicial da user research, com a definição dos questionários a realizar aos utilizadores. A segunda entrega (tipicamente na semana 11) inclui a versão completa da user research, com a análise dos dados dos questionários aos utilizadores. Cada grupo receberá feedback informal e formativo para permitir melhorar a qualidade do projeto final. Quem não realizar as duas entregas parciais passa a ser avaliado por exame. As orais para a apresentação e discussão do projeto e do exercício de visualização de dados serão realizadas via Zoom, numa data a combinar com cada grupo. As notas das orais são individuais e é obrigatória a presença na oral de todos os elementos do grupo. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota, em 1ª época, 2ª época e época especial de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Demonstrativa ou experimental, para exploração e desenvolvimento de exercícios com recurso aos softwares abordados. ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo e do projeto. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, segundo o Planeamento da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: ME1: OA1, OA2, OA5, OA9 ME2: OA3, OA6, OA8, OA9 ME3: OA2, OA3, OA4, OA6, OA7, OA8, OA9 ME4: Todos os OAs. Os resultados de aprendizagem serão alcançados através de uma combinação de aulas expositivas, workshops e estudo individual. A abordagem do ensino e da aprendizagem procura permitir aos alunos selecionar e perseguir seus próprios interesses. As aulas expositivas serão orientadas para métodos e ferramentas, abordarão a aplicação desses métodos para resolver problemas de design de experiência do utilizador e de visualização de dados. Os workshops oferecem uma oportunidade para os alunos explorarem, aplicarem e refletirem sobre esses métodos e ferramentas, obtendo feedback formativo. Os alunos terão que conceber e desenvolver um projeto de interface pessoa-máquina, num contexto específico, por exemplo, na área de entretenimento, educacional, apoio à decisão e business intelligence, indústria, etc., aplicando técnicas de visualização de dados. O projeto realizado em grupo permite que os alunos definam os aspetos lecionados que pretendem aprofundar no contexto específico.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Allen, J., Chudley,J. Smashing (2012) UX Design: Foundations for Designing Online User Experiences, Wiley - Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H., (2007) - Interaction Design: Beyond HCI. Wiley - Caddick, R, Cable, S. (2011) Communicating the user experience: a practical guide for useful UX documentation. Wiley - Saffer, D. (2009) Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. New Riders - Norman, D. (2013) The Design of Everyday Things (revised and expanded edition). Basic Books - Meirelles, I. (2013). Design for Information. Rockport Publishers. - Nussbaumer Knaflic, C. (2015) Storytelling with data. Wiley - Nussbaumer Knaflic, C. (2019) Storytelling with data: let’s practice! Wiley - Wexler, S., Shaffer, J., and Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards: Visualizing Your Data Using Real-World Business PCenarios. Wiley - Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- ISO/IEC 9241-11. (1998). Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDT) - Part 11: Guidance on usability. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. - ISO/IEC 9241-210. (2015). Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. - Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Morgan Kaufmann. - Shneiderman, B. (1992). Designing the user interface strategies for effective human-computer interaction. 2nd Ed. Massachusetts: Addison-Wesley. - Shneiderman, B. (1996). The eyes have it: a task by data type taxonomy for information visualizations. In Proceedings of the 1996 IEEE Symposium on Visual Languages (pp. 336-343). - Evergreen, S. (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. SAGE Publications Ltd. - Lima, M. (2017) The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge. Princeton Architectural Press. New York. - Ware, C. (2012). Information Visualization: Perception for Design (3rd ed.), Morgan Kaufmann - Garret, J.J. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd Ed. Berkeley, CA: New Riders. - Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Interaction design: beyond human-computer interaction. 3rd edition. John Wiley & Sons.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30