Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03768
Acrónimo :
03768
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Capacidade de compreensão do Inglês (escrito e falado), dado que a quase totalidade dos materiais de apoio estão nessa língua.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer os métodos, técnicas e ferramentas envolvidos no planeamento, organização e prossecução de um projeto de investigação com a complexidade esperada numa dissertação ou projeto de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: O1. Conhecer a sequência geral de procedimentos que têm lugar numa investigação. O2. Saber como se pode identificar / confirmar a existência de problemas em aberto, através de uma revisão sistematizada da literatura. O3. Conhecer os rudimentos de várias abordagens metodológicas à investigação e compreender as suas condições de aplicabilidade. O4. Ter tido contacto com várias técnicas e ferramentas utilizadas pelos investigadores. O5. Saber selecionar os processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise dos mesmos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Fundamentos teóricos Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas. Correntes filosóficas da ciência. Introdução aos métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Passos típicos na investigação. P2. Revisão da literatura Tipos de estudos e técnicas de revisão. Avaliação do mérito da obra científica, dos investigadores e dos locais de publicação. Sistematização da seleção de obras relevantes. Formalização das conclusões para clarificação do estado da arte. Identificação de problemas e formulação de hipóteses. P3. Introdução às abordagens metodológicas Variáveis de interesse e sua observação / amostragem. Entrevista estruturada. Grupo de foco. Inquérito. Experiências e quase-experiências. Investigação-ação. Ciência do desenho. Estudos de caso P4. Ferramentas de apoio à investigação Motores e repositórios de pesquisa científica. Gestão bibliográfica. Edição cooperativa de textos científicos. Construção de questionários. Análise de conteúdos. Teste estatístico de hipóteses

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem como a seguir se explicita: O1: P1, P2, P3, P4 O2: P2 O3: P3 O4: P4 O5: P3, P4

Avaliação / Assessment


I) AVALIAÇÃO PERIÓDICA - 100% Projeto de grupo (entrega na 1ª época) Em caso de reprovação, o aluno pode ir à 2ª época ou época especial (projeto individual e tema diferente).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Métodos expositivos, para apresentação de conceitos e quadros teóricos de referência. 2. Métodos participativos, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Métodos colaborativos, com a realização de trabalhos de grupo. 4. Trabalho autónomo, envolvendo a leitura de textos selecionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre os métodos de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem identificados são as seguintes: 1. Métodos expositivos. O1, O2, O3, O5 2. Métodos participativos. O2, O4, O5 3. Métodos colaborativos. O2, O4 4. Trabalho autónomo. Transversal a todos os objetivos.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications (4th edition) Berndtsson, M., Hansson, J., Olsson, B., & Lundell, B. (2008). Thesis projects: a guide for students in computer science and information systems. Springer Science & Business Media (2nd edition). Saunders, Mark et al (2016), Research Methods for Business Students, England, Pearson Education Limited (7th edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Artigos selecionados ilustrando a aplicação de vários métodos de investigação Rúben Pereira. Várias coleções de slides sobre vários métodos, técnicas e ferramentas de investigação (a disponibilizar progressivamente na plataforma de e-learning)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16