Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03768
Acrónimo :
03768
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Capacidade de compreensão do Inglês (escrito e falado), dado que a quase totalidade dos materiais de apoio estão nessa língua.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer os métodos, técnicas e ferramentas envolvidos no planeamento, organização e prossecução de um projeto de investigação com a complexidade esperada numa dissertação ou projeto de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: O1. Conhecer a sequência geral de procedimentos que têm lugar numa investigação. O2. Saber como se pode identificar / confirmar a existência de problemas em aberto, através de uma revisão sistematizada da literatura. O3. Conhecer os rudimentos de várias abordagens metodológicas à investigação e compreender as suas condições de aplicabilidade. O4. Ter tido contacto com várias técnicas e ferramentas utilizadas pelos investigadores. O5. Saber selecionar os processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise dos mesmos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Fundamentos teóricos Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas. Correntes filosóficas da ciência. Introdução aos métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Passos típicos na investigação. P2. Revisão da literatura Tipos de estudos e técnicas de revisão. Avaliação do mérito da obra científica, dos investigadores e dos locais de publicação. Sistematização da seleção de obras relevantes. Formalização das conclusões para clarificação do estado da arte. Identificação de problemas e formulação de hipóteses. P3. Introdução às abordagens metodológicas Variáveis de interesse e sua observação / amostragem. Entrevista estruturada. Grupo de foco. Inquérito. Experiências e quase-experiências. Investigação-ação. Ciência do desenho. Estudos de caso P4. Ferramentas de apoio à investigação Motores e repositórios de pesquisa científica. Gestão bibliográfica. Edição cooperativa de textos científicos. Construção de questionários. Análise de conteúdos. Teste estatístico de hipóteses

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem como a seguir se explicita: O1: P1, P2, P3, P4 O2: P2 O3: P3 O4: P4 O5: P3, P4

Avaliação / Assessment


I) AVALIAÇÃO PERIÓDICA - 100% Projeto de grupo (entrega na 1ª época) Em caso de reprovação, o aluno pode ir à 2ª época ou época especial (projeto individual e tema diferente).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Métodos expositivos, para apresentação de conceitos e quadros teóricos de referência. 2. Métodos participativos, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Métodos colaborativos, com a realização de trabalhos de grupo. 4. Trabalho autónomo, envolvendo a leitura de textos selecionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre os métodos de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem identificados são as seguintes: 1. Métodos expositivos. O1, O2, O3, O5 2. Métodos participativos. O2, O4, O5 3. Métodos colaborativos. O2, O4 4. Trabalho autónomo. Transversal a todos os objetivos.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications (4th edition) Berndtsson, M., Hansson, J., Olsson, B., & Lundell, B. (2008). Thesis projects: a guide for students in computer science and information systems. Springer Science & Business Media (2nd edition). Saunders, Mark et al (2016), Research Methods for Business Students, England, Pearson Education Limited (7th edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Artigos selecionados ilustrando a aplicação de vários métodos de investigação Rúben Pereira. Várias coleções de slides sobre vários métodos, técnicas e ferramentas de investigação (a disponibilizar progressivamente na plataforma de e-learning)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16