Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projetos de investigação nas áreas científicas do mestrado. O aluno pode optar por realizar uma dissertação ou um projeto. A dissertação envolve a resposta a um conjunto de questões para as quais a literatura conhecida não dê ainda resposta. O projeto implica a implementação de um protótipo ou aplicação baseado em conhecimentos científicos recentes. O trabalho poderá ser integrado num contexto empresarial ou ter um cariz académico. Em qualquer dos casos os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador na área de Business Intelligence e Data Science.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Para obter sucesso nesta UC o/a aluno deverá ser capaz de: OA1: Realizar corretamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2: Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica; OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado; OA4: Fundamentar a solução proposta utilizando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua abordagem seguida na dissertação; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objetivo de conclusão da dissertação de mestrado. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem: CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação (proposta de dissertação e capítulo de Introdução) CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte (revisão de literatura) CP4: Metodologias de investigação: design science, case study, e investigação por questionário CP5: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) estão alinhados com os conteúdos programáticos (CP) através das seguintes dependências: CP1: Introdução à investigação – OA1, 2, 3, 4 e 5 CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação (proposta de dissertação e capítulo de Introdução) – OA1, 2 e 3 CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte (revisão de literatura) – OA3 CP4: Metodologias de investigação: design science, case study, e investigação por questionário – OA2, 4, 5 e 6 CP5: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação – OA6
Avaliação / Assessment
A dissertação deverá ser defendida em provas públicas onde se avaliarão a componente técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação ou Projeto deve ser apresentada de acordo com as normas e prazos estabelecidos pelo Iscte. A presença nas aulas de seminário é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri da dissertação/projeto a informação sobre a assiduidade de cada aluno/a aos seminários desta UC. São realizados dois seminários de monitorização da Dissertação ou Projeto com foco no: 1. Projeto de Dissertação e Estado da Arte (no 1º semestre); 2. Relatório de Progresso (no 2º semestre). Avaliação ao longo do semestre (no 1º semestre) inclui os seguintes entregáveis: proposta de dissertação, capítulo de introdução, capítulo de revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso. Avaliação ao longo do semestre (no 2º semestre) inclui os seguintes entregáveis: relatório de progresso e uma apresentação sobre o trabalho em curso. Em cada semestre, os entregáveis devem ser entregues ao docente coordenador da UC antes dos seminários de monitorização. Os alunos recebem feedback formativo durante os seminários de monitorização e em cada aula de seminário em regime de tutoria. A presença e participação nos seminários de monitorização é obrigatória. É obrigatória a entrega de todos os entregáveis da avaliação ao longo do semestre (1º e 2º semestre).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são seminariais (S), adotando-se as seguintes metodologias: Expositivas: Apresentação dos princípios de condução de um projeto de investigação, metodologias de investigação e boas práticas de escrita científica. Ativas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de dissertação. Participativas: Discussão dos trabalhos de dissertação. Auto-estudo: Relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, incluindo as reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es). A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento individualizado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem (OA) e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: Todos os OA. Para apresentação dos conceitos teóricos de introdução à investigação em Business Intelligence e Data Science são utilizadas metodologias expositivas, mas também participativas, fomentando a discussão de casos e a aplicação prática aos desafios individuais de investigação dos alunos. Ativas: Todos os OA. Ao longo da UC são realizados dois seminários de monitorização da Dissertação ou Projeto: 1. Projeto de Dissertação e Estado da Arte; 2. Relatório de Progresso. Nestes seminários cada aluno apresenta o progresso do seu trabalho e recebe feedback formativo, contribuindo-se assim para o progresso regular de cada etapa de condução da Dissertação ou Projeto (OA1 a 5) e para desdramatizar a situação de redação e apresentação pública do trabalho efetuado (OA6). Participativas: Todos os OA. Cada aluno deve apresentar e discutir o seu trabalho em cada um dos dois seminários. A presença e participação nos seminários de monitorização é obrigatória, contribuindo para uma reflexão acerca de cada etapa de condução da Dissertação ou Projeto. O docente coordenador da UC e outros docentes ou investigadores presentes nos seminários de monitorização comentarão as apresentações e aconselharão eventuais alterações, especificações ou leituras que contribuam para aperfeiçoar o trabalho. A presença nas aulas de seminário é altamente recomendada para a participação na discussão de casos e na aplicação prática aos desafios individuais de investigação de cada aluno. A presença regular nas aulas de seminário permite que cada aluno seja acompanhado em regime de tutoria ao longo da realização da dissertação ou projeto.
Observações / Observations
A dissertação / projeto deverá ser defendida em provas públicas, onde serão avaliadas a qualidade técnica/científica da dissertação/ relatório de projeto e a sua apresentação. O orientador deverá ter em consideração a nota obtida na avaliação ao longo do semestre (1º e 2º semestres) para considerar a dissertação/projeto como estando pronta para ser defendida.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Oates, B. (2006) Researching Information Systems and Computing (1st ed.). Sage Publications - Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) 2020 Statement. https://www.prisma-statement.org/prisma-2020 - Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, 24(3), 45–77. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302 - Patton, M. Q. (2014) Qualitative Research & Evaluation Methods: Integrating Theory and Practice (4th ed.). Sage Publications - Yin, R. (2017) Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Sage Publications.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Oliveira, L. A. (2011) Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha: Guia de boas práticas. Lidel - Oliveira, L. A. (2018) Escrita Científica: da folha em branco ao texto final. Lidel
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-09