Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03780
Acrónimo :
03780
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1006.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- 1º ano do MIG concluído; - Capacidade de compreensão do Inglês (escrito e falado), dado que a quase totalidade dos materiais de apoio estão nessa língua.

Objetivos Gerais / Objectives


A enfâse desta unidade curricular é colocada no seu objetivo final: a produção de uma dissertação de mestrado. Para tal o aluno deverá: - Adquirir hábitos e atitudes de pesquisa conducentes a um trabalho produtivo e de qualidade; - Conhecer a sequência de tarefas que têm lugar na atividade de investigação; - Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizados numa investigação; - Distinguir características de diferentes tipos de estudo; - Saber selecionar processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise de dados; - Saber estruturar uma dissertação de mestrado; - Dominar o estilo de escrita científica; - Completar a dissertação com sucesso no prazo legalmente estabelecido.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Saber rever, de forma sistematizada, a literatura relevante num dado domínio científico, por forma a traçar um panorama do estado da arte e a identificar questões de investigação e contribuições esperadas. OA2: Ter aplicado um ou mais métodos de investigação para responder a questões de investigação, daí resultando uma ou mais contribuições técnico-científicas. OA3: Saber como validar contribuições e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido a elaborar uma dissertação de mestrado com qualidade, quer na forma, quer no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um trabalho científico e de argumentar sobre a validade das suas contribuições.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1º SEMESTRE P1: Estado da arte e questões de investigação Envolve a revisão crítica da literatura, guiada por um protocolo com âmbito da pesquisa e critérios de inclusão e exclusão. A caraterização do estado da arte deve justificar a escolha do tópico e a relevância das questões de investigação. P2: Treino da escrita e apresentação de trabalhos científicos Envolve a participação em seminários, oficinas de trabalho cooperativo (ex.: sessão de posters), minicursos e assistência a defesas públicas. 2º SEMESTRE P3: Implementação e validação das contribuições propostas A validação das contribuições deve ser realizada com recurso à demostração do cumprimento das etapas do(s) método(s) científico(s) adotado(s), e/ou confrontando os resultados obtidos com o estado da arte, e/ou através da sua divulgação em fórum(s) científico(s) com revisão pelos pares. P4: Escrita da dissertação Deve respeitar as normas de apresentação gráfica em vigor.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1, P2, P4 OA2: P3, P2, P4 OA3: P3, P2, P4 OA4: P2, P4 OA5: P2

Avaliação / Assessment


Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso. A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar, a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação, e a qualidade da apresentação e discussão pública.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


[Para P1, 1º Semestre] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es) [Para P2, 1º Semestre] - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e leitura de textos de apoio e leitura - Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo [Para P3 e P4, 2º Semestre] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são as seguintes: - Metodologias expositivas, participativas, ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: para OA3 a OA5; - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es): para OA1 a OA5.

Observações / Observations


-Aconselha-se a utilização das seguintes ferramentas (ou outras similares) nesta unidade curricular, todas elas do tipo freeware ou open source: Mendeley ? para a gestão bibliográfica; Overleaf ? para a edição e revisão cooperativa da dissertação (se escrita em formato LaTeX; Trello + Plus for Trello ? para fazer a gestão deste projeto de investigação, registando as reuniões entre orientando e orientador(es), os assuntos pendentes, as datas importantes, os entregáveis, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia desta unidade curricular será determinada pela UC Introdução à investigação em informática e gestão. Assim como, pelo contexto de investigação de cada aluno.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16