Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03781
Acrónimo :
03781
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1006.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo final desta UC é a prossecução de um projeto de mestrado. A abordagem metodológica sugerida é a da Ciência do Desenho. Para tal o aluno deverá: - Identificar o problema a resolver com recurso a revisão da literatura e/ou entrevista a peritos e avaliar a sua relevância; - Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizados num projeto; - Desenhar e implementar uma solução para o problema, na forma de artefactos como ontologias, metamodelos, desenhos arquiteturais, modelos estáticos e dinâmicos, instanciações, protótipos, ferramentas, baterias de teste, documentação, etc; - Validar a solução com um estudo de caso ou investigação-ação (mostrando a aplicabilidade), e/ou inquérito alargado a peritos (mostrando o interesse geral) e/ou experiências laboratoriais ou simulações (para comparar diferentes aproximações); - Saber estruturar um relatório de projeto de mestrado; - Dominar o estilo de escrita técnica; - Completar o projeto com sucesso no prazo legalmente estabelecido

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Saber rever, de forma sistematizada, a literatura relevante num dado domínio técnico-científico, incluindo relatórios técnicos, normas, livros brancos ou tutoriais, para fundamentar um problema e a proposta da sua solução. OA2: Ter aplicado uma ou mais abordagens metodológicas para atingir os objetivos do projeto, daí resultando uma ou mais contribuições técnico-científicas. OA3: Saber como validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido a elaborar um projeto de mestrado com qualidade, quer na forma, quer no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e sua motivação, descrever o projeto levado a cabo para produzir uma solução para o mesmo e argumentar sobre a validade da mesma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1º SEMESTRE P1: Motivação ao problema e desenho preliminar da solução Envolve a revisão de literatura técnico-científica, guiada por um protocolo e as suas conclusões devem ser confirmadas por peritos do domínio. Este passo deve clarificar a relevância do problema e o desenho preliminar da sua solução. P2: Treino da escrita e apresentação de trabalhos técnico-científicos Envolve a participação em seminários, oficinas de trabalho cooperativo (ex.: sessão de posters), minicursos e assistência a defesas públicas. 2º SEMESTRE P3: Implementação e validação da solução proposta A implementação implica o refinamento do desenho. A validação implica o cumprimento das etapas da(s) abordagem(s) metodológica(s) adotada(s) e o confronto da solução proposta com o estado da arte, e/ou a sua divulgação em fórum(s) técnico-científico(s) com revisão pelos pares (ex.: sessão de demonstrações em conferência). P4: Escrita do relatório de projeto Deve respeitar as normas de apresentação gráfica em vigor.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P?) com os objetivos de aprendizagem (OA?), como a seguir se explicita: OA1: P1, P2, P4 OA2: P3, P2, P4 OA3: P3, P2, P4 OA4: P2, P4 OA5: P2

Avaliação / Assessment


[10%, durante 1º sem] Assiduidade na participação em seminários, minicursos e assistência a defesas (a anunciar) [25%, final 1º sem] Avaliação dos capítulos 1 (motivação ao problema) e 2 (desenho preliminar da solução) do relatório do projeto no formato oficial e da apresentação e discussão dum poster num workshop do ISTAR-IUL [65%, final 2º sem] Defesa pública do projeto, onde se avaliará o relatório entregue, sua apresentação, capacidade de argumentação, autonomia e eventual disseminação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


[Para P1, 1º Sem] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es) [Para P2, 1º Sem] - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e leitura de textos de apoio e leitura - Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo [Para P3 e P4, 2º Se] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são as seguintes: - Metodologias expositivas, participativas, ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: para OA3 a OA5; - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es): para OA1 a OA5

Observações / Observations


Aconselha-se a utilização das seguintes ferramentas (ou outras similares) nesta unidade curricular, todas elas do tipo freeware ou open source: Mendeley ? para a gestão bibliográfica; Overleaf ? para a edição e revisão cooperativa do relatório de projeto (se escrito em formato LaTeX); Trello + Plus for Trello ? para fazer a gestão deste projeto de investigação, registando as reuniões entre orientando e orientador(es), os assuntos pendentes, as datas importantes, os entregáveis, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia para esta unidade curricular será a determinada pela aplicação do protocolo de revisão da literatura técnico-científica mencionado no programa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16