Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03781
Acrónimo :
03781
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1006.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo final desta UC é a prossecução de um projeto de mestrado. A abordagem metodológica sugerida é a da Ciência do Desenho. Para tal o aluno deverá: - Identificar o problema a resolver com recurso a revisão da literatura e/ou entrevista a peritos e avaliar a sua relevância; - Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizados num projeto; - Desenhar e implementar uma solução para o problema, na forma de artefactos como ontologias, metamodelos, desenhos arquiteturais, modelos estáticos e dinâmicos, instanciações, protótipos, ferramentas, baterias de teste, documentação, etc; - Validar a solução com um estudo de caso ou investigação-ação (mostrando a aplicabilidade), e/ou inquérito alargado a peritos (mostrando o interesse geral) e/ou experiências laboratoriais ou simulações (para comparar diferentes aproximações); - Saber estruturar um relatório de projeto de mestrado; - Dominar o estilo de escrita técnica; - Completar o projeto com sucesso no prazo legalmente estabelecido

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Saber rever, de forma sistematizada, a literatura relevante num dado domínio técnico-científico, incluindo relatórios técnicos, normas, livros brancos ou tutoriais, para fundamentar um problema e a proposta da sua solução. OA2: Ter aplicado uma ou mais abordagens metodológicas para atingir os objetivos do projeto, daí resultando uma ou mais contribuições técnico-científicas. OA3: Saber como validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido a elaborar um projeto de mestrado com qualidade, quer na forma, quer no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e sua motivação, descrever o projeto levado a cabo para produzir uma solução para o mesmo e argumentar sobre a validade da mesma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1º SEMESTRE P1: Motivação ao problema e desenho preliminar da solução Envolve a revisão de literatura técnico-científica, guiada por um protocolo e as suas conclusões devem ser confirmadas por peritos do domínio. Este passo deve clarificar a relevância do problema e o desenho preliminar da sua solução. P2: Treino da escrita e apresentação de trabalhos técnico-científicos Envolve a participação em seminários, oficinas de trabalho cooperativo (ex.: sessão de posters), minicursos e assistência a defesas públicas. 2º SEMESTRE P3: Implementação e validação da solução proposta A implementação implica o refinamento do desenho. A validação implica o cumprimento das etapas da(s) abordagem(s) metodológica(s) adotada(s) e o confronto da solução proposta com o estado da arte, e/ou a sua divulgação em fórum(s) técnico-científico(s) com revisão pelos pares (ex.: sessão de demonstrações em conferência). P4: Escrita do relatório de projeto Deve respeitar as normas de apresentação gráfica em vigor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P?) com os objetivos de aprendizagem (OA?), como a seguir se explicita: OA1: P1, P2, P4 OA2: P3, P2, P4 OA3: P3, P2, P4 OA4: P2, P4 OA5: P2

Avaliação / Assessment


[10%, durante 1º sem] Assiduidade na participação em seminários, minicursos e assistência a defesas (a anunciar) [25%, final 1º sem] Avaliação dos capítulos 1 (motivação ao problema) e 2 (desenho preliminar da solução) do relatório do projeto no formato oficial e da apresentação e discussão dum poster num workshop do ISTAR-IUL [65%, final 2º sem] Defesa pública do projeto, onde se avaliará o relatório entregue, sua apresentação, capacidade de argumentação, autonomia e eventual disseminação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


[Para P1, 1º Sem] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es) [Para P2, 1º Sem] - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e leitura de textos de apoio e leitura - Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo [Para P3 e P4, 2º Se] - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são as seguintes: - Metodologias expositivas, participativas, ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: para OA3 a OA5; - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es): para OA1 a OA5

Observações / Observations


Aconselha-se a utilização das seguintes ferramentas (ou outras similares) nesta unidade curricular, todas elas do tipo freeware ou open source: Mendeley ? para a gestão bibliográfica; Overleaf ? para a edição e revisão cooperativa do relatório de projeto (se escrito em formato LaTeX); Trello + Plus for Trello ? para fazer a gestão deste projeto de investigação, registando as reuniões entre orientando e orientador(es), os assuntos pendentes, as datas importantes, os entregáveis, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia para esta unidade curricular será a determinada pela aplicação do protocolo de revisão da literatura técnico-científica mencionado no programa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16