Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados. A dissertação envolve a resposta a um conjunto de questões para as quais a literatura conhecida não dê ainda resposta. Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da Eng. Informática.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno deverá ser capaz de: OA1: Conhecer boas práticas de pesquisa bibliográfica e de construção de uma revisão do estado-da-arte sobre um assunto OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas OA3: Executar um trabalho de dissertação de dimensão adequada às horas de trabalho previstas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1º SEMESTRE CP1: Motivação para o problema e desenho preliminar da solução Envolve a revisão da literatura técnico-científica, orientada por um protocolo e as suas conclusões devem ser confirmadas por especialistas do domínio. Esta etapa deve clarificar a relevância do problema e a conceção preliminar da sua solução CP2:Treino de competências de redação e apresentação de trabalhos técnico-científicos Inclui a participação em seminários, workshops cooperativos (e.g. sessão de posters), minicursos e participação em defesas públicas 2º SEMESTRE CP3: Implementação e validação da solução proposta A implementação implica o refinamento do projeto. A validação implica o cumprimento dos passos da(s) abordagem(ns) metodológica(s) adoptada(s) e a comparação da solução proposta com o estado da arte e/ou a sua divulgação em local(is) técnico-científico(s) com revisão por pares (e.g. sessão de demonstração da ferramenta em conferência) CP4: Elaboração do relatório do projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O aluno deverá ser capaz de conhecer boas práticas de pesquisa bibliográfica e de construção de uma revisão do estado-da-arte sobre um assunto (OA1), incluindo a introdução à investigação (CP1) e as boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte (CP3). Além disso, deverá ser capaz de definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas (OA2), o que envolve a formulação do problema, definição dos objetivos de investigação, planeamento (CP2) e as boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação (CP4). Por fim, o aluno deverá executar um trabalho de dissertação de dimensão adequada às horas de trabalho previstas (OA3), seguindo as etapas e metodologias necessárias para a sua realização (CP5).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
[Para CP1, 1º Semestre] - Trabalho autónomo com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es). [Para CP2, 1º Semestre] - Metodologias expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; - Metodologias participativas com análise e discussão de estudos de caso e leitura de textos de apoio e de leitura; - Metodologias activas e colaborativas com trabalhos de grupo. [Para CP3 e CP4, 2º Semestre] - Trabalho autónomo com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos OA1 e OA2 são expostos na parte teórica e avaliados na primeira parte da UC. O objetivo OA3 decorre diretamente da obrigatoriedade de entrega de uma dissertação.
Observações / Observations
A dissertação deverá ser defendida em provas públicas, onde serão avaliadas a qualidade técnica/científica da dissertação e a sua apresentação. O orientador deverá ter em consideração a nota obtida na avaliação ao longo do semestre (1º) para considerar a dissertação como estando pronta para ser defendida.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre. Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011 Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475. Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1). Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011. Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008 Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29