Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados. A dissertação envolve a resposta a um conjunto de questões para as quais a literatura conhecida não dê ainda resposta. Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da Eng. Informática.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno deverá ser capaz de: OA1: Conhecer boas práticas de pesquisa bibliográfica e de construção de uma revisão do estado-da-arte sobre um assunto OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas OA3: Executar um trabalho de dissertação de dimensão adequada às horas de trabalho previstas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e planeamento CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação CP5: Execução da dissertação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1, CP3 -> OA1 CP2, CP4 -> OA2 CP5 -> OA3
Avaliação / Assessment
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso. A avaliação final terá em conta a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação (A), a qualidade da apresentação e discussão pública (B), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.6*A + 0.4*B
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso. A avaliação final terá em conta a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação (A), a qualidade da apresentação e discussão pública (B), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.6*A + 0.4*B
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos OA1 e OA2 são expostos na parte teórica e avaliados na primeira parte da UC. O objetivo OA3 decorre diretamente da obrigatoriedade de entrega de uma dissertação.
Observações / Observations
A dissertação deverá ser defendida em provas públicas, onde serão avaliadas a qualidade técnica/científica da dissertação e a sua apresentação. O orientador deverá ter em consideração a nota obtida na avaliação intercalar para considerar a dissertação como estando pronta para ser defendida.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre. Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011 Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475. Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1). Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011. Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008 Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16