Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03786
Acrónimo :
03786
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
278.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


na

Objetivos Gerais / Objectives


Visa a formação avançada através do contacto dos estudantes com investigadores e especialistas, nacionais e estrangeiros, que discutem de forma aprofundada e crítica os seus trabalhos de investigação no domínio da psicologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de: OA1. Identificar e avaliar criticamente alguns programas actuais de investigação em psicologia, reconhecendo a especificidade das suas abordagens teóricas e metodológicas. OA2. Identificar e justificar como se relacionam e articulam perguntas de investigação, abordagens teóricas e metodologias em alguns programas actuais de investigação em psicologia. AO3. Comparar as abordagens e metodologias de alguns programas actuais de investigação em psicologia com as abordagens e metodologias que irão usar nos seus próprios projectos de pesquisa. OA4. Identificar, através da comparação com outros, as potencialidades e limites dos seus próprios projectos de pesquisa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A cada ano os Conteúdos Programáticos (CP) dos seminários de Temas Avançados serão ajustados às necessidades e interesses específicos dos alunos inscritos em Doutoramento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos específicos desta UC são definidos em cada ano, pois as necessidades dos doutorandos variam. Esta disparidade exige plasticidade e planeamento ao estruturar os CPs, por forma a atingir os OA. No fim de cada ano os alunos inscritos, seus orientadores e os coordenadores dos grupos do CIS são questionados sobre eventuais necessidades e interesses temáticos dos doutorandos. Com base nestas respostas define-se uma parte dos CPs dos seminários. Os finais são fixados considerando os novos doutorandos, de modo a responder às suas necessidades.

Avaliação / Assessment


a) Presença nos seminários é obrigatória. Faltas não justificadas só são admitidas em 25% dos seminários. b) Reflexão crítica sobre um dos seminários a que o aluno assistiu, considerando pontos comuns com o seu projeto de tese, e apresentando: 1) questão de investigação relevante para este, com base na teoria apresentada no seminário; ou 2) desenho de um estudo com base na metodologia apresentada no seminário.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são seminariais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários de Temas Avançados pretendem expor os alunos a programas fundamentados, críticos, e actuais de investigação em Psicologia, pelo que são convidados para os leccionar especialistas de Curriculum relevante, nacionais e estrangeiros. A cada ano são convidados os especialistas considerados mais ajustados aos diversos projectos de investigação, que estão a ser desenvolvidos pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas (ou em curso), oferecer fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos seus próprios trabalhos. Os investigadores convidados para os seminários enviam previamente bibliografia específica destinada à preparação dos alunos para os seminários, e de forma geral disponibilizam-se aquando da sua deslocação ao ISCTE-IUL, para reunir de forma mais individualizada com os alunos interessados nos seus temas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Será proposta aos alunos em função dos temas avançados programados para cada semestre/ano lectivo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


It will be proposed according to the advanced themes scheduled for each semester/school year.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-15