Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
na
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa o desenvolvimento de competências associadas à investigação e à vida académica, como as pedagógicas, de organização de eventos científicos, de apresentação de comunicações ou posters e de redacção de abstracts e artigos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Redigir um artigo científico. OA2. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação. OA3. Organizar um congresso/encontro científico. OA4. Ensinar matérias da área da Psicologia. OA5. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Escrita de artigos científicos. CP 2. Regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação. CP 3. Organização de encontros científicos. CP 4. Competências pedagógicas no ensino de matérias da área da Psicologia. CP 5. Boas práticas de investigação científica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 ? CP5
Avaliação / Assessment
a) Requerimentos para avaliação: Presença em pelo menos 75% dos seminários. Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência) 1 aula supervisionada (pelo supervisor ou por docente a indicar por este) b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Das 300 horas totais: 24 são em seminários com docentes, 2 de orientação tutorial com o coordenador da UC. Das 274 horas de trabalho autónomo: 110 horas (40%) são para a realização de um trabalho escrito, 54 horas (20%) de treino de competências pedagógicas e 110 horas (40%) são para a organização de eventos e conferências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nesta fase da formação dos alunos pretende-se nesta UC um treino prático de competências ligadas à vida académica pelo que nos seminários são apenas convidados para os leccionar especialistas de Curriculum relevante. Quanto ao treino de competências pedagógicas, todos os docentes do DEPSO têm formação pedagógica adequada para poder propor métodos pedagógicos adequados ao contacto destes doutorandos com outros alunos. A preparação de eventos científicos é sempre feita sob supervisão de um doutorado com experiência anterior nestas tarefas.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wegner, D. M. (2003). Science talk: Discover and debate. SPSP Dialogue, 18, 10-11. Perracchio, L. A., & Escalas, J. E. (2008). Tell me a story: Crafting and publishing research in consumer psychology. Journal of Consumer Psychology, 18, 197-204. Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association. Bem, D. J. (2002). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association. Arkin, R. M. (2010). Most underappreciated: 50 prominent social psychologists describe their most unloved work: New York: Oxford University Press. American Psychological Association. (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed). Washigton, D.C.: Author.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16