Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa o desenvolvimento de competências associadas à investigação psicológica, tais como redacção de projectos de investigação e artigos científicos, organização de eventos científicos, apresentação de comunicações/posters, e ainda competências pedagógicas essenciais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Redigir um projecto científico. OA2. Redigir um artigo científico. OA3. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação. OA4. Organizar um congresso/encontro científico. OA5. Conhecer estratégias pedagógicas de ensino aplicadas na área da Psicologia. OA6. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Escrita de projectos científicos CP2. Escrita de artigos científicos CP3. Regras e ferramentas para preparação e apresentação de trabalhos de investigação. CP3. Regras e ferramentas para a organização de encontros científicos CP4. Competências pedagógicas no ensino em Psicologia. CP5. Boas práticas de investigação científica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado pelo CP1. O OA2 é concretizado pelo CP2. O OA3 é concretizado pelo CP3. O OA4 é concretizado pelo CP4. O OA5 é concretizado pelo CP5. O OA6 é concretizado pelo CP6.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre. A avaliação inclui a) Presença em pelo menos 75% dos seminários; Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência); 1 plano de aula e sua implementação (supervisionado pelo orientador ou por docente a indicar por este) b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra essencialmente participativas e ativas (e.g. exercícios, análise de casos, discussão de boas e más práticas) e pontualmente metodologias expositivas (e.g. técnicas de escrita). Das 300 horas totais 24h são em seminários com docentes, 2 de orientação tutorial com o coordenador da UC. Das 274 horas de trabalho autónomo: 110 horas (40%) são para a realização de um trabalho escrito, 54 horas (20%) de treino de competências pedagógicas e 110 horas (40%) são para a organização de eventos e conferências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino estão alinhadas com os OA. As metodologias expositivas serão usadas pontualmente e suportam a concretização dos OA1, OA2, OA5 e OA6 permitindo a aquisição de conhecimentos necessários à aplicação prática. Metodologias ativas e participativas, recorrendo resolução de exercícios, discussão de casos, permitem aplicar o conhecimento adquirido possibilitando a concretização de todos os objetivos (OA1 a OA6). Nesta fase da formação dos alunos pretende-se nesta UC um treino prático, ancorado em evidência, de competências ligadas à investigação e vida académica pelo que nos seminários são apenas convidados para leccionar especialistas de Curriculum relevante. O treino de competências pedagógicas é assegurado pela sólida formação pedagógica de todos os docentes do DEPSO que os capacita para propor métodos pedagógicos adequados ao contacto dos doutorandos com outros alunos. A preparação de eventos científicos é sempre feita sob supervisão de um doutorado com experiência anterior nestas tarefas. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6).
Observações / Observations
NA
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition (2020). Gernsbacher, M. A. (2018). Writing empirical articles: Transparency, reproducibility, clarity, and memorability. Advances in methods and practices in psychological science, 1(3), 403-414. A Guide to Writing Good Academic Prose (2016). The Chronicle of Higher Education Inc. Billig, M. (2011). Writing social psychology: Fictional things and unpopulated texts. British journal of social psychology, 50(1), 4-20. Lewis, N. A., Somerville, L. H., van Bavel , J. J., Cunningham, W. A. (2019). Help funders help you: Five tips for writing effective funding applications. Science.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Additional readings for each subject will be provided throughout the course.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-09