Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03793
Acrónimo :
03793
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
58.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
61.0h/sem
Trabalho Autónomo :
989.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é permitir aos/às alunos/as o desenvolvimento de investigação empírica no quadro das questões e problemáticas da Psicologia das Relações Interculturais. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, como os resultados de uma intervenção. Por fim, esta UC, permitirá aos/às alunos/as o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, independentemente, mas sob supervisão, uma questão de investigação cientificamente relevante da literatura existente OA2. Realizar uma revisão literária, e utilizar teorias e evidências para formular hipóteses testáveis OA3. Conceber métodos e materiais de forma sensível à cultura para testar hipóteses empiricamente OA4. Realizar uma estudo empírico e analisar os dados adequadamente OA5. Interpretar os resultados no contexto teórico OA6. Descrever os resultados cientificamente e apresentar os resultados oralmente de forma coerente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Em pontos chave neste processo, os/as alunos/as receberão feedback relevante para a área de conteúdo da sua dissertação e do próprio processo de investigação. Em particular, os/as alunos/as receberão feedback sobre o desenho de um estudo empírico e sobre o processo de escrita. Em ambos os casos serão disponibilizadas orientações gerais e literatura relevante.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A orientação de uma dissertação deve providenciar aos/às alunos/as acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os/as a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto. As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.

Avaliação / Assessment


A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional na avaliação. Esta UC não tem exame final nem é possivel a melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. A maioria da orientação da dissertação será feita em contacto direto com o orientador, em sessões individuais, ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante. 2. Os alunos terão um seminário no qual cada aluno apresentará o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos/às alunos/as apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno/a permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da dissertação. O/A aluno/a beneficiará, ainda, de seminários mensais onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.

Observações / Observations


O seminário inclui feedback formal sobre o projeto de investigação, tanto por parte do docente quanto dos colegas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association, 7th ed. Washington, DC: American Psychology Association. ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Braun, V. and Clarke, V. (2021) Thematic Analysis: A Practical Guide. Sage. Breakwell, G., Wright, D. M., & Barnett, J. (2020). Research Methods in Psychology. (5th ed.) Sage. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/research-methods-in-psychology/book257083 Field, A. P., (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th edition). Sage. Hart, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Krueger, R. and Casey, M. (2014) Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. Sage. McBride, D. M. (2023). The process of research in psychology (5th ed.). Sage. Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd Ed.). Sage. Sullivan, C., Gibson, S., & Riley, S. (Eds.) (2023). Doing Your Qualitative Psychology Project. (2nd ed.) Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-22