Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03799
Acrónimo :
03799
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender o mecanismo de funcionamento do mercado obrigacionista, utilizar estratégias de imunização, estimar curvas de taxas de juro e avaliar contratos de opções e de futuros sobre taxas de juro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Avaliar e formular uma decisão de negociação para uma obrigação e calcular a taxa de rendibilidade associada a um investimento no mercado de obrigações. 2.Implementar estratégias de imunização. 3.Estimar e interpretar uma curva de taxas de juro. 4.Definir estratégias de cobertura via mercado de futuros sobre obrigações. 5.Determinar o valor de equilíbrio de um contrato de opções sobre taxas de juro.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.O mercado de obrigações: Conceitos e caraterísticas. 2.Taxas spot, taxas forward e factores de desconto. 3.Avaliação de obrigações: Taxa fixa versus taxa variável. 4.Taxas de rendimento: Yield to maturity e taxa de rendimento realizada. 5.Rating e risco de crédito. 6.Volatilidade, duração e convexidade. 7.Imunização: -Single period immunization; -Multi-period immunization; -ALM. 8.Estimação da estrutura temporal de taxas de juro: -Bootstrap in the Money-Market; -Nelson-Siegel. 9.Futuros sobre obrigações -Definições -Conversion factors -Cheapest-to-deliver -Avaliação -Hedging 10.Traded options on short-term interest rates -Definições -Pricing under stock-style margining -Pricing under Futures-Style margining -Hedging of interest rate risk 11.Over-the-counter options on interest rates -Market model -Caps, floors e collars -Swaptions

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1. a 5. OA2 - Pontos do programa: 6. a 7. OA3 - Ponto do programa: 8. OA4 - Ponto do programa: 9. OA5 - Ponto do programa: 10. a 11.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: a) Um trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) com ponderação de 20%; b) Um teste escrito (de Época Normal) com ponderação de 80% (nota mínima igual ou superior a 8.5 valores). Os restantes estudantes realizarão um exame escrito (100%) na mesma data do teste escrito (1ª época). Os estudantes que reprovarem na 1ª época podem aceder ao exame de 2ª época que terá uma ponderação de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição e/ou desenvolvimento de competências, em conformidade com os objectivos definidos, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA3 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Tuckman, B. (2002), Fixed Income Securities: Tools for Today`s Markets, 2nd edition, John Wiley & Sons. -Saunders, A. e Cornett, M. M. (2008), Financial Institutions Management: A Risk Management Approach, 6th edition, Irwin/McGraw-Hill, Chapters 7, 8, 9 and 24. -Martellini, L., Priaulet, P. e Priaulet, S. (2003), Fixed-Income Securities: Valuation, Risk Management and Portfolio Strategies, John Wiley & Sons. -Hull, J. C. (2014), Options, Futures and Other Derivatives, 9th edition, Prentice-Hall. -Fabozzi, F. J. (2006), Bond Markets, Analysis and Strategies, 6th edition, Prentice-Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16