Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03811
Acrónimo :
03811
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
426.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes devem, no final desta unidade curricular, conhecer os princípios de conceção da investigação e as técnicas de pesquisa adequadas à resolução de problemas científicos. A unidade contextualiza estes conhecimentos no espaço de investigação associado ao domínio das Ciências e Tecnologias de Informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os principais objetivos desta UC são os de capacitar os estudantes para: OA1: Enquadrar a investigação no quadro da Ciência OA2: Realizar revisões de literatura OA3: Apresentar resultados científicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa assenta em cinco partes: P1: Ciência e Investigação: questões gerais P2: Revisão da Literatura P3: Escrita de artigo científico P4: Realização de uma apresentação científica P5: Patentes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: O primeiro objetivo de aprendizagem corresponde ao descrito em P1, uma vez que é importante ter uma noção geral de como se faz ciência, investigação e como a mesma deve ser difundida pela comunidade. OA2: O segundo objetivo de aprendizagem prende-se como trabalho que a maior parte dos estudantes está a fazer nesta fase, ou seja a revisão da literatura, cujos métodos são explicados em P2 OA3: O terceiro objetivo de aprendizagem é comunicado em toda a restante parte do programa (P3, P4, P5), uma vez que é necessário que os estudantes saibam escrever um artigo científico, ou patente, assim como apresentar os seus resultados de investigação à comunidade científica.

Avaliação / Assessment


1. Participação (10%) 2. Avaliação da revisão de literatura individual (30%) 3. Avaliação do artigo (30%) 4. Avaliação da apresentação oral (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC são usadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1.Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 3.Metodologias ativas com realização de trabalhos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo aprendizagem (OA): 1. Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência - Correspondem aos dois primeiros objetivos de aprendizagem definidos, OA1 e OA2, ou seja às primeiras partes do Programa, e que são todas as questões gerais sobre ciência, investigação e sua disseminação. 2. Participativas, com análise de casos de estudo - São sempre dados casos de estudo a cada estudante, relacionado com o trabalho que desenvolve, de forma a melhor o desempenhar. Assim a realização efetiva de revisão de literatura aplicada ao caso concreto da tese de cada estudante e respetiva apresentação, corresponde aos objetivos definidos em OA2 e OA3 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais - Para ser verdadeiramente ativo, é solicitado a cada estudante no final das aulas, que apresente aos restantes os seus resultados iniciais de investigação e se faça a sua discussão com a participação de toda a turma, o que é sempre muito positivo e por isso corresponde ao terceiro objetivo de aprendizagem OA3

Observações / Observations


A documentação necessária para o curso será disponibilizada progressivamente na plataforma disponibilizada para o e-learning do ISCTE-IUL.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[B]=book; [A]=article [B] Dawson, C. (2009) Introduction to Research Methods, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4 [B] Kumar, R. (2014) Research Methodology, 4th Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2 [B] Jackson, S.L. (2008) Research Methods ? a modular approach, Wadsworth, 2008 [B] Dodig, G. (2003) Theory of Science Compendium, Maelardaen University Sweden, 2003 [B] Miles, M.B. and Huberman, A.M. (1994) Qualitative Data Analysis, SAGE Publications, 1994 [A] Levy, Y. and Ellis, T.J. (2006) A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in upport of Information Systems Research, Informing Science Journal, Vol.9, 2006 [A] Newell, A. and Simon, H.A. (1975) Computer Science as Empirical Inquiry: Symbols and Search, Communications of the ACM, 19(3) March 1976, [A] Geetha Paulmani (2017) Lean Research Culture: Measurement, Analysis, and Revitalization of Processes and Outcomes of Contemporary Research Practices, IEEE 17th Intern. Conf. (ICALT), pp. 533

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Li Zi-yun. Educational Technology research methods of the uniqueness of Disenchantment and methodological interpretation [J] . e-Education Research, 2015, vol.3, pp. 17-21 +28. -Tom Kelley, The Art Of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO, America's Leading Design Firm, 2016, -John Hershey, The Eureka Method: How to Think Like an Inventor, 2011. -Natalia Silvis-Cividjian, Pervasive Computing: Engineering Smart Systems (Undergraduate Topics in Computer Science), Springer 2016.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30