Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03817
Acrónimo :
03817
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Geografia

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objectivo geral capacitar os alunos para a interpretação do ambiente físico natural enquanto aspecto fundamental do ambiente construído. Nesse sentido, a disciplina é dedicada ao estudo das características físicas e morfológicas do território e da paisagem enquanto matriz do desenvolvimento das intervenções humanas. Serão identificadas as diversas componentes do ambiente físico natural que interferem directamente com esses assentamentos bem como fornecidos os meios e as técnicas de análise e de representação da paisagem necessários ao bom desenvolvimento de propostas que contribuam para a construção de ambientes de alta qualidade. Procurar-se-á desta forma, dotar os alunos da capacidade de interpretação do contexto natural, quer seja para a interpretação da cidade e da arquitectura através da história, quer seja para a concepção de novas formas urbanas e ou arquitectónicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá ser capaz de: 1. Identificar a relação entre arquitetura e a paisagem, entre o homem e a natureza, entre forma e contexto. 2. Analisar a morfologia e fisiografia da paisagem. 3. Representar graficamente e segundo métodos apropriados o ambiente natural e a paisagem. 4. Identificar o papel das estruturas naturais enquanto molde para a organização das estruturas construídas. 5. Identificar os processos que aplicados à arquitetura contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental e ecológica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Geografia a primeira arquitetura O Homem e o meio ambiente. Regiões climáticas e arquitetura. Arquitetura e urbanismo bioclimático. Arquitectura autóctone. 2. Arquitetura e Topografia Forma natural e forma construída. Tipologia territorial e edificativa. A geometria do território. Linhas e pontos notáveis do território. Formas de representação do relevo. Análises fisiográficas do sítio arquitetónico. 3. Arquitetura e Sol A geometria solar. Carta solar. Arquitetura e urbanismo solar. Envelope solar. Sistemas passivos. 4. Arquitetura e Movimento do Ar Princípios do movimento do ar: Ventos e brisas. O vento na cidade. Ventilação urbana e arquitetónica. 5. Arquitetura e Água A água na cidade e na arquitetura. A água como elemento arquitetónico. Bacias hidrográficas e unidades de planeamento urbano e territorial. Espaços verdes e sistema hídrico. Sistemas húmido e seco.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos nos objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: - Identificar a relação entre arquitetura e a paisagem (OA1) através dos conhecimentos tériocos adquiridos no módulo CP1. - Saber analisar a morfologia e fisiografia de diferentes paisagens e territórios (OA2)através dos conhecimentos práticos e tériocos adquiridos nos módulos CP2 e CP5. - Saber utilizar os diferentes métodos e técnicas de representação da paisagem (OA3) através dos conhecimentos práticos e téoricos adquiridos nos módulos CP2, CP3, CP4 e CP5. - Saber identificar o papel das estruturas naturais enquanto molde para a organização das estruturas construídas (OA4) através dos conhecimentos práticos e tériocos adquiridos nos módulos CP2, CP3, CP4 e CP5. - Contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental e ecológica (OA5) através do conhecimento adquirido em todos os módulos da UC: CP1, CP2, CP3, CP4 e CP5.

Avaliação / Assessment


Avaliação é realizada ao longo do semestre, baseada na realização de 4 exercícios práticos de carácter individual e de um teste escrito, com as seguintes ponderações: Atividade 1: Representações do relevo_20% Atividade 2: Bacias hidrográficas, secção fisiográfica e análises de visibilidade_10% Atividade 3: Exposição das encostas e carta solar_10% Atividade 4: Ventos e brisas_10% Teste escrito_ 50% A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima às aulas de 70%. Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão teórico-práticas (TP) com o objetivo de apresentar os conceitos, técnicas, metodologias e instrumentos de análise da paisagem e do território a aplicar através dos exercícios práticos. Os exercícios a desenvolver individualmente exploram a leitura fisiográfica do território e a inter-relação entre as componentes naturais e humanas no ambiente construído da cidade. O seu objetivo principal é dar a conhecer e utilizar os meios e as técnicas de interpretação da morfologia do território e dos aspetos bioclimáticos que influenciam a arquitetura. À excepção do módulo introdutório (CP1) todos os conteúdos programáticos dão origem a atividades práticas. Os exercícios a realizar (Representações do relevo; Linhas e pontos estruturantes do território; Bacia hidrográfica-Secção fisiográfica-Visibilidade; Exposição das encostas; Carta Solar e Ventos & Brisas), serão apresentados nas aulas ao longo do semestre, em formulário próprio e de forma sequencial de acordo com os conteúdos da UC. Os exercícios práticos insidem sobre um território - caso de estudo real e específico. Fomenta-se a colaboração com outras UCs através da análise de territórios em estudo. O formulário dos exercícios, bem como os materiais de apoio (aulas teóricas, mapas, vídeos de apoio à execução das técnicas, recursos web, etc.) ficarão disponíveis na plataforma Moodle, na qual deverão também ser submetidos para avaliação em datas e condições especificadas. Para maior interação e melhor comunicação entre alunos e docente, será criado um Forum de discussão na plataforma Moodle onde devem ser colocadas todas as questões & respostas (à distância) de modo a poderem ser visualizadas por todos. Os exercícios aplicados serão desenvolvidos durante as aulas com o apoio do professor e completados em trabalho autónomo. O teste, a realizar na última aula, inside sobre os conteúdos programáticos e as atividades devenvolvidas ao longo do semestre, procurando aferir a aquisição de competências por parte do aluno para a leitura de novos territórios. O total de 37h de trabalho autónomo deve considerar: Pesquisa e leitura 15h, elaboração dos exercícios 22h.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologias de ensino e avaliação pressupõem a aquisição dos conhecimentos necessários para a interpretação do ambiente físico natural enquanto aspecto fundamental do ambiente construído e da arquitetura, de acordo com os objetivos de aprendizagem definidos. A tipologia de aula (Teórico-Prática) permite identificar as diversas componentes do ambiente físico natural bem como as técnicas de análise e de representação da paisagem necessários ao bom desenvolvimento de propostas que contribuam para a construção de ambientes de alta qualidade. A metodologia de ensino assim adotada ajudará o desenvolvimento nos alunos dos raciocínios de análise crítica desejáveis num projeto de arquitetura. Aos conteúdos programáticos corresponde a realização de diferentes exercícios aplicados. Esta metodologia de ensino pressupõe que os objetivos de aprendizagem (OA) sejam alcançados e validados pelos instrumentos do processo de avaliação, nomeadamente através dos exercícios práticos e do teste escrito.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Abreu, A. C. (1977). Análise Biofísica. Tópicos e Bibliografia. Universidade Évora. Abreu, M.& Magalhães, M. R. (2007). Estrutura Ecológica da Paisagem. Conceitos e Delimitação. ISA Press. Alcoforado, M. J. (1993). O Clima da Região de Lisboa. Contrastes e Ritmos Térmicos. Centro Estudos Geográficos. UL. Brown, G. Z.& DeKeay, M. (2001). Sun, Wind & Light. Architectural Design Strategies. 2nd Ed. John Wiley & Sons. Guerreiro, M. R. (2002). O território e a edificação: O papel do suporte físico natural na génese e formação da cidade em Portugal. Iscte-IUL. Higuchi, T. (1988). The Visual and Spatial Structure of Landscape. MIT Press. LaGro Jr, J.A.(2008). Site Analysis. A contextual approach to sustainable land planning and site design. Jonh Wiley & Sons, Inc. MOPT (1992). Guía de la elaboración de estudios del medio físico. Monografias de la Secretaria del Estado para las Políticas del Agua y del Medio Ambiente. McHarg, I. L. (1992). Design with Nature, John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Olgyay, V. (2002). Arquitectura e Clima. Ed. Gustavo Gili. Ribeiro, O. (1987). Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Liv. Sá da Costa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26