Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03818
Acrónimo :
03818
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Cultura Arquitectónica constitui a unidade curricular de abertura da área científica da Teoria e História de Arquitectura e Urbanismo, que se prolonga pelos anos sucessivos do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA), inscrevendo-se no 1º Semestre do respectivo Plano de Estudos. O seu carácter inicial vem a justificar o perfil particular desta unidade curricular, na qual se procura oferecer aos alunos uma introdução ao pensamento arquitectónico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular tem por objectivos de aprendizagem principais: a.) Relacionar a actividade edificatória e actividade projectual, circunscrevendo e identificando a actuação do Arquitecto. b.) Contextualizar a Arquitectura no espaço, no tempo, e na sua relação com as actividades humanas convergentes, nomeadamente nas Tecnologias e nas Artes. c.) Identificar um conjunto de obras de referência de Arquitectura e respectivos autores, em diversos períodos da História. d.) Exercitar as capacidades de investigação, síntese e escrita do aluno, no âmbito da produção dos trabalhos dos enunciados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em "Cultura Arquitectónica", os alunos serão familiarizados com campos temáticos diversos, dentro do mundo da Arquitectura, mas também dentro do quadro mais alargado das Artes e das Ciências Sociais. Esta revisão crítica a realizar nas aulas, ou grupos de aulas, irá inscrever-se, entre outros, nos campos seguintes: I.A construção (ou «arquitectura») popular, a construção tradicional e o projecto erudito. II.A «inovação» na Arquitectura e nas Artes: - Paradigmas da Arquitectura ao longo dos tempos. - Personalidades centrais na produção arquitetónica ocidental: projectistas portugueses e estrangeiros. III.Arquitectura e Tecnologia: -O idealismo moderno. -As tipologias arquitectónicas da era moderna

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conjunto de aulas a leccionar, e os respectivos temas, foram seleccionados tendo em conta a sua particular eficácia para a transmissão dos conhecimentos, e coerência com os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular. Assim, o objectivo a.) será cumprido nos temas programáticos I. e II.; o objectivo b.) será cumprido ao longo de todo o semestre lectivo; o objectivo c.) no tema programático II.; o objectivo d.) no âmbito do trabalho autónomo dos alunos

Avaliação / Assessment


O processo de Avaliação segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do ISCTE-IUL (regulamento n.º 198/2024). Trata-se de uma Unidade Curricular com Avaliação ao longo do semestre (cf. alínea a) do ponto 1 do art.º 7 desse regulamento), na qual se prevê uma assiduidade mínima de 70% (cf. ponto 2 do art.º 7-A do RGACC), a qual é essencial para a aprendizagem. Os momentos de avaliação correspondem a 1ª época (cf.ponto 2 do art.º 12 do RGACC), com realização de dois testes a agendar em Conselho de Ano, que combinadamente constituirão 85% da nota na UC, a que se somarão 15% correspondentes a participação/assiduidade. A 2ª época (cf.ponto 2 do art.º 13 do RGACC) consiste na realização de exame, cuja classificação corresponderá a 100% da nota do examinado, destinando-se a aprovação, ou melhoria de nota. A aprovação na uc é alcançada com nota igual ou superior a 10 valores, em qualquer das épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes serão convidados ao envolvimento com a matéria a tratar de modo dialéctico, participando activamente no curso das aulas. Para esses efeitos, o docente recorrerá continuamente a meios audiovisuais de apoio, para melhor eficácia do discurso: power-point, vídeo, música e outros. Para além da bibliografia presente na Ficha de Unidade Curricular, as aulas apresentadas pelo docente serão disponibilizadas aos estudantes, em pasta partilhada, em pdfs com os respectivos slides, onde será incluída bibliografia adicional relativa à matéria respectiva. Complementarmente, os estudantes tomarão apontamentos em aula sobre a matéria apresentada, os quais, cumulativamente, com a bibliografia, constituirão o material de estudo principal da unidade curricular. O docente anunciará, em certas aulas, que a respectiva matéria será objecto de questionamento no seguinte teste escrito calendarizado, assim como no exame escrito final (para aqueles necessitados do mesmo para aprovação, ou outros que desejem realizar melhoria de nota).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A componente de «cultura geral» da disciplina irá projectar-se no modo como os temas tratados se irão apoiar em territórios convergentes com o mundo da Aquitectura: as Ciências Sociais e as Artes. A matéria a tratar não será apresentada de um modo cronologicamente sucessivo, em moldes historiográficos clássicos, adoptando antes um perfil de seminário, com temas específicos, tratados em blocos de aulas com alguma autonomia e de um modo aberto, de modo a estimular uma visão crítica e pessoal do aluno relativamente à temática.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Arquitectura Popular em Portugal. Lisboa: OAP. 1988. ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1996 RUDOFSKY, Bernard. Architecture without architects, an introduction to nonpedigreed architecture. NY, MoMA, 1964 ROTH, Leland. Entender la arquitectura sus elementos, historia y significado, 1999, Cota Biblioteca ISCTE-IUL: AU 111 ROT*Ent, ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitectura, 1996, Cota Biblioteca ISCTE-IUL: AU.111 ZEV*Sab. ZUMPTHOR, Peter. Thinking architecture, Basel : Birkhauser2000. Cota Biblioteca ISCTE-IUL: AU.111 ZUM*Thi

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BECKER, Annette; TOSTÕES, Ana; WANG, WILFRIED, ed. lit. A Arquitectura do Século XX. Portugal. Prestel, Deutscher Architektur Museum, 1997 TOSTÕES, Ana ed lit. Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Lisboa: IPPAR, 2004 PORTAS, Nuno. A Evolução da Arquitectura Moderna, in, ZEVI, Bruno ? Historia da Arquitectura Moderna. Lisboa: Editora Arcádia, 1973-78, p. 687-746. ALMEIDA, Pedro Vieira de; FERNANDES, José Manuel. A Arquitectura Moderna. Lisboa: Alfa, 1986, vol. 14 SCRUTON, Roger. A Estética da Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1979. ANDRÉ, Paula; SAMBRICO, C. Arquitectura Popular. Tradição e Vanguarda. Lisboa: Dinâmia-CET'IUL, 2016. BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BENEVOLO, Leonardo. The History of the City. London, Scolar Press,1980. INIGUEZ, Miguel (2001) La columna y el muro. Fragmentos de un dialogo. Barcelona: Fundacion Caja Arquitectos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31