Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03818
Acrónimo :
03818
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular constitui a disciplina inicial na área científica da Teoria e História de Arquitectura e Urbanismo, que se prolonga pelos anos sucessivos do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA), inscrevendo-se no 1º Semestre do respectivo Plano de Estudos. O seu carácter inicial vem a justificar o perfil particular desta unidade curricular, na qual se procura oferecer aos alunos uma introdução ao pensamento arquitectónico

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular tem por objectivos de aprendizagem principais: a.) Relacionar a actividade edificatória e actividade projectual, circunscrevendo e identificando a actuação do Arquitecto. b.) Contextualizar a Arquitectura no espaço, no tempo, e na sua relação com as actividades humanas convergentes, nomeadamente nas Tecnologias e nas Artes. c.) Identificar um conjunto de obras de referência de Arquitectura e respectivos autores, em diversos períodos da História. d.) Exercitar as capacidades de investigação, síntese e escrita do aluno, no âmbito da produção dos trabalhos dos enunciados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em "Cultura Arquitectónica", os alunos serão familiarizados com campos temáticos diversos, dentro do mundo da Arquitectura, mas também dentro do quadro mais alargado das Artes e das Ciências Sociais. Esta revisão crítica a realizar nas aulas, ou grupos de aulas, irá inscrever-se, entre outros, nos campos seguintes: I.A construção (ou «arquitectura») popular, a construção tradicional e o projecto erudito. II.A «inovação» na Arquitectura e nas Artes: - Paradigmas da Arquitectura ao longo dos tempos. - Personalidades centrais na produção arquitetónica ocidental: projectistas portugueses e estrangeiros. III.Arquitectura e Tecnologia: -O idealismo moderno. -As tipologias arquitectónicas da era moderna

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conjunto de aulas a leccionar, e os respectivos temas, foram seleccionados tendo em conta a sua particular eficácia para a transmissão dos conhecimentos, e coerência com os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular. Assim, o objectivo a.) será cumprido nos temas programáticos I. e II.; o objectivo b.) será cumprido ao longo de todo o semestre lectivo; o objectivo c.) no tema programático II.; o objectivo d.) no âmbito do trabalho autónomo dos alunos

Avaliação / Assessment


A uc prevê uma assiduidade mínima de 70%. Avaliação Periódica com 3 pequenos momentos de avaliação. A nota final resulta da média dos 3 momentos de avaliação. A aprovação na uc prevê uma nota igual ou superior a 10 valores. A uc prevê a possibilidade da realização de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes serão convidados ao envolvimento com a matéria a tratar de modo dialéctico, participando activamente no curso das aulas. O docente recorrerá continuamente a meios audiovisuais de apoio, para melhor eficácia do discurso: power-point, vídeo e outros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A componente de «cultura geral» da disciplina irá projectar-se no modo como os temas tratados se irão apoiar em territórios convergentes com o mundo da Aquitectura: as Ciências Sociais e as Artes. A matéria a tratar não será apresentada de um modo cronologicamente sucessivo, em moldes historiográficos clássicos, adoptando antes um perfil de seminário, com temas específicos, tratados em blocos de aulas com alguma autonomia e de um modo aberto, de modo a estimular uma visão crítica e pessoal do aluno relativamente à temática.

Observações / Observations


Três pequenos momentos de avaliação a realizar/entregar nas datas definidas e de acordo com o estipulado nos enunciados Momento de avaliação 1- Apresentação em aula da “Habitação às 5ªs” e entrega da apresentação (aula) Momento de avaliação 2 - Apresentação em aula da “Habitação nos Arquivos da RTP” e entrega da apresentação (aula) Momento de avaliação 3 - Entrega de um pequeno texto (cerca de 2.600 palavras/6 páginas A4) - Estudantes Erasmus devem falar directamente com a professora para apoio bibliográfico e definição do trabalho a realizar

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Arquitectura Popular em Portugal. Lisboa: OAP. 1988. ZEVI, Bruno ? Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1996 ROTH, Leland ? Entender la arquitectura sus elementos, historia y significado. Barcelona: Gustavo Gili,I Parte, 1999 Da Identidade da Arquitectura Portuguesa, in, Revista Camões, nº 22, 2013 RUDOFSKY, Bernard ? Architecture without architects, an introduction to nonpedigreed architecture. NY, MoMA, 1964 ROTH, Leland, Entender la arquitectura sus elementos, historia y significado, 1999, Cota Biblioteca ISCTE-IUL: AU 111 ROT*Ent, ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, 1996, Cota Biblioteca ISCTE-IUL: AU.111 ZEV*Sab., BANDEIRINHA, José António, O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974, 2007, https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/41492, https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/41492

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BECKER, Annette; TOSTÕES, Ana; WANG, WILFRIED, ed. lit. ? A Arquitectura do Século XX. Portugal. Prestel, Deutscher Architektur Museum, 1997 TOSTÕES, Ana ed lit. ? Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Lisboa: IPPAR, 2004 PORTAS, Nuno ? A Evolução da Arquitectura Moderna, in, ZEVI, Bruno ? Historia da Arquitectura Moderna. Lisboa: Editora Arcádia, 1973-78, p. 687-746. ALMEIDA, Pedro Vieira de; FERNANDES, José Manuel ? A Arquitectura Moderna. Lisboa: Alfa, 1986, vol. 14 SCRUTON, Roger ? A Estética da Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1979. ANDRÉ, Paula; SAMBRICO, C. ? Arquitectura Popular. Tradição e Vanguarda. Lisboa: Dinâmia?cet-iul, 2016. BENEVOLO, Leonardo ? História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BENEVOLO, Leonardo ? The History of the City. London, Scolar Press,1980. INIGUEZ, Miguel (2001) La columna y el muro. Fragmentos de un dialogo. Barcelona: Fundacion Caja Arquitectos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16