Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Desenho
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
O programa da UC de Desenho III incide fundamentalmente sobre processos e sistemas de representação do espaço decorrentes de uma aproximação simultaneamente prospetiva e projetiva aos conceitos e formas que o povoam. O programa tem como objetivos gerais: OG1. Promover o entendimento do Desenho e da maquete como instrumentos concetuais e operativos da Arquitetura. OG2. Incentivar o conhecimento e exploração de processos e sistemas de representação do espaço. OG3. Exercitar a dimensão projetual do Desenho na reinvenção de um espaço. OG4. Estimular o desenvolvimento de competências de interpretação gráfica de espaços e objetos arquitetónicos. OG5. Consolidar uma visão crítica e metodologias próprias de expressão gráfica e comunicação visual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Estruturar formas e espaços. OA2. Articular registos de memória e de observação direta na representação de um espaço. OA3. Garantir a tradução gráfica qualificada de conceitos-síntese de identificação de um espaço. OA4. Aplicar uma metodologia adequada ao desenvolvimento do projeto. OA5. Desenvolver metodologias de apresentação visual do projeto. OA6. Aplicar corretamente metodologias de expressão gráfica. OA7. Produzir maquetes e protótipos arquitetónicos através de técnicas, manuais, semi-manuais e CAM.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos de Espaço CP1. Matéria, lugar e representação 2. Processos e Sistemas de representação do Espaço CP2. Perspetivas axonométricas e perspetiva linear CP3. Registos livres CP4. Modelos físicos - maquetes e protótipos - Do desenho ao modelo - Tipos de modelos - Equipamento, ferramentas e técnicas de produção - Materiais 3. A Reinvenção do Espaço CP5. O espaço projetivo e o espaço projetado CP6. Metodologias projetuais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1: OA1, 2, 3 CP2: OA1, 2, 3, 5 CP3: OA1, 2, 3, 5 CP4: OA1, 5, 7 CP5: OA1, 2, 3, 4, 5 CP6: OA1, 2, 3, 4, 5
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua. Constituem instrumentos de avaliação: 70% exercícios (sendo a ponderação de 1/3 e 2/3 para as duas componentes da UC de acordo com a respetiva carga horária); 30% participação nas aulas. Em cada exercício a avaliação incide sobre: assiduidade; aquisição de competências demonstradas na concretização dos exercícios, semanalmente discutidos com o/a docente. Assiduidade igual ou superior a 80%. Os estudantes ficam aprovados com avaliação igual ou superior a 10 valores. Não existe exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico-práticas. Nestas aulas apresentam-se os conceitos estruturantes, o enquadramento conceptual e operativo as várias fases dos exercícios a realizar. Os exercícios são realizados nas aulas e no tempo de trabalho autónomo, prevendo-se sessões de exterior sempre que o seu desenvolvimento o justificar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino convergem para o exercício continuado da exploração dos conceitos de espaço (OA1, 3, 7), da experimentação de processos e sistemas imprescindíveis à sua representação (OA2, 3, 6, 7), da exploração do papel da maquete e do protótipo em arquitetura (OA7), e da aplicação destes conteúdos a metodologias projetuais aplicadas à arquitetura e à produção de objetos gráficos (OA4, 5)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho, Lisboa: M. Cultura /Inst. Arte Contemporânea. Carneiro, A. (1995). Campo, sujeito e representação no ensino do desenho, Porto: FAUP Publicações. Herbert, D. M. (1993). Architectural Study Drawing, New York: Van Nostrand Reinhold. Kaupelis, R. (1992). Experimental Drawing, NY: Watson-Guptill Publications. Kolarevic, B., Klinger, K. (2010). Manufacturing Material Effects: Rethinking Design and Making in Architecture. Routledge. Molina, J. J. G.; Cabezas, L.; Bordes, J. (2001). El Manual de Dibujo - Estrategias de su Enseñanza en el Siglo XX, Madrid - Ediciones Cátedra. Robbins, E. (1994). Why Architects Draw (Architects - Interviews), Massachusetts: The MIT Press. Sale, T., Betti, C. (2004) Drawing. A Contemporary Approach, Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning. Simpson, I. (1992). Drawing: Seeing and Observation, London: A&C Black Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
AA.VV. (2003). Desenho, Lisboa: Fundação Carmona e Costa/Assírio e Alvim. AA. VV. (1995). O Desejo do Desenho, Casa da Cerca. Almada: C.M. de Almada. Bonnefoy, Y. (1995). Dessin, couleur et lumière, Paris: Édition Mercure de France. Calhau, F., Castro Caldas, M., Faria, N. (2000). O Génio do olhar: Desenho como disciplina 1991-1999. Lisboa Instituto de Arte Contemporânea. Cooper, D. (1992). Drawing and Perceiving, NY: Van Nostrand.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16