Sumários
26 Outubro 2023, 13:00
•
Paulo Rodrigues
Exercício 2.3 - Corte Habitado
“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”
Exercício de manipulação, observação e representação plástica de naturezas mortas.
Recorrendo
a um Pimento, posicionar o objecto, encontrando enquadramento e escala
de proximidade relevantes para a representação. Em suporte A3, desenhar o
resultado obtido, utilizando grafite. Exercício rápido a ser executado
num período de 5min.
Exercício 2.4 - Corte Habitado“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”
Exercício
de manipulação, observação e representação plástica de espaço.
Recorrendo a um Pimento, executar cortes e perfurações para ficcionar um
espaço interior. Em suporte A3, desenhar o espaço obtido, utilizando
grafite. Exercício lento a ser executado num período de 30min.
26 Outubro 2023, 09:30
•
Teresa Rodeia
Topografia,
modelação pela superfície.
Desenho
de observação e representação do real: modelação de uma superfície a partir da
deformação do padrão que a constitui, adotando como modelo panos com padrões de
riscas a cobrir um conjunto de caixas de cartão.
Mostragem
prévia de imagens de referência.
Registos
a grafite sobre suporte A3.
Apoio
aos alunos
23 Outubro 2023, 16:00
•
Paulo Rodrigues
Casos de Estudo - exemplos pelos alunos
Foi pedido aos alunos que partilhem em sala um exemplo de um desenho, de autor ou anónimo, que considerem interessante do ponto de vista pessoal e disciplinar para a discussão que está a ser desenvolvida. Cada aluno apresentou oralmente o seu exemplo, tendo-se debatido em conjunto as múltiplas abordagens apresentadas.
No fim da aula foi ainda feita uma apresentação de alguns exemplos complementares pelo docente.
19 Outubro 2023, 13:00
•
Paulo Rodrigues
Exercício de Memória Espacial Projetiva
Utilizando
como motivo uma figura abstrata aleatória, composta por uma simples
linha de contorno, exercitar a capacidade de constituir mentalmente
espaços e treinar a sua representação.
Exercício 1 - Planta
A linha abstrata dada, deve ser encarada como definidora em planta de um limite espacial.
O "objeto" imaginado, deve depois ser representado a partir de um ponto de vista imersivo, utilizando grafite sobre suporte A3
Exercício 2 - Corte
A linha abstrata dada, deve ser encarada como definidora em corte de um limite espacial.
O "objeto" imaginado, deve depois ser representado a partir de um ponto de vista imersivo, utilizando grafite sobre suporte A3
16 Outubro 2023, 16:00
•
Paulo Rodrigues
Exercício 2.3 - Corte Habitado
“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”
Exercício de manipulação, observação e representação plástica de naturezas mortas.
Recorrendo a um Pimento, posicionar o objecto, encontrando enquadramento e escala de proximidade relevantes para a representação. Em suporte A3, desenhar o resultado obtido, utilizando grafite. Exercício rápido a ser executado num período de 5min.
Exercício 2.4 - Corte Habitado“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”
Exercício de manipulação, observação e representação plástica de espaço. Recorrendo a um Pimento, executar cortes e perfurações para ficcionar um espaço interior. Em suporte A3, desenhar o espaço obtido, utilizando grafite. Exercício lento a ser executado num período de 30min.
Exercício 2.5 - Corte Habitado“There is a crack in everything, that’s how the light gets in”
Exercício de manipulação, observação e representação plástica de espaço. Recorrendo a um Pimento, executar cortes e perfurações para ficcionar um espaço interior, depois posicionar modelo de figura humana. Em suporte A3, desenhar o espaço obtido, utilizando grafite. Exercício lento a ser executado num período de 30min.