Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Sistemas de Construção é a segunda de um núcleo de cadeiras de vocação tecnológica e construtiva, seguindo-se à UC de Fundamentos de Física das Construções e precedendo as cadeiras de Sistemas de Construção II, III e IV. São objetivos gerais a aprendizagem dos Sistemas de Construção tradicionais e vernaculares, construídas com materiais locais (terra, madeira, pedra, barro, etc) e a aprendizagem dos diferentes elementos construtivos (estruturais, principais, secundários, revestimentos, acabamentos).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 – Reconhecer e analisar a arquitetura vernacular e diferentes sistemas de construção tradicionais; OA2 - Explicar os sistemas construtivos, enquanto instrumentos projetuais, potenciadores de diferentes conceções espaciais; OA3 - Aplicar corretamente o vocabulário técnico dos diferentes elementos da construção; OA4 - Interpretar e representar um sistema ou conjunto articulado de sistemas construtivos, interpretando o edifício como um todo, desde as fundações à cobertura. OA5 – Relacionar os sistemas construtivos tradicionais e modernos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O conteúdo programático articula-se em blocos teórico-práticos. O bloco teórico consiste na aprendizagem dos sistemas de construção e abrange os conteúdos CP1 e CP2. O bloco prático consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos e abrange os conteúdos programáticos CP3 a CP5. CP1 - Identificação dos elementos construtivos e fases de construção; CP2 - Evolução dos sistemas construtivos e formas arquitetónicas: - Construção em pedra; - Construção em terra; - Construção em madeira; - Construção em tijolo maciço; - Sistema construtivo pombalino; - Sistema gaioleiro; - Construção mista de alvenaria e betão; - Rebocos e estuques tradicionais; - Vãos de portas e janelas. CP3 - Representação com recurso a projecções ortogonais (plantas, cortes e alçados) e a perspectiva; CP4 - Caracterização e representação construtiva da totalidade do edifício, desde as fundações à cobertura; CP5 – Caracterização dos sistemas de construção modernas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1, 2 OA2 - CP1, 2, 3 OA3 - CP3, 4, 5 OA4 - CP1, 2, 3, 4, 5 OA5 - CP5
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação oral final. Ao longo do semestre serão realizados trabalhos de grupo e individual. O trabalho de grupo é contínuo e desenvolve-se de forma faseada ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 60% trabalho de grupo + 10% participação em aula + 30% trabalho individual. A apresentação oral dos trabalhos de grupo é obrigatória e ocorre na 12ª aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos aplicam os conhecimentos através do desenvolvimento de um trabalho, com uma vertente de grupo e uma individual. Serão elaboradas visitas de estudo para observação direta dos temas tratados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, trabalho individual e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3, e 4; - Estudo individual de teoria: OA1, e 2; - Trabalho individual: OA1,2,3 4, 5. - Trabalho de grupo: OA1, 2, 3, 4, 5.
Observações / Observations
Atendimento mediante marcação prévia Soraya.Genin@iscte-iul.pt Gabinete D.313. Cacifo 97
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1] AAVV. Arquitectura Popular Portuguesa. Lisboa, AAP, 1998 [2] Casella, Gabriella. Gramáticas de Pedra. Levantamento de tipologias de Construção Murária. Porto: CRAT, 2003. [3] Hugues, Theodor; Steiger, Ludwig; Weber, Johann. Construcción con madera. Detalles, productos, ejemplos. Barcelona: Gustavo Gilli, Detail praxis, 2007 [4] Naterer, Julius; et. al.. Timber Construction Manual. Birkauser Verlag Basel, Detail, 2003 [5] Pfeifer, Gunter, et. al.. Masonry Construction Manual. Birkauser Verlag Basel, Detail, 2001 [6] Teixeira, Gabriela Barbosa, Belém, Margarida da Cunha. Diálogos de edificação. Técnicas tradicionais de construção. Porto: CRAT, 1998. [7] Vittone, René. Bâtir: Manuel de la Construction. Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, Lausanne.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
[8] Allen, Edgard. Como funciona un edificio, principios elementales. Barcelona: GG, 1993. [9] Appleton, João G.; Domingos, Isabel. Biografia de um Pombalino. Um caso de reabilitação na Baixa de Lisboa. Lisboa: Edições Orion, 2009. (35euros) [10] Branco, J. P. Manual do pedreiro. Lisboa: LNEC. [11] Correia, Mariana. Taipa no Alentejo. Lisboa: Argumentum, 2007. [12] Conservação de madeiras em edifícios. Lisboa: LNEC, 1974. [13] Dethier, Jean. Arquitecturas da terra. Fundação Calouste Gulbenkian. [14] Fernandes, José Manuel. Arquitectura Vernácula e Estruturas nos Arquipélagos da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias) – Similitudes e Contrastes Séculos XV-XVIII. 1990. [15] Frampton, Kenneth. Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica. Cadernos de Arquitectura, AAP- Contemporânea, 1995 [16] Fonseca, Inês. Arquitectura de Terra em Avis. Lisboa: Argumentum, 2007. [17] Machado, José Luís Pinto. Habitação Rural, sugestões para a renovação ou construção. Lisboa: Edição do IFPM, 1984. [18] Mateus, João Mascarenhas. Técnicas tradicionais de construção de alvenarias. Lisboa: Livros Horizonte, 2002 [19] Mascarenhas, Jorge. Sistemas de Construção V – O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina de Lisboa. Materiais Básicos (3.ª Parte): O Vidro. Lisboa, Livros Horizonte, 2004. [20] Mascarenhas, Jorge. Sistemas de Construção VIII – Estruturas de aço laminado e conformado a frio. Materiais básicos (5ª parte): o gesso, a cal aérea, o cimento e o aglomerado negro de cortiça. Lisboa, Livros Horizonte, 2006. [21] Oliveira, Ernesto Veiga de, Galhano, Fernando. Arquitectura Tradicional Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, colecção Portugal de Perto, 1992 [22] Pinho, Fernando F. S.. Paredes de edifícios antigos em Portugal. Lisboa: LNEC, 2000. [23] Pereira, Benjamim. Construções Primitivas em Portugal. Lisboa: IAC, 1969. [24] Ribeiro, Vitor (coord.). Materiais, sistemas e técnicas de construção tradicional. Contributo para o estudo da arquitectura vernácula da região oriental da serra do Caldeirão. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26