Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03824
Acrónimo :
03824
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de Sistemas de Construção é a segunda de um núcleo de cadeiras de vocação tecnológica e construtiva, seguindo-se à UC de Fundamentos de Física das Construções e precedendo as cadeiras de Sistemas de Construção II, III e IV. São objetivos gerais a aprendizagem dos Sistemas de Construção tradicionais e vernaculares, construídas com materiais locais (terra, madeira, pedra, barro, etc) e a aprendizagem dos diferentes elementos construtivos (estruturais, principais, secundários, revestimentos, acabamentos).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 – Reconhecer e analisar a arquitetura vernacular e diferentes sistemas de construção tradicionais; OA2 - Explicar os sistemas construtivos, enquanto instrumentos projetuais, potenciadores de diferentes conceções espaciais; OA3 - Aplicar corretamente o vocabulário técnico dos diferentes elementos da construção; OA4 - Interpretar e representar um sistema ou conjunto articulado de sistemas construtivos, interpretando o edifício como um todo, desde as fundações à cobertura.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O conteúdo programático articula-se em blocos teórico-práticos. O bloco teórico consiste na aprendizagem dos sistemas de construção e abrange os conteúdos CP1 e CP2. O bloco prático consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos e abrange os conteúdos programáticos CP3 a CP5. CP1 - Identificação dos elementos construtivos e fases de construção; CP2 - Evolução dos sistemas construtivos e formas arquitetónicas: - Construção em pedra; - Construção em terra; - Construção em madeira; - Construção em tijolo maciço; - Sistema construtivo pombalino; - Sistema gaioleiro; - Construção mista de alvenaria e betão; - Rebocos e estuques tradicionais; - Vãos de portas e janelas. CP3 - Representação com recurso a projecções ortogonais (plantas, cortes e alçados) e a perspectiva; CP4 - Caracterização construtiva da totalidade do edifício, desde as fundações à cobertura; CP5 - Representação dos sistemas de construção, desde os elementos estruturais aos revestimentos e acabamentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1, 2 OA2 - CP1, 2, 3 OA3 - CP3, 4, 5 OA4 - CP1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


A avaliação será contínua e periódica, fundamentada em trabalhos práticos de realização em grupo e individual, todos de carácter obrigatório. É obrigatória a presença em 70% das aulas. Não há lugar a exame final. O trabalho incide na análise de uma construção tradicional ou vernacular, a selecionar por grupos constituídos por 4 elementos no máximo. Avaliação de grupo: 60%. - Descrição histórica, arquitetónica e construtiva; - Elaboração de desenhos gerais; - Realização de maqueta; Avaliação individual: 40% - Relatório da visita de estudo - Elaboração de desenhos de pormenores; - Participação nos trabalhos e acompanhamento. Os trabalhos serão apresentados oralmente na última aula.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos aplicam os conhecimentos através do desenvolvimento de um trabalho, com uma vertente de grupo e uma individual. Serão elaboradas visitas de estudo para observação direta dos temas tratados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, trabalho individual e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3, e 4; - Estudo individual de teoria: OA1, e 2; - Trabalho individual: OA1,2,3 4; - Trabalho de grupo: OA1, 2, 3, 4.

Observações / Observations


Atendimento mediante marcação prévia Soraya.Genin@iscte-iul.pt Gabinete D.313. Cacifo 97

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16