Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Sistemas de Construção é a segunda de um núcleo de cadeiras de vocação tecnológica e construtiva, seguindo-se à UC de Fundamentos de Física das Construções e precedendo as cadeiras de Sistemas de Construção II, III e IV. São objetivos gerais a aprendizagem dos Sistemas de Construção tradicionais e vernaculares, construídas com materiais locais (terra, madeira, pedra, barro, etc) e a aprendizagem dos diferentes elementos construtivos (estruturais, principais, secundários, revestimentos, acabamentos).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 – Reconhecer e analisar a arquitetura vernacular e diferentes sistemas de construção tradicionais; OA2 - Explicar os sistemas construtivos, enquanto instrumentos projetuais, potenciadores de diferentes conceções espaciais; OA3 - Aplicar corretamente o vocabulário técnico dos diferentes elementos da construção; OA4 - Interpretar e representar um sistema ou conjunto articulado de sistemas construtivos, interpretando o edifício como um todo, desde as fundações à cobertura.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O conteúdo programático articula-se em blocos teórico-práticos. O bloco teórico consiste na aprendizagem dos sistemas de construção e abrange os conteúdos CP1 e CP2. O bloco prático consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos e abrange os conteúdos programáticos CP3 a CP5. CP1 - Identificação dos elementos construtivos e fases de construção; CP2 - Evolução dos sistemas construtivos e formas arquitetónicas: - Construção em pedra; - Construção em terra; - Construção em madeira; - Construção em tijolo maciço; - Sistema construtivo pombalino; - Sistema gaioleiro; - Construção mista de alvenaria e betão; - Rebocos e estuques tradicionais; - Vãos de portas e janelas. CP3 - Representação com recurso a projecções ortogonais (plantas, cortes e alçados) e a perspectiva; CP4 - Caracterização construtiva da totalidade do edifício, desde as fundações à cobertura; CP5 - Representação dos sistemas de construção, desde os elementos estruturais aos revestimentos e acabamentos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1, 2 OA2 - CP1, 2, 3 OA3 - CP3, 4, 5 OA4 - CP1, 2, 3, 4, 5
Avaliação / Assessment
A avaliação será contínua e periódica, fundamentada em trabalhos práticos de realização em grupo e individual, todos de carácter obrigatório. É obrigatória a presença em 70% das aulas. Não há lugar a exame final. O trabalho incide na análise de uma construção tradicional ou vernacular, a selecionar por grupos constituídos por 4 elementos no máximo. Avaliação de grupo: 60%. - Descrição histórica, arquitetónica e construtiva; - Elaboração de desenhos gerais; - Realização de maqueta; Avaliação individual: 40% - Relatório da visita de estudo - Elaboração de desenhos de pormenores; - Participação nos trabalhos e acompanhamento. Os trabalhos serão apresentados oralmente na última aula.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos aplicam os conhecimentos através do desenvolvimento de um trabalho, com uma vertente de grupo e uma individual. Serão elaboradas visitas de estudo para observação direta dos temas tratados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, trabalho individual e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3, e 4; - Estudo individual de teoria: OA1, e 2; - Trabalho individual: OA1,2,3 4; - Trabalho de grupo: OA1, 2, 3, 4.
Observações / Observations
Atendimento mediante marcação prévia Soraya.Genin@iscte-iul.pt Gabinete D.313. Cacifo 97
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- - - - - - -
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16