Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03826
Acrónimo :
03826
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Desenho

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais desta UC são os seguintes: OG1. Compreender cada um dos meios de representação como uma linguagem com um código gráfico próprio. OG2. Compreender a evolução histórica e cultural de cada um dos meios de representação. OG3. Operar com as ferramentas físicas e digitais necessárias à representação arquitetónica. OG4. Compreender a relação entre códigos de representação e edifícios construídos. OG5. Estruturar apresentações a partir de diferentes formas de representação, explorando as suas complementaridades. OG6. Traduzir conceitos arquitetónicos a partir do uso da palavra, escrita e oral. OG7. Traduzir conceitos arquitetónicos a partir da manipulação dos materiais. OG8. Informar a representação a partir da elaboração de Atlas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1.1 Ler e interpretar textos de arquitectura, transpondo essa informação para outros sistemas de representação. OA1.2 Escrever textos de arquitectura, transpondo informação a partir de outros sistemas de representação. OA1.3 Comunicar oralmente ideias e princípios de atuação em arquitetura. OA2.1 Compreender a importância da expressão matérica em arquitetura. OA2.2 Representar a partir da manipulação de materiais, ideias e conceitos abstratos. OA3.1. Compreender a importância e a lógica da criação de Atlas, como processo conceptual de apoio ao projeto. Executar Atlas simples. OA3.2 Ter conhecimento das ferramentas digitais, nomeadamente A.I., à disposição para a criação de Atlas. Executar Atlas gerados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Ao longo da unidade curricular o estudante vai ter contacto com os seguintes módulos: Sistemas de Desenho e Representação Espacial CP1. Processos Ficcionais - Verbo Escrito - Verbo Oral CP2. Processos Materiais - Materiais e a sua expressão física CP3. Processos Ficcionais - Atlas coleção - Atlas gerado (A.I.)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1.1, OA1.2, OA1.3 relaciona-se com CP1. Introduzir a leitura, interpretação e produção de textos de arquitetura, a partir de uma matriz simplificada de análise. Introduzir os princípios da comunicação oral. OA2.1, OA2.2 relaciona-se com CP2. Treinar a leitura e representação do mundo material a partir das suas características físicas, na relação fenomenológica com o corpo. OA3.1, OA3.2 relaciona-se com CP3. Introduzir o paradigma da elaboração de Atlas como suporte ao processo criativo. A colecção como modo de conhecimento e catalogação do mundo. As novas tecnologias e as oportunidades na geração de Atlas.

Avaliação / Assessment


Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre. Isto implica uma presença mínima em 10 de um total de 12 aulas, discussões periódicas dos exercícios com o/a docente e entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação final resulta da ponderação: 70% exercícios + 30% presença e participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos programáticos do conjunto de disciplinas incluídas na área científica de Desenho, de que a UC de Comunicação Visual I faz parte, incidem sobre a problemática da representação em arquitetura: os diferentes meios, suas potencialidades, técnicas e contextos culturais. A cada um destes meios, corresponde uma linguagem, um código, que relaciona signos com matéria construída. A aprendizagem de cada linguagem é feita sempre numa relação entre conceitos/regras teóricas e sua aplicação – aulas de conteúdo teórico e aplicação das técnicas pelos/as estudantes, em trabalhos individuais ou de grupo, fora e dentro do ambiente de sala de aula. Os/As docentes acompanham estes trabalhos continuamente, dando "feedback" de forma informal e formativa, sendo estas sessões críticas e de debate fundamentais para a aprendizagem e para a avaliação, dado que os trabalhos são a principal fonte de verificação da aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem de contínuo contacto com a prática, onde se pretende uma crescente autonomia e familiaridade dos/as estudantes com as técnicas de representação e seu conteúdo objetivo, mas também o seu conteúdo subjetivo – as narrativas e meta-narrativas que o conjunto das técnicas de representação, cruzadas entre si, podem formar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular de Comunicação Visual I condensa vários temas relacionados com a introdução a diferentes meios de representação. Vão ser abordados módulos diversos, mas são lecionadas segundo a mesma metodologia de ensino, pois partem de uma base comum, adaptando-se aos respetivos objetivos de aprendizagem: Objetivos OA1.1, OA1.2, OA1.3 O método baseia-se em aulas expositivas onde são enquadrados os processos ficcionais e o método de representação a partir da palavra escrita e oral, com os seus códigos, contexto cultural e evolução. Complementarmente, o método exige a realização de trabalhos individuais e de grupo, feitos fora e/ou dentro da sala de aula, cujo objetivo é a utilização dos diferentes meios de representação e onde são promovidas as competências de investigação e pensamento crítico. Os trabalhos são alvo de sessões de "feedback" com o/a docente, individuais ou em grupo. Objetivos OA2.1, OA2.2 O método baseia-se em aulas expositivas onde são enquadrados os processos materiais e o método de representação a partir da manipulação da matéria física, com os seus códigos, contexto cultural e evolução. Complementarmente, o método exige a realização de trabalhos individuais e de grupo, feitos fora e/ou dentro da sala de aula, cujo objetivo é a utilização dos diferentes meios de representação e onde são promovidas as competências de investigação e pensamento crítico. Os trabalhos são alvo de sessões de "feedback" com o/a docente, individuais ou em grupo. Objetivos OA3.1, OA3.2 O método baseia-se em aulas expositivas onde são enquadrados os processos ficcionais e o método de representação a partir da elaboração de Atlas, com os seus códigos, contexto cultural e evolução. Complementarmente, o método exige a realização de trabalhos individuais e de grupo, feitos fora e/ou dentro da sala de aula, cujo objetivo é a utilização dos diferentes meios de representação e onde são promovidas as competências de investigação e pensamento crítico. Os trabalhos são alvo de sessões de "feedback" com o/a docente, individuais ou em grupo.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Arnheim, R. (1989). Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia Da Visão Criadora. Livraria Pioneira Editora. São Paulo. Bandeira, P. (2011). Atlas de Parede. Imagens de Método. Dafne editora. Porto. Campbell, J. (1956). The Hero with a Thousand Faces. Princeton University Press. New Jersey. Dondis, D. A. (1974). A Primer of Visual Literacy. Journal of Aesthetics and Art Criticism. Volume 32, 3, p. 445. Fletcher, M. (2020). Visual Communication for Architects and Designers. Routledge. London. Hoffman, D. D. (1998). Visual Intelligence: How We Create What We See. Nova York: W. W. Norton. Lee, P. M. (1999). Object to Be Destroyed - The Work of Gordon Matta-Clark. MIT Press. Cambridge, MA. Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona: Gustavo Gili, Barcelona. Warburg, A. (2020). Bilderatlas Mnemosyne – The Original. OHRT, R; HEIL, A. 176 págs. Berlim: Ed. Hatje Cantz.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho. Lisboa: Ministério da Cultura /Instituto de Arte Contemporânea Ambrose, G.; Harris, P. (2009). Basics Design: Design Thinking. Ava Academia. Berger, J. [1987] (2002). Modos de Ver. 1ª edição. Lisboa: Antígona. Elkins, J. (2003). Visual studies: a skeptical introduction. London: Routledge. Lima, M. (2017). The book of circles: visualizing spheres of knowledge. New York: Princeton Architectural Press. Stafford, B. M. (2007). Echo Objects: The Cognitive Work of Images. Chicago: University of Chicago Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25