Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Desenho
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Inscrito num quadro epistemológico transdisciplinar, o programa desenvolve-se em torno de 3 conceitos fundamentais: i)imagem, enquadrado pelo entendimento dos sentidos como interfaces e fundamentalmente entendido como artefacto visual; ii)simulação, partindo do conceito de imagem e explorando-o através de processos de simulação visual apoiados por novas tecnologias digitais; iii)objeto gráfico, abordado nas diversas tipologias e formatos mais adequados à apresentação e divulgação de projetos e objetos arquitetónicos. Objetivos gerais: 1.Analisar a imagem como objeto de comunicação. 2.Promover o entendimento da comunicação visual como instrumento concetual e operativo da Arquitetura. 3.Incentivar o conhecimento e a exploração de processos e sistemas de apresentação e divulgação no domínio da arquitetura. 4.Estimular o desenvolvimento de competências de interpretação visual de projetos e objetos arquitetónicos. 5.Consolidar uma visão crítica e metodologias próprias de comunicação visual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Entender a imagem como objeto de comunicação. OA2. Identificar os cinco sentidos como interfaces na relação entre as imagens e o mundo. OA3: Utilizar meios digitais de representação e simulação como a renderização, realidade virtual, aumentada e a animação. OA4: Adequar a narrativa virtual aos dispositivos de visualização e modos de interação pretendidos OA5: Saber definir uma narrativa cinemática para a simulação de arquitetura OA6: Saber fazer uma análise crítica sobre os processos atuais de simulação e visualização em arquitetura. OA7. Identificar objetos gráficos diversificados e as suas funcionalidades no domínio da arquitetura. OA8. Explorar formatos, processos e metodologias de produção de objetos gráficos. OA9. Aplicar corretamente metodologias adequadas à produção e interpretação de objetos gráficos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Imagem CP1. Os sentidos como interfaces CP2. Visual e textual 2. Simulação CP3. Renderização - Modelo volumétrico e hiper-realismo - Iluminação e materialidade CP4. Realidade Virtual e Aumentada - O contínuo da realidade mista - Ambientes e dispositivos de visualização e interação - Sistemas e ferramentas de modelação CP5. Animação - Narrativa de animação - Modos de visualização e interação 3. Objeto gráfico CP6. Tipologias e formatos CP7. Composição gráfica CP8. Edição impressa e digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1: OA1, 2 CP2: OA1, 7 CP3: OA3, 6 CP4: OA3, 4, 6 CP5: OA3, 5, 6 CP6: OA7, 8 CP7: OA7, 8, 9 CP8: OA7, 8, 9
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua. Constituem instrumentos de avaliação: 80% exercícios (sendo a ponderação de 50% para o conjunto de exercícios desenvolvidos nas primeiras 6 semanas de aulas e de 50% para o conjunto de exercícios desenvolvidos nas segundas 6 semanas de aulas); 20% participação nas aulas. A avaliação incide sobre a aquisição de competências demonstradas na concretização dos exercícios, periodicamente discutidos com o/a docente. Assiduidade igual ou superior a 70%. Os estudantes ficam aprovados com avaliação igual ou superior a 10 valores. Não existe exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico-práticas. As aulas preveem: i) exposições orais de enquadramento às temáticas específicas pelos docentes responsáveis pela UC; ii) participação de investigadores e especialistas convidados na exposição de temáticas pontuais; iii) realização de exercícios práticos sobre as temáticas abordadas. O total de horas de trabalho autónomo deve considerar a realização dos exercícios que são iniciados em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino convergem para o exercício continuado da exploração das potencialidades comunicativas da imagem (OA1, 6), da exploração de possibilidade de simulação digital do espaço (OA3, 4, 5, 6), da experimentação de formatos, processos e metodologias de produção de objetos gráficos (OA2, 7, 8) e da sua aplicação no domínio dos materiais de apresentação e divulgação do projeto a desenvolver na UC de Arquitetura (OA7, 8).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rendell, J. (2006). Art and architecture: a place between. Nova Iorque: I.B.Tauris. Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona: Gustavo Gili, Holl, S.; Pallasmaa, J.; Pérez-Gómez, A. (2006). Questions of Perception: phenomenology of Architecture. San Francisco: William Stout Publishers. Hoffman, D. D. (1998). Visual Intelligence: How We Create What We See. Nova York: W. W. Norton. Elkins, J. (2003). Visual Studies: A Skeptical Introduction. Londres: Routledge. Costa, A.; Brusatin, M. (1992). «Visa?o». In Romano, Ruggiero, coord. Enciclope?dia Einaudi. Volume 25: Criatividade ? Visa?o. Lisboa: Imprensa Nacional ? Casa da Moeda; p. 242-273. Bjone, C. (2009). Art and architecture. Berlim: Birkhäuser. Aumont, J. (2005). L?image. 2a ed. Paris: Nathan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sale, T., Betti, C. (2004). Drawing; A Contemporary Approach, Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning. Robbins, E. (1994). Why Architects Draw, Cambridge/Massachusetts: The MIT Press. Molina, J. J. G., Cabezas, L., Bordes, J. (2001). El Manual de Dibujo: Estratégias de su Enseñanza en el Siglo XX, Madrid: Ediciones Cátedra. Máquinas y Herramientas de Dibujo, Madrid: Ed. Cátedra, 2002. Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid: Ed. Cátedra, 1999. Molina, J. J. G. (coord.), Las Lecciones del Dibujo, Madrid: Ed. Cátedra, 1995. Le Corbusier (1994). Le Corbusier: Les Voyages d?Allemagne, Carnets (Ch.-E. Jeanneret), Milano: Electa, Paris: Fondation L.C. Roberts, L. (2008). Grids Creative Solutions for Graphic Designers, New Jersey: John Wiley & Sons Inc. Mateo, J. L., Sauter, F. (editors) (2012). Expression: architecture and the arts: a pedagogical interaction. Suiça: Park Books. Maeda, J. (2004). Creative Code: Aesthetics + Computation, London: Thames & Hudson, 2004. Klanten R.; Bourquin, N.; Tissot, T.; Ehmann, S.; Heerden, F., Data Flow (2008). Visualising Information in Graphic, Gestalten. Kaupelis, R. (1992). Experimental Drawing, New York: Watson-Guptill Publications. Herbert, D. M. (1993). Architectural Study Drawing, New York: Van Nostrand Reinhold. Arnheim, R. (1989). Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia Da Visão Criadora. Livraria Pioneira Editora, São Paulo. (1ª edição 1954) Ambrose, G.; Harris, P. (2008). The Production Manual: A Graphic Design Handbook, Ava / Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2009). Basics Design: Design Thinking, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2008). Basics Design: Grids, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2006). Basics Design: Print and Finish, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2005). Basics Design: Typography, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2005). Basics Design: Layout, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2005). Basics Design: Colour, Ava Academia. Ambrose, G.; Harris, P. (2004). Basics Design: Format, Ava Academia. AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho, Lisboa: M. Cultura /Inst. Arte Contemporânea.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16