Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03829
Acrónimo :
03829
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Desenho

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Inscrito num quadro epistemológico transdisciplinar, o programa da UC de Comunicação Visual II desenvolve-se em torno de dois domínios conceptuais e operativos: o dos media, na sua relação inter-, multi- e transmedial; e o de arquitetura e cidade entendidas como narrativas. O programa tem como objetivos gerais: OG1. Promover o entendimento da arquitetura no contexto alargado da cultura em geral e da arte em particular. OG2. Incentivar a abordagem de conceitos, práticas e tecnologias transversais a diversos domínios mediais. OG3. Estimular o desenvolvimento de propostas inter, multi ou transmediais, inscritas na apresentação e divulgação de projetos de arquitetura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Entender a arquitetura e a cidade como objeto de comunicação. OA2: Identificar em diferentes objetos de comunicação os conceitos de medialidade, intermedialidade, multimedialidade e transmedialidade. OA3: Analisar criticamente diferentes processos de criação media enquanto ferramenta de comunicação em arquitetura. OA4. Desenvolver processos e metodologias de uso de diversos tipos de media independentes e relacionados na comunicação de projetos de arquitetura.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Media CP1. Representação e Simulação CP2. Media tradicionais e novos media digital CP3. Medialidade, intermedialidade, multimedialidade e transmedialidade/remediação 2. A arquitetura e a cidade como objeto de comunicação CP4. Narrativas lineares e não-lineares CP5. Casos de estudo CP6. Projeto

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1: OA 2, 3 CP2: OA 2, 3, 4 CP3: OA 1, 3 CP4: OA 1, 2, 3 CP5: ao 1, 2, 3 CP6: OA 1, 2, 3, 4

Avaliação / Assessment


Dado o caráter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua. Constituem instrumentos de avaliação: 70% exercícios, 30% participação nas aulas. A avaliação incide sobre a aquisição de competências demonstradas na concretização dos exercícios, periodicamente discutidos com o/a docente. Assiduidade igual ou superior a 80%. Os estudantes ficam aprovados com avaliação igual ou superior a 10 valores. Não existe exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico-práticas. As aulas preveem: i) exposições orais de enquadramento às temáticas específicas pelos docentes responsáveis pela UC; ii) participação de investigadores e especialistas convidados na exposição de temáticas pontuais; iii) realização de exercícios práticos sobre as temáticas abordadas. O total de horas de trabalho autónomo deve considerar a realização dos exercícios que são iniciados em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino convergem para o exercício a concretizar no contexto de apresentação e divulgação do projeto a desenvolver na UC de Arquitetura (OA1, 2, 3, 4).

Observações / Observations


Em cada exercício a avaliação incide sobre: discussão crítica nas aulas; aquisição de competências demonstradas na concretização dos exercícios.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


AA.VV. (1997). Lo Tecnolo?gico en el Arte, de la cultura vi?deo a la cultura ciborg. Barcelona: Virus Editorial. Brea, J. L. (2002). La Era postmedia: Accio?n comunicativa, pra?cticas (post)arti?sticas y dispositivos neomediales. Salamanca: Consorcio Salamanca. Buskirk, M. (2003). The Contingent Object of Contemporary Art. Cambridge, Londres: The Mit Press. Colomina, B. (1996) Privacy and publicity: modern architecture as mass media. Cambridge: The MIT Press. Grau, O. (ed.) (2007). Media Art Histories. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. Spiler, N. (ed.) (2002). Cyber_Reader: Critical writings for the digital era. Londres: Phaidon. Bolter, J. D. and Grusin, R. (2000) Remediation. Understanding New Media. MIT Press. Couchot, E. (1993) ?Da representação à simulação. Evolução das técnicas e das artes da figuração?, in Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual, pp. 37?48. Available at: http://www.nomads.usp.br/documentos/textos/cultura_digital/couchot/couchot.htm.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cooke, C. (1990). Architectural Drawings of the Russian Avant-Garde. MOMA. Disponível em https://www.moma.org/documents/moma_catalogue_2105_300062983.pdf Elkins, J. (2008). Six Stories from the End of Representation: Images in Painting, Photography, Astronomy, Microscopy, Particle Physics, and Quantum Mechanics, 1980-2000. Stanford: Stanford University Press. Grau, O. (2003). Virtual Art: From Illusion to Immersion. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. Irigaray, F., Gosciola, V. and Piñero-Otero, T. (2019) Dimensões Transmídia. Aveiro, Portugal: RIA Editorial. Available at: https://www.aacademica.org/sergio.ricardo.quiroga/32.pdf. McGrath, B., Hsueh, C., Shan, P. C. H. (2016). Rendering the Social in the Architectural Scene: Digital Representation and Social Inclusion on Architectural Design, Thinking, and Education. Architecture_MPS. Vol 8, pp. 1-16. Otten, C.W. (2014) Everyone is an Architect. In ACADIA 14: Design Agency [Proceedings of the 34th Annual Conference of the Association for Computer Aided Design in Architecture. Los Angeles, pp.81?90. Disponível em http://papers.cumincad.org/data/works/att/acadia14_81.content.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16