Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Desenho
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais desta UC são os seguintes: OG1. Compreender cada um dos meios de representação como uma linguagem com um código gráfico próprio. OG2. Compreender a evolução histórica e cultural de cada um dos meios de representação. OG3. Operar com as ferramentas físicas e digitais necessárias à representação arquitetónica. OG4. Compreender a relação entre códigos de representação e edifícios construídos. OG5. Estruturar apresentações a partir de diferentes formas de representação, explorando as suas complementaridades. OG6. Compreender e utilizar colagens como método de representação de conceitos complexos. OG7. Compreender e utilizar infografia e diagramas como método de representação. OG8. Adquirir noções básicas sobre Design Gráfico e sua aplicação no âmbito da arquitetura. OG9. Adquirir noções básicas sobre Inteligência Artificial (I.A.) e sua aplicação no âmbito da arquitetura.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1.1 Utilizar colagens como método de representação de conceitos complexos. OA1.2 Utilizar infografia e diagramas como método de representação. OA1.3 Compor painéis e outros elementos gráficos de apresentação de projetos. OA1.4 Utilizar ferramentas de I.A. para gerar variações críticas de projetos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Ao longo da unidade curricular o estudante vai ter contacto com os seguintes módulos: CP1 - "Collage": contexto histórico e potencialidades expressivas. CP2 - Noções Básicas de Design Gráfico e de utilização de tipos de letra. CP3 - Noções Básicas sobre o Sistema de Grelhas. CP4 - Ilustração: contexto histórico e potencialidades expressivas. CP5 - Infografia e diagramas: contexto histórico e potencialidades expressivas. CP1 - A.I.: ética, autoria e potencialidades operativas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1.1 relaciona-se com CP1. Introdução ao método de "collage" e seu conteúdo através observação e análise. OA1.2 relaciona-se com CP5. Introdução à Infografia como forma de exprimir dados de forma expressiva e clara. OA1.3 relaciona-se com CP2, CP3, CP4. Introdução ao Design Gráfico, utilização de tipos de letra e sistema de grelhas. Testes com conteúdo projetual sobre diferentes suportes. OA1.4 relaciona-se com CP1. Introdução às ferramentas I.A.: ética da sua utilização e testes com conteúdo projectual.
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre. Isto implica uma presença mínima em 10 de um total de 12 aulas, discussões periódicas dos exercícios com o/a docente e entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação final resulta da ponderação: 70% exercícios + 30% presença e participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os conteúdos programáticos do conjunto de disciplinas incluídas na área científica de Desenho, de que a UC de Comunicação Visual II faz parte, incidem sobre a problemática da representação em arquitetura: os diferentes meios, suas potencialidades, técnicas e contextos culturais. A cada um destes meios, corresponde uma linguagem, um código, que relaciona signos com matéria construída. A aprendizagem de cada linguagem é feita sempre numa relação entre conceitos/regras teóricas e sua aplicação – aulas de conteúdo teórico e aplicação das técnicas pelos/as estudantes, em trabalhos individuais ou de grupo, fora e dentro do ambiente de sala de aula. Os/As docentes acompanham estes trabalhos continuamente, dando "feedback" de forma informal e formativa, sendo estas sessões críticas e de debate fundamentais para a aprendizagem e para a avaliação, dado que os trabalhos são a principal fonte de verificação da aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem de contínuo contacto com a prática, onde se pretende uma crescente autonomia e familiaridade dos/as estudantes com as técnicas de representação e seu conteúdo objetivo, mas também o seu conteúdo subjetivo – as narrativas e meta-narrativas que o conjunto das técnicas de representação, cruzadas entre si, podem formar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular de Comunicação Visual II condensa vários temas relacionados com a introdução a diferentes meios de representação. Vão ser abordados módulos diversos, mas são lecionados segundo a mesma metodologia de ensino, pois partem de uma base comum, adaptando-se aos respetivos objetivos de aprendizagem: Objetivos OA1.1, OA1.2, OA1.3, OA1.4 O método baseia-se em aulas expositivas onde são enquadrados os deferentes métodos de representação — códigos, contexto cultural e evolução. Complementarmente, o método exige a realização de trabalhos individuais e de grupo, feitos fora e/ou dentro da sala de aula, cujo objetivo é a utilização dos diferentes meios de representação e onde são promovidas competências de investigação e pensamento crítico. Os trabalhos são alvo de sessões de "feedback" com o/a docente, individuais ou em grupo.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ambrose, G. (2012). Layout. Design Básico 2. Bookman. Höch, H. (2022). Hannah Höch, Works on Paper. London: Prestel. Hochuli, J. (2017). Detail in Typographie. Montreuil: Editions B42. Muller-Brockman, J. [1968] (2012). Sistema de grelhas. Um manual para designers gráficos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Rendgen, S. (2014). Understanding the World. Cologne: Taschen.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berger, J. (2021). A Aparência das Coisas. Lisboa: Antígona. Berger, J. [1972] (2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona. Marcuse, H., [1977] (2020). A Dimensão Estética. Lisboa: Edições 70. Munari, B. [1968] (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70. Sontag, S., [1966] (2022). Contra a Interpretação. Lisboa: Quetzal. Sontag, S., [1977] (2022). Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Quetzal.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26