Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos fundamentais da UC consistem no desenvolvimento nos estudantes de: i) Conhecimento das tecnologias construtivas disponíveis para os elementos da construção, nomeadamente em soluções ligeira com ênfase maior na pré-fabricação e sistemas secos; ii) Domínio do projeto de execução para edifícios; iii) Treinar os estudantes nos recursos BIM.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Aquisição de conhecimento cultural, técnico e científico habilitante da conceção de projectos, de acordo com as características de distintos sistemas construtivos. OA2: Domínio do projecto de execução, identificando as peças de que se compõe, relacionando peças escritas e peças desenhadas. OA3: Identificação de sistemas de construção pesada e construção leve, com execução in-situ ou pré-fabricação. OA4: Concepção de um projecto de execução simples em metodologia BIM, através de modelo paramétrico correlacionando o modelo digital com as peças desenhadas e peças escritas produzidas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa compõe-se de duas vertentes - uma teórica e outra prática, estruturadas de acordo com os temas que seguem. O CP5 será exclusivamente desenvolvido nas aulas teórico-práticas, em que as turmas estarão separadas: CP1: Do projeto à obra: Intervenientes, planeamento, organização e metodologia. CP2: Projecto de execução – peças desenhadas: Desenhos gerais, Desenhos parciais e de pormenor, Mapa de acabamentos e Mapa de vãos. CP3: Projecto de execução – peças escritas: Memória descritiva, Caderno de encargos – Condições técnicas, Fichas Técnicas de materiais, Mapas de medições e Mapa de trabalhos. CP4: Sistemas construtivos pesados versus sistemas construtivos ligeiros. CP5: Metodologia BIM – Conceito, benefícios e metodologia de projecto, modelo paramétrico de informação, interoperabilidade entre especialidades, planeamento e organização de modelos digitais com base no LOD (Level of development), LOI (Level of information) e LED (Level of detail).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 e CP3 OA3 - CP2, CP3 e CP4 OA4 – CP5
Avaliação / Assessment
O processo de Avaliação segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do ISCTE-IUL (regulamento n.º 198/2024). Trata-se de uma Unidades Curriculares com caráter eminentemente prático (cf. alínea k do art.º 2 desse regulamento), sendo a sua avaliação realizada ao longo do semestre (alínea a) do ponto 1 do art.º 7 do RGACC): avaliação ao longo do semestre, não contemplando Exame (alínea a) do ponto 3 do mesmo art.º7). A presença mínima em 70% das aulas (cf. ponto 2 do art.º 7-A do RGACC) é obrigatória, assim como a discussões periódica dos exercícios com os docentes, entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação consiste: - Em entregas calendarizadas de um trabalho de grupo, com peso classificativo de 60%; num trabalho individual, com 30%; assiduidade e participação, com 10%. A mesma culminará com uma apresentação oral final (cf. ponto 2 do art.º 7-A do RGACC), realizada no último dia do período lectivo. - Na entrega de melhoramento dos elementos previamente avaliados durante o período lectivo (quer realizados em grupo, quer individualmente) e/ou entrega de elementos adicionais, para efeitos de aprovação na unidade curricular, ou melhoria classificativa. Neste caso, a classificação final corresponderá em 100% à nota atribuída neste momento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos desenvolvem exercícios para compreensão dos conceitos teóricos e debate de questões de projeto e construção de arquitetura, de acordo com enunciados que lhes são especificamente distribuídos. Serão propostas visitas de estudo pontuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem justar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem, face à complexidade do programa. Haverá uma avaliação intercalar, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação, com o objetivo de incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.
Observações / Observations
As diferentes turmas convergem nas aulas teóricas, funcionando em separado naquelas de cariz teórico-prático.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. CROTTY Ray, The Impact of Building Information Modelling. 2. JERNIGAN Finith, BIG BIM Little BIM. 3. HOLZER Dominik, The BIM Manager’s Handbook. 4. DEPLAZES Andrea; Constructing architecture. 5. ENGEL Heino, Sistemas estruturais. 6. CHING Francis, Building Structures Illustrated. 7. CHING Francis, Building Construction Illustrated. 8. MASCARENHAS Jorge, Sistemas de construção. Vols. 3 e 16.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. ALLEN Joseoh, Fundamentals of building construction. 2. ALLEN Edward, Architectural Detailing. 3. ANDERSSON Lennart, Virtual Design & Construction using BIM. 4. AUCH-SCHWELK, Construction Materials Manual. 5. DEUTSCH Randy, BIM and Integrated Design. 6. HABERMANN Schulitz, Building with Steel. 7. HABERMANN Schulitz, Steel Construction Manual. 8. HARDIN, BIM and construction management. 9. HERZOG Thomas, Wood Construction Manual. 10. HERZOG Thomas, Facade Construction Manual. 11. KALENBACH Frank, Materiales traslúcidos. 12. KENSEK Karen, Building Information Modeling. 13. KLASCHKA Robert, BIM in small practices. 14. PECK Martin, Modern Concrete Construction. 15. PITTARD Steve, BIM and quantity surveying. 16. RAMCKE Pfeifer, Masonery Construction Manual. 17. SAKCS Rafael, BIM Handbook. 18. SAXON Richard, BIM in construction clients. 19. SCHITTICH Christian, Glass construction Manual. 20. SCHUNCK, Flat Roof Construction Manual. 21. SCHUNCK, Roof Construction Manual. 22. TICHELMANN Karsten, Dry Construction. 23. VITTONE René, Batir – Manuel de la construction. 24. WATTS Andrew, Modern Construction Handbook.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31