Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir os conhecimentos e desenvolver as aptidões práticas que permitem integrar os requisitos exigenciais de conforto e habitabilidade na conceção de soluções arquitetónicas ecologicamente sustentáveis. Ampliar os pontos de vistas para a interpretação e intervenção no ambiente construído. Motivar a interdisciplinaridade no pensamento arquitetónico; Alertar para a latente mudança de paradigma; Fornecer conteúdos para a compreensão da ecologia no urbanismo e arquitetura; Ilustrar com casos visitados para observação de práticas possíveis; Partilhar experiências e missões de investigação; Motivar leituras teóricas, aplicações práticas e propostas inovadoras
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar e descrever a relação entre a arquitetura, os limites planetários e os desafios societais contemporâneos de sustentabilidade. OA2. Identificar e utilizar os parâmetros ecológicos e climáticos no projeto de arquitetura, urbanismo e no planeamento urbano e ordenamento do território. OA3. Calcular, avaliar e projetar estratégias que promovam o uso eficiente de recursos energéticos e materiais que assegurem conforto passivo nos edifícios OA4. Analisar criticamente, estabelecer uma metodologia e propor estratégias de otimização de recursos naturais e eficiência energética em arquitetura e urbanismo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Sistemas complexos sustentáveis, Condições essenciais de sustentabilidade. CP2. Metabolismo Social e Urbano: Serviços e ciclos ambientais; Ecologia Urbana; Metabolismo Urbano de Baixo Carbono CP3. Território e urbanização: Princípios de Urbanização Sustentável; Economia Donuts; Criando retratos de lugares CP4. Clima, urbanização e edificação: Mitigação e Adaptação Climática; Zonas climáticas; Estratégias bioclimáticas; Eco Bairros CP5. Clima, edificação e construção: Princípios de Edificação Sustentável; Geometria solar; Arquitetura solar passiva CP6. Conforto ambiental em edifícios: Fatores de conforto; Exigências em edifícios iluminação natural, conforto higrotérmico CP7. Energia em edifícios: Energia Operacional; Eficiência energética; Energia renovável; NZEB; LCA; Energia Incorporada; Carbono Incorporado. CP8. Desafios da ecologia do ambiente construído: Avaliação e Certificação de desempenho ambiental, Reabilitação ecológica de edifícios, Circularidade e conservação material
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo de aprendizagem OA1 estabelece o quadro conceptual para a unidade curricular. O OA2 estabelece a base relacional entre condições naturais e o ambiente construído, em particular o urbano. O OA3 aborda a indissociabilidade entre conforto térmico e conforto visual na sua relação com a radiação solar e com o uso de energia. O OA4 diz respeito à necessidade de síntese e hierarquização dos objetivos de sustentabilidade no ambiente construído, fornecendo elementos para guiar a autoavaliação de propostas de carácter estratégico A relação entre objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1. OA2 - CP2, CP3, CP4. OA3 - CP5, CP6, CP7. OA4 - CP1 - CP8.
Avaliação / Assessment
Dado o caráter teórico-prático desta UC a sua avaliação é ao longo do semestre, consiste em 3 exercícios: 1 trabalho individual de diagnóstico (30%), um trabalho de grupo (de 2 alunos) de proposta (30%) 1 trabalho de grupo (de 4 alunos) de síntese (40%). O trabalho individual consiste na elaboração de um breve relatório de análise de um lugar e edifício na sua relação com o meio ambiente e com o clima. Os alunos deverão desenvolver a sua capacidade crítica de analisar edifícios e espaços existentes, focando conteúdos relacionados com ecologia e desenvolvimento sustentável e regenerativo. O segundo trabalho consiste na identificação de propostas de intervenção para esse local e deve ser desenvolvido em grupos de dois. O trabalho de grupo consiste na definição de uma metodologia de regeneração ecológica e climática do habitat aplicável na UC de Projeto (20%), incluindo a identificação de estratégias com vista à otimização do uso de recursos naturais nesse ambiente construído (20%). Não há lugar a oral nem a exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas presenciais teórico-práticas; adotam na primeira parte discussões temáticas previamente enquadradas através de leituras específicas ou visionamento de material audiovisual, privilegiando o debate de pontos de vista e motivando a ativa participação dos alunos; na segunda parte as aulas consistem na exposição de conteúdos em suporte power point (breve conferência) e levantamento de questões; na terceira parte as aulas dedicam-se ao acompanhamento ao desenvolvimento de exercício metodológico para autoavaliação de propostas de intervenção arquitetónica, urbanística e energético-material (bases metodológicas para um projeto de habitação ecológica acessível), em formato de workshop (10 grupos de 5 estudantes cada).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O principal desafio da unidade curricular, no contexto da formação para a prática da arquitetura, urbanismo e construção, consiste na integração de princípios teóricos de origens diversas, interdisciplinares e por vezes contraditórios, na visão sobre o ambiente construído e na avaliação desse ambiente (existente ou em projeto). A metodologia de ensino é baseada na alternância dinâmica entre conceitos teóricos, explicação dos parâmetros de formalização dos conceitos, exemplificação prática, casos de estudo, debate de ideias e de leituras e realização de exercícios de aplicação. As discussões temáticas em aula têm como objetivo melhorar a eficácia da aprendizagem face a uma temática complexa e mediática. Os trabalhos de avaliação induzem a procura e aquisição das competências para a síntese dos requisitos exigenciais no projeto, por via de uma metodologia desenvolvida pelos alunos, motivando uma síntese operativa de conhecimentos e de estratégias aplicáveis.
Observações / Observations
Conteúdos pontuais desta ficha poderão ser ajustados no decorrer do 1º semestre lecionado
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ATTENBOROUGH, D.Uma vida no nosso planeta. WWF, 2020 BRUNDTLAND G - WCSD, O Nosso Futuro Comum, Meribérica, 1987 CUCHÍ, A. Arquitetura i sostenibilitat. Barcelona: UPC, 2005 DU PLESSIS, C. An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment Journal of Cleaner Production, 109, 53-61, 2015 GEORGESCU-ROEGEN, N. La Ley de la Entropía y el processo económico. Fundación Argentaria, 1996 HOWARD, E. Garden Cities of To-Morrow. Faber and Faber, 1949 MCHARG, I. Design with nature. New York: Garden City, Doubleday, 1971 MOURÃO, J., & PEDRO, J. (LNEC) Princípios de edificação sustentável. ITA 11, 2012 NEILA GONZALEZ, F.J. - Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Editorial Munillaleria, 2004. ISBN: 9788489150645 ODUM, E. P ? Fundamentos de Ecologia - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkien, 2004 WOLMAN, A ? The Metabolism of Cities. In Scientific American 213 (3): 179-190, 1965
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sustentabilidade, Metabolismo e Ecossistemas Bayulken, B., & Huisingh, D. (2015a). Journal of Cleaner Production 109, 11-24; (2015b). Journal of Cleaner Production, 109, 152-165 Beddington, J. (2012). Food, Energy, Water and The Climate: A Perfect Storm of Global Events? London: UK Government Office for Science. Carson, R. (1994). Silent Spring (intro by Al Gore) - Boston: Houghton Mifflin, [1962] Crawford, R. H., & Pullen, S. (2011). Life cycle water analysis of a residential building and its occupants. Building Research & Information, 39(6), 589-602. Mang, P., & Haggard, B. (2016). Regenerative Development and Design - A Framework for Evolving Sustainability. New Jersy: John Wiley & Sons. Stephan, A., & Crawford, R. H. (2014). A comprehensive life cycle water analysis framework for residential buildings. Building Research & Information, 42(6), 685-695. Trogal, K., & Petrescu, D. (2015). Architecture and Resilience on the Human Scale, 11-21. Sheffield: The School of Architecture University of Sheffield. WWF. (2018). Living Planet Report 2018. Aiming Higher. Gland: WWF International. Mumford, Lewis ? The Natural History of Urbanization. in «Man's Role in Changing the Face of the Earth». [Thomas, W. edit]. Chicago: University of Chicago Press (1956) 382-98. Arquitetura Bioclimática AAVV. (2001). A green Vitruvius. Lisboa: Ordem dos Arquitetos. AAVV. (2012). Solar Energy Systems in Architecture - Integration criteria and guidelines (Vol. Report T.41.A.2). M. Munari Probst, & C. Roecker (Ed.). IEA SHC Task 41 Solar energy and Architecture. Baker, N., & Steemers, K. (2002). Daylight design of buildings. London: James & James. Tregenza, P. (1998). Desktop guide to daylight for architects. London: Department of the Environment, Transport and the Regions. Brown, G., & Dekay, M. (2000). Sun, wind and light. Architectural design strategies (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. Butler, T. (Ed.). (2015). Over Development, Over Population, Over Shoot. San Francisco: Foundation for Deep Ecology. (https://populationspeakout.org/the-book/view-book/). Cory, S., Lenoir, A., Donn, M., & Garde, F. (2011). Formulating a Building Climate Classification Method. Proceedings of Building Simulation 2011: 12th Conference of International Building Performance Simulation Association, (pp. 1662-1669). Sydney. Fernandez, J. (2006). Material Architecture. Emergent materials for innovative buildings and ecological construction. Oxford: Architectural Press. Cory, S., Lenoir, A., Donn, M., & Garde, F. (2011). Formulating a Building Climate Classification Method. Proceedings of Building Simulation 2011: 12th Conference of International Building Performance Simulation Association, (pp. 1662-1669). Sydney. IEA SHC Task 41. (2012). Solar Energy and Architecture: Collection of Case Studies (http://task41.iea-shc.org/casestudies/). Kwok, A., & Grondzik, W. (2011). The Green Studio Handbook. Oxford: Elsevier Press NEILA GONZALEZ, F.J. - Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Editorial Munillaleria, 2004. ISBN: 9788489150645 Energia e Térmica Garde, F., & Donn, M. (2014). Solution sets and Net Zero Energy Buildings: A review of 30 Net ZEBs case studies worldwide. International Energy Agency. IEA SHC Task 40 / EBC Annex 52 Towards Net Zero Energy Solar Buildings. Hammond, G. P., & Jones, C. I. (2008). Embodied energy and carbon in construction materials. Proceedings of the Institution of Civil Engineers, 161(2), 87-98. Hegger, M., Fuchs, M., Stark, T., & Zeumer, M. (2008). Energy Manual - Sustainable Architecture. Basel: Birkhäuser Architecture. Rodrigues, A. M. et al - Térmica de edifícios. Amadora: Edições Orion, 2009. ISBN: 978-972-8620-13-4 Ruck, N., Aschehoug, Ø., Aydinli, S., Christoffersen, J., Courret, G., Edmonds, I., . . . Selkowitz, S. (2000). Daylight in Buildings. A source book on daylighting systems and components. Ø. Aschehoug, J. Construção Ecológica Amado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio. Jappe. A. (2022) Betão. Antígona Kibert, C. (2008) Sustainable construction. Green building design and delivery (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. McDonough, W., & Braungart, M. (2002) Cradle to Cradle. New York: North Point Press. Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-08